Cancelamento de voo: saiba agora o que fazer

Passar pelo cancelamento de voo é uma experiência que a maioria dos viajantes já teve que enfrentar. Nessas horas, é fundamental saber o que fazer para resolver o problema, bem como para cobrar seus direitos.

Pensando nisso, decidimos produzir este conteúdo, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Vamos te dizer quais são as principais causas de cancelamento, quais são os seus direitos quando isso acontece, como o seguro viagem pode ajudar e muito mais.

Boa leitura!

O que gera cancelamento de voo?

Principalmente se você costuma viajar com frequência, é provável que já tenha encarado a desagradável situação do cancelamento de voo.

Muitas vezes, os aeroportos e companhias aéreas precisam cancelar algumas viagens, devido a fatores que impossibilitam a decolagem, como questões climáticas, por exemplo.

No entanto, essa situação costuma ser muito frustrante para quem deseja seguir rumo ao destino de sua viagem.

Até porque, na grande maioria dos casos, houve bastante planejamento e investimento financeiro para viajar.

No fim das contas, quando isso acontece, os passageiros se veem diante de algo que foge ao seu controle, tendo que aguardar até que tudo seja solucionado.

Durante o auge da pandemia de Covid-19, quem precisou viajar de avião passou por isso uma série de vezes, pois foi um período bastante complicado nesse quesito.

Porém, existem várias outras causas para que ocorra o cancelamento de voo, como os que vamos listar a seguir. Confira. 

Condições climáticas

Um dos principais motivos para que voos sejam cancelados é o mau tempo. Assim, chuvas fortes, temporais, quedas de granizo, vendavais e neve são motivos comuns.

Principalmente se as adversidades climáticas forem perdurar, os voos permanecem parados até que existam condições seguras para que as viagens voltem ao normal.

Congestionamento aéreo

Se você pensa que congestionamentos atingem apenas o tráfego de veículos terrestres, está engano, pois existe o congestionamento aéreo.

Isso acontece quando há muitos aviões em circulação, principalmente se o aeroporto não possui uma estrutura mais avançada.

Assim, caso existam poucas pistas disponíveis para pouso ou decolagem, por exemplo, é possível que ocorra o cancelamento de voo.

Número baixo de passageiros

Essa é outra causa dos cancelamentos, que deixa muitos passageiros muito decepcionados.

Afinal, caso o número de pessoas que compraram a passagem seja menor do que um terço da capacidade do avião, a empresa aérea pode optar pelo cancelamento.

Isso porque, os valores arrecadados podem ficar abaixo do esperado pela companhia, que prefere não realizar a viagem.

Motivos técnicos pode ocasionar cancelamento de voo

Para aumentar a segurança da tripulação e dos passageiros, os aviões precisam passar por revisões constantes.

Dessa forma, caso se perceba a existência de algum problema técnico na aeronave que possa comprometer a segurança, a tendência é bloquear a decolagem.

Falhas de comunicação

Outro motivo para o cancelamento dos voos é a comunicação falha no tráfego aéreo, pois isso também pode comprometer a segurança da viagem.

Assim, caso o aeroporto ou algum terminal tenha problemas para estabelecer a comunicação com as aeronaves, o voo pode sofrer cancelamento.

Desaparecimento de passageiros

Neste caso, podemos mencionar as vezes em que o passageiro não embarca, mesmo tendo realizado o check-in e despachado as malas.

Muitas vezes, a pessoa já está, inclusive, com o seu cartão de embarque. Com isso, é possível cancelar o voo para verificar o que pode estar acontecendo.

Atraso na conexão

O atraso na conexão ocorre nos casos em que um avião aguarda pelos passageiros que estão chegando em outros voos.

Neste caso, a aeronave deve esperar por até uma hora até que o voo atrasado chegue, caso não existam outras opções de conexão.

Com isso, ocorre o famoso efeito cascata, em que um avião se atrasa e, consequentemente, gera atraso nos voos seguintes.

Incidentes inesperados com passageiros

Em alguns casos, pode acontecer de algum passageiro perder o controle diante de alguma situação no aeroporto ou até mesmo dentro do avião.

Por exemplo, alguém pode assumir uma postura ameaçadora, ou então tentar puxar alguma briga, estar alcoolizado, ter crises de pânico, entre outras situações.

