Conheça a cidade de Havana e os paraísos turísticos que só Cuba oferece

Viajar a turismo para Cuba é para quem está disposto ao desafio. Havana, sua capital, é uma cidade maravilhosamente encantadora. Em Cuba encontramos belas praias caribenhas, uma infinidade de atrativos culturais e uma rica história. 

Cuba é um país seguro, com boa infraestrutura turística e uma viagem com custos bem acessíveis. Os cubanos enfrentam algumas limitações; porém o turismo não é afetado. Ir à Havana é um encontro com o passado devido aos seus patrimônios históricos, carros antigos e da tradição na música cubana por todos os lados, arquitetura, fábricas e afins. 

Quando chegar em Havana, deixe de lado questões políticas e ideológicas, permita-se conhecer um belo país, que mesmo diante de suas limitações, é um destino incrível. 

Por isso, se você está a fim de conhecer a região, continue aqui e veja tudo que você pode visitar na capital de Cuba!

As ruas de Havana

Cidade de Havana: a capital de Cuba

Havana é a capital de Cuba e a maior cidade do país, com aproximadamente 2,4 milhões de habitantes. O lugar possui uma rica tradição histórica e cultural, embora muitos turistas procurem esse lugar em busca  do Mar Caribenho.

O seu centro histórico contém uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, além de um conjunto homogêneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios. 

É possível contratar um passeio por Havana com aqueles carros antigos, com valores fechados e vários roteiros definidos, mas é possível fazer sugestões de preços. O melhor lugar de partida é em frente ao Capitólio, onde ficam vários carros antigos reunidos.

Que tal conhecer as praias de Havana?

A parte central de Havana, apesar de ser cercada pelo mar por longos trechos de costa, está completamente tomada por pedras, sendo uma área utilizada apenas para pesca e não para mergulho. Porém, a uma distância de um pouco mais de 20km é possível curtir um dia de praia e mergulho no mar. 

A região não tem todo o glamour das praias famosas do país, mas também revela belezas exuberantes, que podem atraí-lo durante a visitação. Veja quais lugares você pode ir para nadar e divertir-se: 

>> Aproveite e veja o nosso artigo sobre Bagagem de mão: o que você precisa saber para viajar com tranquilidade

Varadero

A Praia de Varadero é uma das mais bonitas de Cuba, mesmo ficando lotada boa parte do tempo. É um verdadeiro oásis turístico para quem visita a região. São 20km de areias brancas, mar extraordinariamente azul, com poucas ondas e com água quase morna. 

Playa Pilar

O mar de cores intensas, areia branca, além de dunas que chegam a 15m de altura. Alguns dizem que Playa Pilar é a praia mais bonita de todo o Caribe. Esse era o refúgio do escritor norte-americano Ernest Hemingway, dono do iate que deu nome ao lugar. Graças a ele a praia em Cayo Guillermo ganhou maior destaque entre as outras da costa de Cuba.

Cayo Levisa

A praia está situada em Pinar del Río e entra para a lista de praias mais bonitas em Cuba com suas areias brancas coberta e manguezais com raízes que se alastram até a água cristalina. Para chegar até ela é preciso fazer uma travessia de 30min a partir de Palma Rubia. 

Playa Jibacoa

Embora esteja a 1h de Havana, a Playa Jibacoa é mais frequentada por moradores da região e pouco frequentada por turistas. Composta por outras praias menores, o mar azul, a areia fofa e as falésias e paredões rochosos dão um visual exótico para o lugar. Excelente opção para quem procura lugares calmos fora do circuito turístico comum. 

Playa Santa Lucia

Esta é a única com faixa de areia dourada e mar esverdeado. Seu principal atrativo são os recifes de corais, maiores e mais acessíveis que em qualquer outra praia do país. Além da barreira de corais, ao mergulhar nessa região você se encantará com restos de naufrágios e abundante vida marinha.

Forte em Havana

Quais são os principais pontos turísticos de Havana?

Mas não pense que Havana e Cuba se limitam apenas às praias. O país e a capital são repletos de pontos turísticos que vão encantá-lo e mostrar muito sobre a cultura da região, além de ser um lugar barato de se conhecer

Se você está perdido sobre o que fazer em Havana, confira a seguir os principais atrativos e pontos turísticos de cada uma das regiões da capital cubana:

  1. Havana Antiga (centrinho)

O centro antigo de Havana possui 900 edifícios de importância histórica. Muitos deles foram restaurados, uma ação que começou na década de 70 e segue até hoje. O mais legal por ali é sair andando sem rumo pelas ruas do centro. A Calle Obispo é uma rua super importante para os turistas e superlotada, que até mesmo proibiram o trânsito de carros, e que conta com bares, restaurantes e galerias. 

