Viagem de carro: dicas práticas de segurança

Quem gosta de dirigir com certeza já teve vontade de fazer uma viagem de carro por alguma região do Brasil, explorando ao máximo cada cidade do roteiro. 

Realmente, esse tipo de programação chama muito a atenção por contar com diversas vantagens em relação aos trajetos percorridos de avião ou ônibus, como a economia e a liberdade. 

Contudo, para que você não enfrente nenhum problema durante o seu passeio, é importante garantir um seguro viagem completo, como o do Assistente de Viagem

Além disso, é fundamental tomar as devidas medidas de segurança e seguir diversas dicas presentes neste conteúdo. Confira!

Afinal, vale a pena fazer uma viagem de carro?

A sensação de embarcar em uma jornada de férias é inigualável. Mesmo assim, é importante avaliar todos os aspectos envolvidos na viagem de carro para determinar se realmente vale a pena. 

Portanto, é você quem deve priorizar a segurança, a conveniência e o conforto para você e sua família. Sendo assim, confira alguns pontos positivos e negativos para se ter em mente!

Você viaja com quem você quiser

Quando você viaja de ônibus ou de avião, você não tem controle sobre quem viajará com você durante todo o percurso. Por isso, é comum passar o trajeto inteiro ouvindo choro de crianças, conversas paralelas e até mesmo músicas indesejadas.

Sendo assim, em uma viagem de carro você tem o direito de convidar apenas quem você quiser, sejam amigos ou familiares. Dessa forma, além de mais confortável e segura, o processo será bem mais divertido.

O caminho faz parte da viagem de carro

Ao viajar de carro, você tem liberdade para escolher suas paradas e quanto tempo ficar em cada lugar. Isso significa que você pode explorar tudo o que há ao longo do caminho. 

Portanto, é possível parar em um ponto turístico, como uma igreja, um monumento ou um restaurante, para uma visita rápida ou dedicar um dia inteiro para conhecer uma cidade.

Desta forma, você pode ter uma experiência incrível antes mesmo de chegar ao seu destino. Afinal descobrirá novos lugares e experimentará novos sabores ao longo do caminho, tornando sua aventura ainda mais emocionante.

Não há limite de bagagem

Ao viajar de avião, ônibus ou trem, há restrições de bagagem e é necessário pagar por qualquer quantidade extra que você queira levar. 

No entanto, ao viajar de carro, esse problema é menor. Então, mesmo que o porta-malas de um carro tenha um tamanho limitado, ainda assim permite que os passageiros levem mais do que poderiam se estivessem viajando de outra forma de transporte. 

Isso é ainda mais verdadeiro se o veículo não estiver lotado. Assim, você pode levar itens maiores como uma cadeira de praia, uma mini-prancha ou brinquedos para crianças, sem precisar se preocupar com o despacho de bagagem.

Economia

Apesar dos gastos com manutenção do carro, combustível e pedágios, viajar de carro ainda é mais barato do que viajar de avião ou ônibus. 

Um dos motivos é que, além de pagar pelo funcionamento dos veículos, ao comprar uma passagem você também está contribuindo com a remuneração do trabalho e com o pagamento dos custos de estrutura envolvidos no serviço. 

Além disso, você e sua família terão o carro à disposição em todos os lugares que quiserem ir, sem precisar gastar mais dinheiro com táxis ou carros de aplicativo.

O carro pode ser uma limitação

Embora um carro possibilite muita independência de locomoção, esse nem sempre é o melhor meio de transporte em todas as viagens. Isso porque, em algumas regiões ou pontos turísticos, é possível que o acesso de veículos seja limitado.

Além disso, se a sua hospedagem não contar com vagas para os hóspedes, você terá que encontrar e pagar por um estacionamento durante todos os dias do passeio. 

Assim, ao invés de economia, você terá um novo custo ou deixará o carro na rua, o que não é muito seguro.

Outro ponto importante é que você não conhecerá o trânsito local. Por isso, estará sujeito a errar o caminho com mais frequência e até mesmo chegar a bairros perigosos por acidente. 

Você também estará sujeito a mais multas por não desconhecer limites de velocidade, posições de radares, regras de estacionamento pago na rua, entre outros detalhes.

