Não é difícil descobrir o que fazer em Porto, uma cidade cada vez mais procurada pelos turistas que vão à Europa. Isso porque a cidade tem se popularizado mundialmente não só por suas diversas atrações históricas e culturais, como também por abrigar diversas startups internacionais.
Essa característica tem levado uma população mais jovem para lá, dando um ar de dinamismo e animação à cidade do Porto. Ainda assim, a cidade mantém aspectos únicos que fazem com que qualquer turista se anime em conhecer o local. Se você pretende visitar Portugal, mas ainda não decidiu o que fazer em Porto, confira aqui algumas das atrações encontradas por lá!
Subir a Torre dos Clérigos
Para quem busca o que fazer em Porto, uma das primeiras atrações é subir a Torre dos Clérigos. Trata-se de um belíssimo conjunto arquitetônico formado por uma torre e uma igreja, localizadas na Rua São Filipe de Nery.
A torre foi construída em meados de 1700 e possui cerca de 75 metros de altura e mais de 200 degraus. Do topo dela é possível ter uma vista deslumbrante da cidade e ter uma melhor noção da grandiosidade arquitetônica de Porto. A visita à igreja tem entrada gratuita, porém para visitar a Torre dos Clérigos é necessário comprar um ingresso que custa em média 3 euros.
Passear pelo Rio Douro em um barco rabelo ou cruzeiro
Outro passeio imperdível para quem vai a Porto é o passeio de barco rabelo pelo Rio Douro. Nesse passeio é possível ter uma perspectiva diferente de toda a cidade e apreciar a paisagem local de um outro ponto de vista.
O passeio pode ser curto, apenas pelas margens do Rio Douro em um barco rabelo ou pode também ser em um cruzeiro, que tem como rota as viagens Porto – Régua, Porto – Pinhão e Vale do Douro ou Porto – Régua e Vale do Douro. Cada um deles apresenta atrações imperdíveis, como degustação de vinho e outras experiências gastronômicas.
O que fazer em Porto: Visitar a Vila Nova de Gaia
A Vila Nova de Gaia é um município da região metropolitana de Porto. Está separada de Porto pelo Rio Douro e só o trajeto para chegar a Gaia já é sensacional, uma vez que passa pelas centenárias pontes sobre o rio.
Em Gaia você poderá visitar as mais famosas caves de vinho do Porto e, inclusive, apreciar alguns dos melhores rótulos comercializados na região, já que diversas caves incluem degustação nas visitas. Algumas das maiores caves da região são a Cálem, a Sandeman e a Graham’s.
Além das caves, o calçadão na margem do Rio Douro é o local ideal para quem busca uma bela experiência gastronômica. Almoçar ou jantar em um dos restaurantes que ficam nesse local é um belo passeio para quem não sabe o que fazer em Porto. Os restaurantes atendem aos mais variados gostos e bolsos.
Esse talvez seja o momento ideal para provar a culinária da região em pratos típicos, como a francesinha, uma espécie de sanduíche de carne, linguiça, salsicha, presunto e queijo, coberto por um molho de tomate especial.
Aproveitar a vida noturna da Rua da Galeria de Paris
Se você está em busca de noites agitadas e não sabe o que fazer em Porto, certamente a Rua da Galeria de Paris é o que você está procurando. Trata-se de uma rua bastante famosa na cena noturna por seus bares com música ao vivo e suas baladas que agitam a madrugada.
A região em torno da Rua da Galeria de Paris também merece destaque quando o assunto é a vida noturna de Porto. Nela é possível encontrar outros bares e cafés também de bastante qualidade.
Conhecer a Casa da Música
Para os amantes de música, a visita à Casa da Música é um destino certo quando se planeja o que fazer em Porto. Nela é possível assistir a diversos espetáculos, como a Orquestra Filarmônica de Porto, ou apenas fazer uma visita guiada e apreciar a arquitetura e história da Casa da Música. Os ingressos para assistir a Orquestra Filarmônica de Porto custa, em média, 15 euros e oferece ao visitante uma magnífica experiência musical.
Visitar a Livraria Lello
Ainda para os amantes da arte, a Livraria Lello, conhecida também como Livraria Chardron, é um passeio certeiro em Porto. Isso porque além da maravilhosa arquitetura, a livraria ainda reúne uma série de curiosidades acerca de sua construção, seu acervo e sua história.
Atualmente é considerada a terceira mais bela livraria de todo o mundo segundo lista do The Guardian. Além disso, para os fãs de Harry Potter, a Livraria Chardon foi a principal inspiração de J.K. Rowling para criar a “Floreios e Borrões”, livraria fictícia frequentada por Harry Potter e seu amigos.
O que fazer em Porto: Comer no Mercado Bom Sucesso
Já os amantes da comida gourmet que não sabem o que fazer em Porto vão amar visitar o mercado Bom Sucesso. O mercado está localizado a apenas um quarteirão da Casa da Música e, por isso é uma boa pedida visitar ambas as atrações no mesmo dia.
Nesse mercado é possível encontrar versões gourmets de diversas comidas, de pratos típicos portugueses até hambúrgueres e pizzas. Diversas tendas também vendem vinhos de bastante qualidade, o que é de se esperar da região da cidade do Porto. Aos finais de semana é possível comer ao som de música ao vivo e da alegria dos portugueses que enchem o local para apreciar boa comida e bebida.
Fazer compras no Mercado de Bolhão
Com estilo totalmente oposto ao mercado Bom Sucesso, o Mercado de Bolhão é um tradicional mercado com vendas de carnes, verduras, peixes, vinhos e artesanatos. É um passeio mais simples, mas que também impressiona pela qualidade das refeições servidas pelos pequenos restaurantes que se encontram no mercado. Vale a pena a visita para um café da manhã ou almoço junto à população que trabalha por ali há anos e tem bastante história para contar.
Se você não sabe o que fazer em Porto, essas dicas com certeza ajudarão você a aproveitar a cidade. Não se esqueça de garantir um seguro viagem e ficar tranquilo durante toda a sua estadia!