O que fazer em Bonito em 10 atrações imperdíveis

Quem busca saber o que fazer em Bonito, certamente já procurou na Internet sobre as belezas do lugar. Afinal, Bonito reúne as melhores opções de passeios para todas as idades. 

Além disso, a cidade é famosa por ser um dos destinos mais incríveis do Brasil. E claro, suas águas límpidas encantam qualquer turista. Por isso, em 2023, Bonito recebeu o 17º prêmio de melhor destino de ecoturismo do país.

Mas antes de encontrar uma atração turística dentre as mais 40 atividades a se fazer por lá,

te convidamos a conferir nosso artigo exclusivo sobre o que fazer em Bonito, quando ir e muito mais.

Aproveite para contratar seu seguro viagem nacional e embarcar conosco nesta viagem inesquecível. Boa leitura!

Sobre Bonito

Para explicar sobre o que fazer em Bonito, o ideal é saber que o ecoturismo é o foco por lá. Por exemplo, mergulho, flutuação, banhos de cachoeira, observação de pássaros, trilhas, arvorismo, rapel, tirolesa, cavalgadas e as fantásticas descidas de bote e caiaque. Sendo assim, é possível afirmar que há opções tanto para adultos quanto para crianças.

Além disso, a cidade é a opção ideal para quem busca apreciar a natureza, pois sua flora e fauna endêmicas são muito diversas, em cenários protegidos.

Em resumo, Bonito se situa no estado de Mato Grosso do Sul e é o cenário ideal para quem ama belas paisagens, esportes radicais e natureza. E tudo isso, em um raio de mais de 100 quilômetros.

Melhores destinos | Ecoturismo no Brasil

Melhor época para visitar Bonito

A melhor época para visitar Bonito depende das atividades que você deseja realizar. Ou seja, o período de abril a setembro é ideal para flutuação e mergulho, pois as águas estão mais claras e a temperatura é amena.

Contudo, durante o verão (dezembro a março), as chuvas são mais frequentes, mas a vegetação está exuberante e as cachoeiras estão cheias.

Entenda também | Seguro viagem para esportes radicais

Clima em Bonito

Para saber o que fazer em Bonito, você deve saber que a cidade apresenta um clima tropical, com duas estações bem definidas: a seca, que vai de maio a setembro, e a chuvosa, de outubro a abril.

Sendo assim, as temperaturas variam entre 12°C e 30°C, sendo mais amenas no inverno. No verão, as temperaturas podem ultrapassar os 35°C, tornando os passeios aquáticos ainda mais agradáveis.

Como Chegar a Bonito

Bonito está localizado a cerca de 300 km de Campo Grande, a capital do estado. Por isso, a forma mais comum de chegar é de carro, utilizando a BR-262 e depois a MS-178.

Também existem ônibus que partem de Campo Grande e agências de turismo que oferecem transporte até Bonito. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Regional de Bonito, que recebe voos de algumas capitais brasileiras.

Atrações imperdíveis em Bonito

1 | Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos cartões-postais de Bonito. Afinal, com suas águas em um tom azul intenso, ela é acessível por uma trilha que leva os visitantes a uma vista deslumbrante.

Contudo, a entrada é controlada, e é recomendável chegar cedo para evitar filas. A gruta é um local sagrado para os indígenas e abriga uma rica biodiversidade, incluindo estalagmites e estalactites impressionantes.

2 | Recanto ecológico Rio da Prata

Uma das respostas mais frequentes sobre o que fazer em Bonito inclui o Recanto Ecológico Rio da Prata no roteiro. Isso porque o lugar oferece flutuação em um rio de águas cristalinas, onde é possível observar peixes e a vegetação subaquática.

Além disso, o passeio inclui uma trilha interpretativa pela mata e um almoço com pratos típicos da região. É uma experiência que combina ecoturismo e gastronomia.

Conheça também | Circuito das águas de Minas Gerais

3 | Rio Sucuri

O Rio Sucuri é famoso por sua flutuação em águas transparentes, rodeadas por uma rica vegetação. Entretanto, o passeio é tranquilo e permite que os visitantes vejam a vida aquática de perto, incluindo peixes coloridos e plantas submersas.

Em resumo, o percurso é de aproximadamente 1.500 metros e é ideal para famílias e crianças.

4 | Estância Mimosa

A Estância Mimosa é uma fazenda que oferece uma experiência completa de ecoturismo. Afinal, por lá, os visitantes podem fazer trilhas, observar cachoeiras e desfrutar de um delicioso almoço com comida caseira.

O local também é famoso por sua hospitalidade e pelos guias que compartilham histórias sobre a fauna e flora locais. As trilhas são bem sinalizadas e acessíveis para todas as idades.

Conheça também | Caminhos da Estrada Real

5 | Balneário Municipal

Por sua vez, o Balneário Municipal é um ótimo lugar para relaxar e se refrescar. Com águas cristalinas e infraestrutura para receber turistas, o balneário possui áreas para piquenique, churrasqueiras e quiosques.

Sendo assim, ele é ideal para famílias que buscam um dia de lazer em meio à natureza, com a possibilidade de nadar e praticar esportes aquáticos.

6 | Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras é um dos locais mais bonitos de Bonito, com várias quedas d’água e trilhas para caminhada. Os visitantes podem nadar em poços naturais e aproveitar a tranquilidade do ambiente. O parque é uma excelente opção para quem busca contato direto com a natureza e um dia de aventura.

7 | O que fazer em Bonito: conhecer o Projeto Jiboia

O Projeto Jiboia é uma atração única que visa a conservação das serpentes. Em resumo, os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a fauna local, incluindo cobras, e aprender sobre a importância da preservação ambiental. O projeto oferece palestras educativas e a chance de interagir com algumas espécies de forma segura.

8 | Serra da Bodoquena

Sim, essa é uma dica especial sobre o que fazer em Bonito. Afinal, fazer uma trilha pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena é uma grande oportunidade de aproveitar toda a diversidade ambiental que a região oferece.

Ao todo, ele conta com uma área de 76 mil hectares que possui um cenário de rochas calcárias, campos alagados e floresta estacional. 

9 | Buraco das Araras

Já o Buraco das Araras é um ponto privilegiado para observação das queridas araras que fazem seus ninhos em dolinas. Em resumo, são uma espécie de fenda erodida de 500m de circunferência e 100 m de profundidade na rocha que proporcionam verdadeiros ninhos para as aves.

Além disso, o passeio costuma ter duas horas de duração, portanto, vá pela manhã e aproveite a tarde para fazer outros programas.

10 | Aquário Natural: o que fazer em Bonito

Por fim, temos o Aquário Natural como resposta sobre o que fazer em Bonito. Isso porque ele é ideal para flutuação ou nadar com peixinhos. Dessa forma, você estará em um verdadeiro aquário a céu aberto, que nas cristalinas águas de Bonito, torna-se uma experiência enriquecedora e envolvente.

Todos os visitantes são acompanhados por guias especializados e recebem coletes salva vidas e trajes especiais. Muito recomendado para toda a família, inclusive para quem não souber nadar.

Conheça Bonito com segurança. Faça seu seguro com o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Bonito, certamente vai preparar as malas para ir a esses destinos, não é mesmo? Pois aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Dessa forma, você pode ir tranquilamente a qualquer destino do Brasil e do mundo e se preocupar realmente com o que importa. Além disso, é possível contratar seu seguro viagem com as principais seguradoras do Brasil, de forma segura e com descontos exclusivos!

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo WhatsApp.

Para outras informações sobre seguros e viagens, confira outros conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Wendell Soares: Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.