Como montar um roteiro de viagem de carro?


 

O Brasil é um país muito extenso e, em cada região, há diversas cidades que vale a pena visitar, cada uma com um encanto diferente. Por isso, a vantagem de programar uma viagem de carro é que você pode ter calma para viver várias dessas experiências.

Sendo assim, confira algumas dicas de roteiro!

Sudeste

A região Sudeste do Brasil tem várias opções turísticas para explorar, incluindo praias cariocas, culinária mineira, belezas do Espírito Santo e serras de São Paulo. 

Então, para aproveitar ao máximo a paisagem, é recomendado pegar a rodovia Rio-Santos, que oferece uma vista deslumbrante do mar e acesso a praias pouco movimentadas. 

Mas se você está saindo de São Paulo, uma boa opção é dirigir até São José do Campos, conhecida por sua beleza verde. 

para aqueles que estão saindo do Rio de Janeiro, a Estrada Real é uma ótima opção para conhecer cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey. 

Além disso, essa rota também oferece a chance de participar de festivais de cinema, gastronômicos e desfrutar do clima de montanha.

Sul

A região Sul do Brasil, apesar de ser a menor em extensão territorial, tem muitas opções turísticas para oferecer, incluindo praias, cachoeiras, campos e cidades. 

Um dos destaques é Foz do Iguaçu, onde é possível visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e admirar sua arquitetura. Outra parada obrigatória é o Jardim Botânico, onde é possível ver diversas espécies de plantas. 

Além disso, a cidade também abriga o Museu Oscar Niemeyer, conhecido por sua arquitetura única. Com tanta opção, a região Sul é uma ótima escolha para viajantes que buscam natureza, arte e cultura.

Nordeste

A região Nordeste do Brasil é conhecida por suas paisagens deslumbrantes e cultura rica. 

A capital maranhense, São Luís, por exemplo, é famosa por sua arquitetura única com influências portuguesas, francesas e espanholas, além de seus pontos turísticos como o Centro Histórico, o Palácio dos Leões e a Igreja da Sé.

Já Fortaleza, capital do Ceará, é perfeita para curtir o sol e visitar as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, além de explorar seus destinos turísticos como o Mercado Central, o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 

Portanto, com opções para todos os gostos, viajar para o Nordeste é um dos maiores desejos dos brasileiros.

Norte

O Norte do Brasil é perfeito para uma aventura de carro. Belém do Pará, por exemplo, é uma cidade autêntica, criativa e típica do país. 

Portanto, durante sua visita, não perca a oportunidade de conhecer o Mercado Ver-o-Peso, experimentar o açaí na Feira do Açaí, explorar a Estação das Docas e desfrutar de um passeio de barco pela orla da cidade.

Já em Palmas, Tocantins, você encontrará atividades ao ar livre, como nadar em cachoeiras e viver experiências radicais, além de ter acesso a locais históricos e guardar memórias inesquecíveis. 

Além disso, algumas das atrações turísticas mais famosas incluem a Praça dos Girassóis, o Memorial Luís Carlos Prestes, o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, o Palácio Araguaia, a Praia da Graciosa e a Ilha da Canela.

Centro-Oeste

Se você procura destinos incríveis longe da costa para fazer uma viagem de carro, o Centro-Oeste é a região perfeita para você. Isso porque a região oferece opções para todos os gostos e que valem cada segundo. 

A Chapada dos Veadeiros, por exemplo, é um paraíso para amantes da natureza, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas em meio a paisagens verdes, sendo o principal destino turístico de Goiás. 

Campo Grande é conhecida por seus parques públicos e algumas sugestões de atrações que não podem faltar na sua lista incluem a Morada do Baís, o Parque Matas do Segredo, o Museu José Antônio Pereira, o Parque das Nações Indígenas e o Parque Ayrton Senna.

Principais dicas para viajar de carro

Viajar de carro tem seus prós e contras, mas, com certeza, assim como em qualquer outra viagem, você se expõe a uma série de riscos.

Além disso, essa é uma forma de viajar que exige muita responsabilidade. Isso porque quando se viaja de avião ou ônibus, você paga por um serviço e cabe às empresas tomarem todas as precauções.

