Está buscando um guia de viagem para Portugal? Então você está no lugar certo. Isso porque, para visitar o país e aproveitar seu passeio o máximo possível, é essencial ter conhecimento do que esse destino oferece.
Por isso, o Assistente de Viagem preparou este conteúdo, em que você vai saber quando ir a Portugal, quais cidades visitar e quais as melhores atividades para fazer por lá.
Além disso, vamos apresentar dicas de hospedagem e mais algumas sugestões para visitar Portugal, como a contratação de um seguro viagem.
Por isso, leia este artigo até o final. Boa leitura!
Qual é a melhor época para visitar Portugal?
Portugal é um destino tão interessante, que qualquer época do ano pode render bons momentos no país. Sendo assim, a melhor época para visitá-lo depende do estilo de viagem que você gosta de fazer.
Portanto, decidimos começar este guia de viagem a Portugal com dicas de quando ir ao país e aproveitar o passeio da melhor maneira possível. Acompanhe!
Visitar Portugal no verão
Na Europa, a época do verão é ideal para quem quer curtir festas e outros tipos de eventos. Por isso, se esse é o seu interesse, procure ir ao país entre os meses de julho e agosto.
Afinal, nessa época, você vai encontrar muitos eventos ocorrendo por todo o país. Por exemplo, podemos mencionar as comemorações dos Santos Populares.
Em Lisboa, é possível prestigiar a festa de Santo Antônio e, no Porto, você pode curtir as festividades de São João.
Já se você gosta de festivais de música, a lista de opções é grande, pois há muitos eventos desse tipo no verão, como o NOS Alive em Lisboa, no mês de julho.
Além disso, outro motivo para visitar Portugal no verão é poder aproveitar as praias e tomar um bom banho de mar.
Um dos destinos mais concorridos são as praias do Algarve, na região Sul do país. Dessa forma, pode ser interessante reservar hotel por lá com antecedência.
Visitar Portugal na primavera e no outono
Caso você prefira viajar em um período de temperaturas amenas, pode ser melhor ir a Portugal nos meses de abril, maio, setembro e outubro.
Isso porque, na primavera e no outono, o país registra boa temperatura, bem como fica com um charme especial devido ao colorido das flores e das folhas secas no chão.
Apesar de muitos turistas preferirem este período para visitar o país, os principais pontos turísticos não ficam tão cheios quanto no verão.
Além disso, vale a pena considerar uma viagem a Portugal no fim do outono, porque começa a cair a procura e, assim, você consegue encontrar passagens e hospedagem mais em conta.
Visitar Portugal na baixa temporada
O período de baixa temporada em Portugal acontece entre os meses de novembro e março, com exceção do Natal e do Carnaval.
Isso acontece porque muitas pessoas evitam viajar durante o inverno, principalmente devido à possibilidade de chuvas em dezembro, janeiro e fevereiro.
Porém, é possível passear pelo país mesmo com esse detalhe, pois existem muitas atrações legais em ambiente fechado, como museus, casas de show, cafés, entre outros.
Graças ao menor número de turistas, é possível gastar menos durante a viagem, bem como conversar melhor com os moradores locais e enriquecer sua experiência cultural.
Agora, é só decidir qual o melhor momento para visitar o país e definir quais cidades devem entrar em seu guia de viagem para Portugal. Sobre isso, falaremos a seguir.
Guia de viagem para Portugal: as melhores cidades para visitar
Vale comentar que cada uma possui características peculiares, de modo que você poderá ter experiências diferentes em cada destino.
Por isso, a dica é considerar o tempo de duração da sua viagem e selecionar apenas a quantidade de cidades que você terá tempo de visitar.
Saiba que, caso não seja possível incluir todas as nossas dicas em um único roteiro, vale a pena visitar Portugal mais vezes e conhecer cada um dos municípios a seguir.
Lisboa
Começamos pela capital portuguesa, Lisboa. A cidade, por si só, dispensa grandes apresentações.
Afinal, ela é uma megalópole com muita história. Por isso, vale a pena destinar alguns dias para explorá-la o máximo possível.
Porto
A cidade do Porto é simplesmente apaixonante, pois é uma mistura de cidade grande com os ares do interior.