  1. Plaza de Armas

É a praça mais antiga de Havana e que marca uma série de acontecimentos históricos do país cubano. De segunda a sábado acontece uma feira de livros usados e até algumas relíquias escritas por Fidel Castro são distribuídas pelo local.

  1. Calle Mercaderes

É uma das ruas restauradas, composta por pedras e exclusiva para somente para pedestres. Por lá é possível encontrar muitos restaurantes, lojas e museus. Novamente: a atração é andar sem rumo e sem destino, apenas para conhecer a cidade e desfrutar da cultura local.

  1. Plaza Vieja

É uma das praças mais importantes de Havana. Do ponto de vista arquitetônico, ela é bem eclética, misturando o barroco cubano com art nouveau inspirada em Gaudí. Nesta praça você também vai encontrar muitos bares, restaurantes e uma bonita fonte. 

  1. Capitólio Nacional

É o edifício mais importante de Havana. Ele é bem parecido com o capitólio americano, porém um pouco mais alto e com mais detalhes arquitetônicos em sua estrutura. O local passou por oito anos de reforma e foi reinaugurado em 2018. Há horários para visitas internas diárias, basta se informar no próprio Capitólio a respeito. Logo em frente ao edifício estão muitos carros antigos para serem alugados por turistas.

  1. Real Fábrica de Tabacos Partagás

É uma das fábricas mais antigas de Havana. Ali são feitos os charutos mais famosos do país, o Cohiba e o Montecristo. São oferecidos tours pela fábrica em que você pode aprender como as folhas são escolhidas, ver onde o tabaco é enrolado, prensado e encaixotado. Sem dúvidas, esse tipo de turismo é o que mais chama a atenção, pois o charuto cubano é conhecido mundialmente.

  1. Museo Nacional de la Revolución

Este é um museu que mostra toda a história do país, desde a cultura pré-colombiana até a revolução cubana e o regime socialista de hoje. Há instrumentos da época da revolução, uniformes ensanguentados, objetos de Che Guevara e até mesmo o iate que levou Fidel e outros 81 revolucionários do México a Cuba. 

  1. Museo del Ron

A bebida oficial de Cuba tem seu próprio museu, da marca mais famosa: Havana Club. O acervo mostra a produção de bebida e sua maturação completa. Mas se quiser apenas provar o tradicional rum, vá direto ao Bar dos Hermanos, que fica logo ao lado do museu. Ótimo lazer para os amantes de bebidas em dose.

  1. Hotel Parque Manzana

Tomar mojito em um terraço com uma vista bonita em Havana é uma boa opção para um fim de tarde, não é mesmo? O hotel oferece um terraço exuberante e luxuoso, com piscina de borda infinita e uma vista deslumbrante do Capitólio, sem contar que fazem o melhor mojito de Havana. 

  1. Avenida Malecon

É a avenida mais famosa de Havana, com 8km de extensão à beira-mar. É o ponto da cidade onde você pode ver melhor a expressão cubana e tudo em meio ao cenário dos prédios e carros antigos passando pela avenida. É uma mistura da história e o paraíso da região.

  1. Bairro de El Vedado

El Vedado é um bairro construído mais recentemente, com ruas largas e extensas. A arquitetura tem ares modernos, sem as construções coloniais características de Habana Vieja. Nesse bairro vivia a alta sociedade antes da revolução cubana e muitos dos edifícios monumentais estão relacionados a episódios desse período histórico. 

  1. Plaza de La Revolucion

É um dos cartões postais da cidade e a base do governo cubano. Por lá acontecem diversas manifestações políticas. Foi na praça também que o papa João Paulo II rezou uma missa com mais de um milhão de pessoas. O principal atrativo é o grande painel de Che Guevara no prédio do Ministério do Interior. 

  1. Azz Club La Zorra y El Cuervo

Por fim, o Azz Club é o clube de jazz mais famoso de Havana, com programação todas as noites a partir das 22 horas. Você não pode perder uma noite de jazz! Esqueça esse estereótipo de que a música de Cuba é apenas a salsa. Nesse lugar você pode desfrutar de um outro ritmo bastante comum na região e que encanta a todos. 

Centro de Havana

Conclusão

Conforme vimos, Havana é uma cidade em que a cultura e a história são os grandes atrativos. Porém, a partir dela é possível chegar às cinematográficas praias caribenhas. As opções de turismo são bem ecléticas e para todos. 

Para visitar a região de Cuba é relativamente barato. Por isso, se você está pensando em conhecer o país e sua capital, aproveite já para conhecer os pacotes de viagens e também para fazer o seu seguro viagem internacional.

Aproveite e veja também no nosso blog outros lugares que você pode conhecer pelo mundo!

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).