Países Bálticos: uma viagem pela cultura e história da região

A Europa costuma ser um dos destinos mais procurados pelos turistas do Brasil e de outras partes do mundo, principalmente países como Itália, Espanha e França. Entretanto, os Países Bálticos têm se tornado cada vez mais atrativos. 

Por lá, é possível encontrar diversas atrações turísticas históricas e vivenciar um pouco da história da humanidade. Para visitar a região, no entanto, é preciso de um roteiro muito bem elaborado e de um seguro viagem internacional

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre os Países Bálticos. Confira quais nações fazem parte da região e as principais atrações.

Afinal, quais são os Países Bálticos?

Fazem parte dos Países Bálticos a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Nesse sentido, eles são chamados assim por estarem cercados pelo Mar Báltico. Outro ponto importante é que as três nações pertenciam à Rússia até 1910. 

Durante a Segunda Guerra Mundial foram anexados à então União Soviética e ficaram sob controle do poder soviético até o fim da guerra em 1991. Portanto, os Países Bálticos apresentam grande influência da cultura russa. 

Além disso, também fazem fronteira com países como Polônia e Finlândia. Ou seja, ótimos destinos para utilizar como rota de chegada e saída e ainda para adicionar uns dias a mais na viagem.

Onde estão localizados os Países Bálticos?

O Mar Báltico está localizado no Norte da Europa e além dos países já citados, ele banha diversos outros locais do continente. Outros países banhados pelo mar báltico são Suécia, Finlândia, Dinamarca, Polônia e algumas áreas da Rússia e da Alemanha.

Os Países Bálticos estão localizados mais precisamente na região nordeste da Europa e tem contato apenas com o Mar Báltico. Além disso, de cima para baixo, a ordem dos 3 países é Estônia, Letônia e Lituânia.

Como chegar nos Países Bálticos?

Não existem voos saindo do Brasil com destino aos Países Bálticos. Entretanto, a Europa como um todo oferece uma vasta possibilidade de transportes. Por isso, é possível chegar nos países através de voos, os chamados low cost, ônibus, trens e barcos. 

A grande maioria dos turistas optam por começar a viagem pela Estônia e Lituânia. Portanto, iniciar sua viagem alternativa pela Rússia, Polônia ou Finlândia é uma ótima estratégia.

Vantagens de conhecer os Países Bálticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os Países Bálticos é fundamental entender porque conhecer a região. Uma das grandes vantagens é a maior facilidade de entrada, sem necessidade de visto e a menor concentração de turistas.

Com isso, você pode aproveitar mais as diversas atrações e viajar com muito mais tranquilidade. Além disso, é uma ótima opção para os amantes de história mas que não desejam gastar rios de dinheiro para países mais conhecidos. 

De modo geral, conhecer os Países Bálticos é vantajoso pela maior facilidade montar o roteiro, afinal, são países menores e com menos pessoas circulando. Além disso, são países fronteiriços, o que agiliza a troca de um país para o outro. 

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a região oferece algumas das paisagens e arquiteturas mais belas da Europa. Além disso, apesar de serem cidades menores, suas capitais são bem desenvolvidas, e ainda consegue unir modernidade com tranquilidade.

Roteiro para conhecer os Países Bálticos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os Países Bálticos e suas vantagens, conheça um pouco mais sobre Estônia, Letônia e Lituânia. Com isso, entenda um pouco mais sobre cada país.

Estônia

A Estônia é conhecida como o país mais caro dos Países Bálticos mas ainda bem longe dos tradicionais destinos da Europa. Portanto, é ideal para quem deseja conhecer um pouco da história e gastar pouco. 

Além disso, é um dos locais que melhor preservam as estruturas e histórias medievais. 

Portanto, por lá é possível encontrar vários castelos, pontes e muralhas, além de lindas praias e paisagens espetaculares.

A Estônia fica no coração da Europa e faz fronteira com a Finlândia, Letônia e Rússia. Logo, Estocolmo e Moscou são ótimas conexões para chegar até o país. O idioma local é o estoniano mas é muito comum encontrar pessoas falando russo, inglês e alemão. 

Por se tratar de um país da União Europeia, a moeda oficial do país é o Euro. Para visitar o local, não é necessário visto, apenas um passaporte válido e um seguro viagem Estônia. Vale destacar que para visitar o país sem visto, é permitido permanência de até 90 dias.

Letônia

A Letônia é outro país que compõem os Países Bálticos e ainda reserva grande parte da sua história medieval. A sua capital, Riga, apesar de menor que Tallinn, é extremamente bem organizada e ótima para passear a pé. 

Além disso, os preços são ainda mais acessíveis. A capital tem como ponto alto o Rio Daugava, onde fica localizada a parte mais antiga da cidade, a Old Town. Portanto, o local ideal para conhecer os castelos e se aventurar pelas ruas estreitas. 

O letão é a língua oficial do país, mas o inglês também é bem desenvolvido, principalmente nas escolas e pelos mais jovens. Além disso, pela forte influência da russa, é comum encontrar pessoas que falam russo.

Riga possui um dos centros históricos mais bonitos da região, com várias praças e igrejas. Além da arquitetura antiga é possível encontrar prédios super elegantes em Art Nouveau, com ótimos bares e restaurantes e uma vida noturna agitada.

Nesse sentido, basta apenas fazer o seu seguro viagem Letônia e desfrutar de todas as opções que a cidade proporciona aos turistas.

Lituânia

A Lituânia é o país mais barato dos três e o que apresenta maior território. Por lá é muito interessante conhecer a capital, Vilnius, e Kaunas, outra grande cidade do país. Assim como nos outros países é possível estar em contato com a Era Medieval. 