Uma vantagem de incluí-la em seu guia de viagem para Portugal é que saem voos do Brasil direto para lá.
Além disso, existe a possibilidade de fazer um stopover sem pagar nada antes de chegar a outro destino.
Guia de viagem para Portugal: conheça Coimbra
Por exemplo, na cidade, você poderá visitar um antigo território medieval preservado (Cidade Velha), e também conhecer a histórica Universidade de Coimbra.
Na Cidade velha, é possível visitar a catedral Sé Velha, do século XII, e, na universidade, é possível visitar uma linda biblioteca barroca.
Évora
Essa cidade é patrimônio cultural da Unesco. Só por isso, já é possível imaginar que vale a pena visitá-la.
Em Évora, é recomendável passear pelas ruas estreitas da cidade e observar as belas casinhas pelo caminho.
Como sua construção ocorreu na época romana, a cidade tem pontos turísticos muito interessantes, como o Templo Romano.
Algarve
Localizada no extremo Sul de Portugal, Algarve é um dos principais destinos procurados pelos turistas. Afinal, a região reúne praias do Mediterrâneo e resorts.
Além disso, é possível visitar as vilas de pescadores, que reservam vistas para enseadas de areia que, atualmente, formam a costa entre Faro e Lagos.
Agora, você já conhece cidades portuguesas que, com certeza, farão com que seu roteiro seja muito interessante.
A seguir, que tal conferir algumas dicas de atrações para visitar em Portugal? Para isso, continue a leitura.
O que ver e fazer em Portugal?
Isso porque, o país é repleto de destinos que incluem história, arte, cultura, gastronomia e muitos outros aspectos atrativos.
Desse modo, que tal conferir algumas dicas de atividades para incluir em seu guia de viagem para Portugal?
Para te ajudar, o Assistente de Viagem preparou algumas listas com sugestões de atividades que você não pode deixar de realizar em sua passagem pelo país.
Pontos turísticos de Portugal
Ponto turístico é o que não falta em Portugal. Por isso, vamos mencionar apenas alguns a partir de agora.
Assim, começamos pela Torre de Belém, que fica na capital Lisboa. Esse é um monumento de 30 metros de altura, que foi construído para funcionar como uma fortaleza.
A arquitetura da construção enche os olhos dos turistas, pois inclui brasões e outros detalhes portugueses.
Seguindo na capital, outra dica de passeio é ir ao Oceanário de Lisboa, que foi construído em 1998 e se localiza no Parque das Nações.
Afinal, ele conta com 30 aquários que abrigam mais de 500 espécies de animais marinhos de diversas partes do planeta.
Com mais de 22 mil metros quadrados, o Oceanário é o segundo maior do mundo, onde você pode ver tubarões, arraias, pinguins, lontras e outras espécies.
Além disso, outro ponto turístico que vale a pena conhecer é o Mosteiro dos Jerónimos, localizado na região de Belém.
Um dos motivos para visitá-lo é a arquitetura gótica, que encanta quem tem a oportunidade de admirá-lo pessoalmente.
A fachada da construção é imponente, com seus mais de 300 metros. Ao entrar na construção, você se encantará com os detalhes e com a quantidade de história que lá sobrevive.
Guia de viagem para Portugal: comida e bebida típica do país
Afinal, em terras portuguesas, se come muito bem, pois a gastronomia é composta por doces, vinhos, frutos do mar e muitas outras delícias.
Dessa forma, se você faz questão de conhecer um país pela comida, Portugal é um prato cheio. Confira algumas dicas do que comer por lá.
- Pastel de Belém;
- Brisa do Liz;
- Arroz de pato;
- Bacalhau à Brás.
Praias de Portugal: onde relaxar e aproveitar o sol
De modo geral, as praias portuguesas são diferentes das brasileiras, principalmente porque não têm a mesma área verde que costumamos encontrar em nossas praias.
Normalmente, as praias de Portugal costumam ter falésias de coloração amarelada ou avermelhada.
Vale comentar, ainda, que a Costa Oeste costuma ser mais movimentada, enquanto a Costa Sul é mais tranquila.
Além disso, podemos encontrar praias mais urbanizadas e outras mais desertas. Geralmente, a água é azul transparente e bem gelada. Veja algumas sugestões de praias para visitar.