Mas quando você vai no seu próprio carro, é você quem deve certificar de que tudo está dentro dos melhores padrões, para que o caminho seja seguro, confortável e que o passeio possa ser divertido.

Então, veja as principais dicas para planejar uma viagem de carro!

Faça revisão do veículo

Fazer uma revisão no carro antes de viajar é fundamental. É importante, nesse momento, verificar se os pneus estão calibrados, se os freios estão em bom estado, se o óleo está dentro da validade e diversos outros detalhes.

Por isso, a sugestão é que você avalie junto a um mecânico a situação do seu veículo e, se encontrar qualquer regularidade, consertá-la antes de pegar a estrada. Assim, você evita a maioria dos imprevistos durante o trajeto.


Conheça o percurso

Mesmo com a tecnologia de GPS cada vez mais precisa e acessível, é importante que você tenha atenção ao planejar o seu percurso. Isso porque, de maneira geral, existem várias maneiras de se chegar a um destino. 

Portanto, verifique, principalmente, a melhor estrada para evitar algum tipo de acidente, mesmo que isso faça você gastar um tempo maior no trajeto. 

Afinal, algumas estradas podem economizar tempo, mas são conhecidas por registrar muitos acidentes, curvas perigosas, má sinalização e qualidade ruim do asfalto. 

Por isso, converse com pessoas que já passaram pelo caminho sugerido pelo GPS ou procure se informar por jornais, rádio e portais de notícias.

Ande dentro do limite de velocidade

O excesso de velocidade em rodovias é uma das maiores responsáveis por acidentes que resultam em vítimas fatais.

Por isso, não vire mais um número da estatística. Dirija com cuidado e respeite o limite de velocidade indicado nas placas da estrada. 

Caso outra pessoa não possua o mesmo cuidado que você, o seguro viagem pode ser um divisor de águas para garantir que o pior não aconteça.

Viagem de carro internacional: confira as leis de trânsito

Quando estiver se planejando, é importante saber que as regras e normas de trânsito eventualmente variam de um país para o outro. Em geral, o que difere as obrigatoriedades são os equipamentos de segurança que o carro deve conter.

No Brasil, por exemplo, a lei nº 9.503 é a responsável pela regulamentação. Consulte as leis vigentes do país que você irá visitar de antemão.

Por fim, se você deseja ir para um país gringo, o Assistente de Viagem também oferece o que há de melhor em seguro viagem internacional.

Não se esqueça do seguro para sua viagem de carro

Se o seu carro possui algum tipo de seguro e você acha que isso é suficiente para não ter dores de cabeça, saiba: você está enganado. Isso porque, em geral, esse tipo de seguro não cobre despesas médicas, por exemplo.

Por isso, saiba que o seguro viagem do Assistente de Viagem possui particularidades que vão desde o atendimento médico, indenização em caso de falecimento, a visita de familiares ou terceiros à pessoa hospitalizada, dentre outros.

Qual a diferença entre seguro viagem e seguro auto

Um erro comum que permeia a opinião geral é que o seguro auto e o seguro viagem são sinônimos, mas isso não é verdade.

Afinal, tratam-se de duas modalidades de seguro totalmente diferentes. Enquanto o seguro viagem garante a assistência necessária a você em caso de algum acidente, o seguro auto é responsável apenas pelos danos ao veículo.

Seguro viagem para carro é com o Assistente de Viagem

Como você viu, uma viagem de carro é capaz de proporcionar diversas vantagens, como mais economia, liberdade, independência e controle sobre uma série de variáveis importantes. 

Contudo, há também alguns pontos negativos que devem ser considerados, como o risco nas estradas, possíveis limitações de acesso a pontos turísticos e custos com estacionamento.

Portanto, se fizer a opção por um passeio de carro, seja no Brasil ou em destinos no exterior, não deixe de garantir o melhor seguro viagem do mercado, oferecido pelo Assistente de Viagem!

Assim, você terá assistência médica hospitalar, farmacêutica, odontológica, repatriação, seguro bagagem e muito mais, em qualquer lugar do mundo, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

E para mais dicas sobre as melhores formas de viajar com segurança, acompanhe o Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).