Por conta disso, além do lituano, o russo e o polonês são bastante disseminados no país. Afinal, os dois países fazem fronteira com a Lituânia e são grandes potências daquela região. 

De modo geral, a Lituânia é um dos países mais verdes da Europa, principalmente Vilnius, que é cercada por montes e parques. A Lituânia geralmente é considerada a porta de entrada ou saída dos Países Bálticos. 

Vilnius é uma cidade pequena, logo, ideal para conhecer as principais atrações andando e admirando as ruas. Entre os destinos principais da cidade estão o Museu da KGB, o centro histórico e o bairro Užupis. 

Nesse sentido, vale a pena fazer um seguro viagem Lituânia e experienciar tudo o que o local tem a oferecer.

Como se locomover pelos Países Bálticos?

De modo geral, por toda a Europa e incluindo os Países Bálticos, as melhores formas de se locomover entre os países é utilizando ônibus e avião. Ao utilizar os ônibus você pode optar por realizar algumas paradas em cidades menores.

Por serem países pequenos e fronteiriços, as viagens terrestres são bem tranquilas e rápidas. Além disso, para uma viagem ainda mais cômoda, alugar um carro e realizar a travessia também é uma ótima opção. 

Para realizar as viagens de ônibus existem diversas empresas, mas a Lux Express, se destaca por ser uma companhia da região. Ou seja, ideal para se locomover entre os 3 países e outros próximos. 

Já para se locomover por vias aéreas, o ideal é utilizar a companhia aérea Air Baltic, que pelo nome já deixa a entender de onde ela surgiu. Portanto, é uma ótima empresa para encontrar variedade de voos e preços acessíveis. 

Dicas de viagem para Países Bálticos

Separamos algumas dicas extras para te ajudar a aproveitar melhor ainda a sua viagem para os Países Bálticos.

Confira:

Quantos dias em cada cidade

As capitais dos países bálticos, Tallinn, Riga e Vilnius são os destinos principais, entretanto você pode visitar algumas cidades durante o seu roteiro e deslocamentos. De modo geral, a dica principal é reservar 3 dias para cada cidade, ou uma viagem de 10 dias no total. 

A Estônia é o país mais bem desenvolvido dos 3 e Tallinn é a cidade com maior número de turistas e atrações. Por isso, caso tenha dias mais apertados, tente dar preferência a essa cidade. 

Em contrapartida, Vilnius é linda e pode ser conhecida em até dois dias. Portanto, o ideal é entender os dias disponíveis e estudar as atrações que você mais deseja conhecer em cada cidade.

Gastronomia dos Países Bálticos

Quando as dicas são gastronomia e bebidas, os Países Bálticos se destacam. Afinal, se você está visitando uma região com tradição medieval, cerveja artesanal boa, certamente, não vai faltar. 

Com isso, nos 3 países é muito comum encontrar diversos pubs, os tradicionais bares europeus, vendendo vários tipos de pints. Esses pints são os copos de 500ml dos mais variados tipos e sabores de cervejas. 

Além disso, a região tem como comidas típicas utilizar muita carne de porco e batata. Os famosos Dumplings são muito comuns na região, são uma espécie de bolinhos de batata recheados de vários sabores. 

Além disso, por conta da carne, nos Países Bálticos é muito comum encontrar uma deliciosa variedade de presuntos e salames, ideal para petiscar entre uma caminhada ou outra. Por fim, o centeio é um ingrediente tradicional, muito utilizado em cervejas e pães.

Ele é da mesma família da cevada e do trigo, portanto um cereal muito utilizado na culinária da região.

Aproveite e vá a Finlândia e São Petersburgo

Depois de conhecer os Países Bálticos você pode utilizar uma das cidades e países próximos como destino para entrar e sair dos 3 países. Com isso, aproveite para conhecer mais uma ou duas cidades durante a viagem.

Helsinque, capital da Finlândia, é uma ótima opção para quem está visitando a região. Embora seja uma das cidades mais caras da Europa, a cidade oferece diversos pontos turísticos magníficos, como a Catedral de Helsinque e a Praça do Senado.

Outro destino muito legal de aproveitar a viagem pelos Países Bálticos é uma visita a belíssima São Petersburgo. Muitas vezes a cidade é muito mais visitada do que a capital russa, Moscou.

Afinal, por lá você pode visitar a Catedral do Sangue Derramado, Peterhof e o Museu Hermitage. Além disso, a vodka é famosa na Rússia, ou seja, os bares das ruas Lomonosova e Dumskaya são ótimos opções para conhecer a vida noturna da cidade.

Vale destacar que ambos os destinos possuem fronteira com Tallinn. Portanto, o mais indicado é visitar a Finlândia e a Rússia antes ou depois de passar pela Estônia.

Dica extra para sua viagem pelos Países Bálticos: não se esqueça do seguro viagem

Com todas as informações apresentadas no texto fica evidente que a Europa é muito mais que França, Itália e Espanha. Portanto, regiões como a dos Países Bálticos são ótimos destinos para conhecer o continente e gastar menos. 

Contudo, como visto, o passeio requer muitos deslocamentos e um roteiro bem planejado. Nesse sentido, é fundamental fazer todo o percurso com segurança e tranquilidade. Para isso, existe o Assistente de Viagem

Assim, você faz o seu seguro viagem Europa que, além de obrigatório nos países, garante assistência médica em caso de acidentes. 

Caso tenha gostado desse conteúdo e deseja conhecer outros países e dicas de viagens, acesse o Blog do Assistente de Viagem

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).