- Praia da Rocha;
- Praia Dona Ana;
- Praia de Nazaré.
Onde se hospedar em Portugal
Assim, lembre-se de que reservar hospedagem com antecedência é melhor do que deixar para se hospedar na hora.
Isso porque, a reserva antecipada costuma ser mais barata, além de trazer mais tranquilidade.
Portanto, para ajudá-lo a escolher sua hospedagem, fizemos uma pesquisa de hotéis em 3 cidades portuguesas e, agora, apresentamos os mais bem avaliados.
Hotéis em Lisboa
- Lisboa Carmo Hotel;
- Wine & Books Lisboa Hotel;
- EPIC SANA Marquês Hotel;
- Altis Avenida Hotel.
Hospedagem no Porto
- Bonjardim 560;
- The Editory Boulevard Aliados Hotel;
- Torel Palace Porto;
- PortoBay Flores.
Hotéis no Algarve
- Vila Vita Parc Resort & Spa;
- Vilalara Thalassa Resort;
- Conrad Algarve;
- Domes Lake Algarve.
Agora que você tem algumas opções de onde se hospedar, o que acha de pegar mais algumas dicas para fazer o seu guia de viagem para Portugal? Para isso, continue a leitura.
Dicas para fazer o seu guia de viagem para Portugal
Para uma viagem organizada em com o mínimo de imprevistos possível, é interessante considerar mais do que os pontos turísticos e atividades ao montar seu guia.
Principalmente quando saímos do Brasil, é normal nos depararmos com realidades diferentes, o que pode causar certo estranhamento inicialmente.
Assim, com o objetivo de ajudá-lo a aproveitar melhor sua viagem, separamos algumas dicas cruciais para organizar o seu guia. Acompanhe!
Guia de viagem para Portugal: saiba como andar de metrô no país
O metrô é uma boa opção de transporte para se deslocar em Portugal, principalmente por ser uma opção mais econômica.
Se você for usá-lo em Lisboa, por exemplo, poderá chegar às principais atrações turísticas facilmente.
Para andar de metrô, é necessário adquirir um cartão, chamado de Viva Viagem, no valor de €0,50. O interessante é que ele vale durante 1 ano.
Depois de comprá-lo, você deverá carregá-lo e, conforme utiliza o transporte, vai sendo descontado do seu crédito.
Além disso, é interessante comentar que o mesmo cartão serve para andar de ônibus, bondes elétricos e elevadores da cidade.
Seguro viagem para entrar em Portugal
Dentro do seu guia de viagem para Portugal, não pode faltar a contratação do seguro viagem, pois, assim como os demais países do Tratado de Schengen, esse é um requisito para entrar no país.
Afinal, todos os países da União Europeia exigem que os estrangeiros tenham esse documento para cruzar as fronteiras e entrarem em seu território.
Caso contrário, você não poderá entrar no país, o que seria uma verdadeira frustração. Além disso, o seguro garante uma viagem mais tranquila.
Etiqueta e costumes em Portugal
Por se tratar de um país estrangeiro, Portugal tem alguns hábitos e costumes que vão chamar sua atenção quando você estiver por lá.
A cultura é preservada pelos cidadãos, que procuram manter as tradições, passando para as novas gerações.
Por mais que o idioma oficial seja a língua portuguesa, é importante saber que você vai encontrar um vocabulário próprio que, não necessariamente, vai coincidir com o nosso.
Um costume que pode chocar inicialmente é o hábito de fumar em lugares fechados, já que Portugal ainda permite essa prática.
Além disso, pode ser que você estranhe o fato de haver caixas eletrônicos na rua, mas os portugueses estão acostumados a sacar dinheiro a céu aberto.
Conte com o Assistente de Viagem para curtir a sua viagem com segurança para Portugal
Neste artigo, você viu tudo o que é necessário para montar um guia de viagem para Portugal.
Esperamos que nossas dicas de lugares para visitar, se hospedar e demais sugestões tenham sido úteis.
Agora, você precisa escolher as cidades que deseja visitar e a época do ano em que quer fazer sua viagem.
Além disso, não se esqueça de contratar o seguro viagem Portugal, para garantir sua entrada no país.
Para conferir mais dicas, confira outras publicações do Blog do Assistente de Viagem.