10 Casas de escritores famosos abertas à visitação e turismo

Diversas casas de escritores famosos na literatura brasileira e mundial se tornaram memoriais ou museus a seus ilustres moradores. Ou seja, para os apaixonados por livros, são oportunidades incríveis de conhecer mais sobre seu autor favorito.

Além disso, é possível encontrar na maioria delas, artigos e objetos pessoais, móveis que pertenceram aos artistas e até mesmo manuscritos e rascunhos de obras que se tornaram célebres.

Por isso, o Assistente de Viagem elaborou esse conteúdo super completo para quem busca um roteiro cultural e instigado pelas principais casas de escritores famosos. Anote suas favoritas, separe seu seguro viagem e embarque conosco nesse universo fantástico!

Principais cuidados ao visitar as casas de escritores famosos

Antes de apresentar a nossa lista, trouxemos algumas dicas que deixarão a sua experiência muito mais interessante e produtiva. Sendo assim, a primeira dica é se atentar aos horários de visitação ou mesmo períodos com grande fluxo de pessoas. Isso porque, dependendo se há ou não guias, você pode não ter tempo para aprofundar em alguns pontos que despertam maior interesse em determinado autor.

Por fim, verifique as possíveis limitações ou épocas do ano em que algumas casas podem estar fechadas para visitação. De modo geral, isso acontece para manutenção de peças ou alterações em exposições temporárias. Dito isto, vamos à nossa lista!

Casas de escritores famosos no Brasil

1 | Casa de Carlos Drummond de Andrade

Um dos maiores poetas brasileiros é mineiro e tem a sua antiga residência, na cidade de Itabira, como um memorial de sua vida e obra. Ou seja, visitar a casa de Drummond é conhecer os jardins e cômodos que inspiraram sua literatura bucólica e bela.

Em resumo, essa é uma das casas de escritores famosos mais populares no país por se situar em um casarão típico das cidades coloniais de Minas Gerais.

Por lá, você terá acesso a exposições, espetáculos e oficinas, além de visitar um acervo com pertences, fotografias e cartas de Carlos Drummond de Andrade.

2 | Cora Coralina na lista das casas de escritores famosos

Saindo de Minas e indo para a cidade de Goiás Velho, no Centro Oeste, temos o lugar onde morou Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ou simplesmente, Cora Coralina.

Em uma simples construção de pau a pique e adobe, o espaço foi uma das primeiras construções da localidade, ainda no final do Século 19. Para quem pretende conhecer o memorial à escritora, ele oferece uma visita imersiva a objetos, livros, cartas e itens pessoais que fizeram parte do acervo da autora goiana.

3 | Casa de Augusto dos Anjos

Mais um poeta em nossa lista das casas de escritores famosos que merecem uma visitação. Desta vez, é o paraibano Augusto dos Anjos, que possui muitos admiradores por sua literatura sombria e romântica.

Contudo, é importante explicar que o memorial dedicado ao autor fica a 49 quilômetros de João Pessoa, a capital da Paraíba, na cidade de Sapé. Porém, para quem não puder se deslocar até lá, é possível conferir parte do acervo na Academia Paraibana de Letras, na região central de João Pessoa.

Leia também | O que fazer em João Pessoa

4 | Casa de Guimarães Rosa

Outro mineiro na lista, e desta vez, o responsável por um clássico da literatura brasileiro. No caso, Grande Sertão Veredas.

A casa de Guimarães Rosa se tornou um museu desde 1974, contudo, ela abrigou o ilustre morador apenas em seus primeiros 9 anos de vida. Mas isso não significa que o espaço não seja uma das casas de escritores famosos mais convidativos. Afinal, ele possui mais de 700 obras do autor.

Para chegar até o lugar, é preciso ir da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, em direção ao Vale do Jequitinhonha. Ela fica no pequeno município de Cordisburgo, há pouco mais de 2 horas de BH.

5 | Casas de escritores famosos: Jorge Amado e Zélia Gattai

Jorge e Zélia foram dois romancistas que chegaram a ocupar cadeiras na Academia Brasileira de Letras. Ou seja, para fechar nossa lista de casas de escritores famosos no Brasil, a última dica tem brilho duplo.

E o melhor: além da residência conhecida como Casa do Rio Vermelho, em Salvador, Jorge Amado também possui um memorial exclusivo no coração do Pelourinho. Em ambos, é possível apreciar um acervo riquíssimo do casal, além de fotos com personalidades mundiais e informações completas das adaptações de ambos para o audiovisual.

Leia também | O que fazer em Salvador

Casas de escritores famosos internacionais

1 | Casa de Pablo Neruda: La Chascona

Nosso primeiro nome na lista das casas de escritores famosos possui não uma, mas três residenciais que se transformam em museu. Contudo, a residência em Santiago, chamada de La Chascona, é a mais famosa moradia do escritor chileno Pablo Neruda.

No local – onde ele viveu com a amante Matilde Urrutia – você irá conhecer um projeto criativo de arquitetura feito sob medida para Neruda por Germán Rodríguez, arquiteto chileno. Além disso, poderá conferir pinturas, esculturas, artefatos e fotos do acervo pessoal do escritor.

E se ficou curioso para saber sobre as outras casas de Neruda, fique sabendo que elas ficam em Valparaíso e Isla Negra, ambas cidades do litoral do Chile no Pacífico.

Leia também | O que fazer em Santiago

2 | Casa de Shakespeare

Possivelmente, o maior romancista em língua inglesa de todos os tempos, William Shakespeare desperta paixões nos mais diversos leitores de sua obra. Sendo assim, colocar sua residência entre as casas de escritores famosos imperdíveis é obrigatório.

Por lá você encontra um memorial riquíssimo, em um espaço do Século 16 que fica próximo a Londres, na cidade de Stratford-upon-Avon. Aguarde para se deliciar com livros raros, objetos pessoais do autor e até mesmo manuscritos originais de obras como Romeu e Juliete e o Rei Lear.

3 | Casa de Pessoa

Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos de vida no bairro de Lisboa chamado Campo de Ourique. Por isso, lá se encontra o principal memorial do poeta português que também é muito popular no Brasil.

No espaço, os visitantes podem conhecer mais sobre a obra de Pessoa e conferir exposições interativas que homenageiam o escritor. Por fim, é possível fotografar a velha máquina de escrever usada por ele, além de ficar frente a frente ao original dos famosos óculos que acompanharam o autor por quase toda a vida.

4 | Casa de Victor Hugo

O autor dos célebres livros “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame” tem seu nome entre as casas de escritores famosos que merecem visitação pelo luxo que o lugar possui. Isso porque, do local, você pode ter uma visão completa da Place des Vosges, a partir da janela da sala principal.

Por sua vez, o acervo conta com móveis e decorações que pertenceram ao escritor, além de exposições permanentes com desenhos e manuscritos originais do autor. Em resumo, essa é uma dica para figurar em qualquer roteiro sobre o que fazer em Paris.

5 | Casa de Jane Austen

Por fim, temos a escritora de “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito”, para fechar a lista das mais incríveis casas de escritores famosos. Localizada em Chawton, uma pequena cidade inglesa de Hampshire, o museu/memorial tem entradas que permitem um acesso por até um ano após a aquisição.

Já o espaço tem joias que pertenceram à autora, ao lado de peças transcritas e uma biblioteca repleta de clássicos da literatura mundial que pertenceram a Austen.

Explore as casas de escritores famosos com comodidade e segurança!

Após fazer um passeio por algumas das casas de escritores famosos, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendell Soares: Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.