Seguro viagem é obrigatório? Descubra alguns países que exigem o documento

Muitos países consideram que o seguro viagem é obrigatório, pois ele oferece benefícios de duas formas diferentes. A primeira é para o viajante, que conta com o suporte em casos de imprevistos. 

A outra vantagem é que o país onde os imprevistos acontecem não precisará arcar com gastos emergenciais.

Sendo assim, o seguro viagem acaba sendo uma exigência cobrada ainda no aeroporto. Dessa forma, evita-se que maiores problemas surjam após a entrada no país.

Por isso é tão importante que você saiba em quais destinos o seguro viagem é obrigatório. Assim, você não corre o risco de ser barrado ao sair do avião e ter que voltar para casa antes da hora.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre como se prevenir e em quais países você não pode entrar sem essa proteção!

Qual tipo de seguro viagem é obrigatório?

De maneira geral, o tipo de seguro viagem obrigatório cobrado pela maioria dos países que adotam essa medida é básico e abrangente ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que as coberturas comumente exigidas são as de despesas médico hospitalares e odontológicas, também conhecidas como DMH ou DMHO.

Sendo assim, contando com esses tipos de proteção garantidas, você não terá problema na maior parte dos destinos que quiser visitar.

O seguro viagem é obrigatório na Europa?

Se você está planejando uma viagem para a Europa, não pode deixar de contratar um seguro de viagem internacional. Isso porque 26 dos 50 países do continente consideram o item como obrigatório.

Além disso, a cobertura mínima para despesas médico-hospitalares é de 30 mil euros.

Por outro lado, o mesmo seguro viagem vale para toda a Europa. Assim, você não precisará contratar um serviço específico para cada país, o que resultará em uma economia significativa.

A unificação da exigência de um seguro viagem no continente é consequência do Tratado de Schengen. Esse acordo multipaíses delimita normas relativas ao trânsito de turistas por todo o território europeu.

Além disso, esse tratado é o responsável por permitir que você viaje pela Europa como se estivesse visitando um único grande país. Por isso, não é necessário passar por novos processos imigratórios a cada nova fronteira.

Em quais países europeus o seguro viagem é obrigatório?

A maioria dos países europeus mais visitados pelos brasileiros faz a exigência do seguro viagem. Contudo, uma das maiores exceções fica com a Irlanda, que não aderiu ao tratado, assim como Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia.

Então, confira abaixo a lista com todos os destinos na Europa onde o seguro viagem é obrigatório.

Em quais outros países o seguro viagem é obrigatório?

A exigência pelo seguro viagem não é uma exclusividade europeia. Diversas outras nações ao redor do mundo consideram essa uma boa ideia e preferem se abster desse tipo de responsabilidade relacionada a turistas.

Por isso, confira alguns dos principais destinos turísticos onde o seguro viagem é obrigatório. E isso vale em qualquer modalidade, seja para um viajante que vai aperfeiçoar um curso de inglês online, trabalhar ou passear.

Austrália

O sonho de alguns brasileiros é realizar um intercâmbio para estudos ou fins profissionais. Nesses casos, a Austrália é um destino muito procurado, por seu clima agradável, belas paisagens e rica cultura.

Portanto, quem deseja conquistar esse objetivo deve saber que o seguro viagem é obrigatório nesses casos. Embora o sistema de saúde local seja muito bem conceituado, ele não é acessível para estrangeiros.

Contudo, se você tem vontade de conhecer a famosa Opera House de Sydney, a grande barreira de Corais em Queensland e outras cidades incríveis, como Melbourne, não será obrigado a contar com a proteção. Mas a recomendação continua valendo.

Catar

O Catar é a sede da Copa do Mundo de 2022 e trata-se de um dos países mais ricos do Oriente Médio. Portanto, um destino turístico de luxo.

Por isso, já é possível imaginar que os custos hospitalares locais não devem ser nada baratos. Sendo assim, isso deveria ser motivo suficiente para não conhecer o país sem algum tipo de proteção.

Contudo, sendo recomendado ou não, não há escolhas, o seguro viagem é obrigatório no Catar.

Cuba

O sistema de saúde de Cuba é reconhecido mundialmente por ser completamente gratuito. Contudo, essa é uma exclusividade dos próprios cubanos, pois os serviços não estão disponíveis para os estrangeiros de forma gratuita.

Portanto, o seguro viagem é obrigatório para todos que forem visitar o país. Além disso, a cobertura mínima é de US$ 25 mil para despesas médicas. 

Dessa forma, você terá atendimento garantido em casos de emergência e o governo local não arcará com os custos.

Emirados Árabes Unidos

Se você tem a vontade de conhecer destinos incríveis como Dubai, Abu Dhabi ou outros países dos Emirados Árabes, é bom providenciar o seu seguro viagem.

Isso porque essa passou a ser uma exigência desde que as fronteiras foram reabertas após as piores fases da pandemia de Covid-19.

Além disso, a riqueza dos países árabes proporciona sistemas de saúde altamente modernos. Por outro lado, são extremamente caros e as tarifas podem facilmente chegar a milhares de dólares.

Vale a menção: Estados Unidos

Os Estados Unidos da América são alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros, sem sombra de dúvidas. Por isso, muitas pessoas podem se perguntar se o seguro viagem é obrigatório para visitar o país.

Na teoria, o seguro viagem para os Estados Unidos não é obrigatório, mas, na prática, é como se fosse. 

Afinal, o sistema de saúde estadunidense é conhecido por ser um dos mais caros até mesmo para quem é nascido lá.

Portanto, principalmente por termos uma moeda desvalorizada em relação ao dólar, é melhor não arriscar e garantir a sua segurança antes mesmo de sair do Brasil.

Viaje com segurança com a Assistente de Viagem!

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório em tantos países? Vários dos principais destinos buscados pelos brasileiros fazem essa exigência e, se você não estiver preparado, pode ter que voltar para casa logo após descer do avião.

Então, para não correr esse tipo de risco e estar sempre pronto para qualquer situação, faça um seguro viagem internacional com a Assistente de Viagem.

Dessa forma, você garante assistência médica, hospitalar, farmacêutica e odontológica em qualquer lugar do mundo. Além disso, poderá contar com repatriação, seguro bagagem e muito mais. Tudo disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

E para estar preparado para conhecer o destino que desejar com segurança e tranquilidade, acompanhe os conteúdos do Blog da Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).