Em casos como esses, o voo pode passar pelo cancelamento, devendo pousar em um aeroporto próximo ou, ainda, voltar para o local de origem.

Troca de aeronave

Existem situações em que se faz necessário substituir um avião por outro, como nos casos em que se substitui uma aeronave por outra de tamanho menor.

Se isso acontecer, é possível que a companhia aérea tenha que cancelar o voo.

Intervalo da tripulação

Outro motivo para o cancelamento de voo é a exigência de que a tripulação descanse sempre que atingir 11 horas consecutivas de trabalho.

Há casos em que o tempo de trabalho ininterrupto pode acumular, por exemplo, se o voo atrasar. 

Desse modo, se não houver outro funcionário para seguir viagem, é obrigatório cancelar o voo para o descanso da equipe.

Como você acabou de ver, existem diversos casos em que o cancelamento de voo é necessário. 

Por isso, é fundamental saber como você faz para descobrir se sua viagem está passando por essa situação. No próximo tópico, vamos explicar.

Como saber se meu voo foi cancelado?

Conforme a data da sua viagem for se aproximando, pode ser muito útil conferir se está tudo certo em relação à data e ao horário do seu voo.

Sendo assim, você pode solicitar informações com antecedência, diretamente com a companhia aérea responsável pelo deslocamento.

A partir de agora, confira o passo a passo e descubra como saber se seu voo foi cancelado ou se está mantido.

Entre em contato com a companhia aérea por meio de seus canais digitais

Na maioria das vezes, as empresas aéreas disponibilizam canais digitais, como aplicativo e site, para que os passageiros possam acompanhar o andamento do seu voo.

Vamos comentar agora como fazer essa consulta com a Latam, Gol e Azul, para que você tenha uma ideia melhor de como funciona com 3 das principais empresas aéreas do Brasil.

No caso da Latam, é possível entrar no site ou acessar o aplicativo, que está disponível para celulares Android ou iOS.

Ao acessar a plataforma, procure por “status de voo”. Em seguida, o sistema irá pedir dados sobre os locais de origem e destino, bem como a data da viagem.

Além disso, existe a opção de fazer a consulta por meio do número do voo e data. Seja como for, você terá acesso ao status do voo, e saberá se ele está cancelado ou não.

No caso da Gol, a consulta também está disponível via site ou aplicativo para dispositivos móveis.

Assim como no caso anterior, você deve acessar a plataforma da empresa e buscar a opção “status de voo”.

A partir disso, você deverá informar a data do voo e os dados de origem e destino, ou então o número do voo. Com isso, o sistema informará se está tudo ok, ou se ele foi cancelado.

Assim como nas outras companhias, a consulta de voos da Azul também pode ocorrer via site ou aplicativo. Além disso, você deverá buscar a opção de “status de voo”.

Em seguida, o sistema irá pedir o local de origem e destino, bem como a data do voo. Também é possível pesquisar por meio do número do voo. 

Telefone para a companhia aérea

Outra opção para consultar o status do seu voo é ligar diretamente para a companhia aérea e conversar com um atendente.

Para isso, preste atenção aos números de contato de cada uma das 3 empresas que mencionamos anteriormente.

  • Latam – 4002 5700 (capitais) / 0300 570 5700 (todo o Brasil) / +55 11 4002 5700 (ligações do exterior) / 0800 055 5500 (deficientes auditivos);
  • Gol – 0300 115 2121 (todo o Brasil) / +55 11 5504 4410 (ligações do exterior) / 0800 709 0466 (deficientes auditivos);
  • Azul – 4003 1118 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 887 1118 (todo o Brasil) / 0800 881 0500 (deficientes auditivos).

Utilize plataformas de rastreamento

Outra alternativa que você tem para verificar o cancelamento de voo é usar plataformas de rastreamento.

Alguns portais permitem que você faça a consulta tanto de voos nacionais quanto internacionais.

Um exemplo de plataforma útil para essa finalidade é o portal da Infraero, que permite a verificação de voos nacionais.

Para isso, você só precisa entrar no site e preencher os campos de consulta com as informações sobre o seu voo.

Além desse, há outros sites bastante úteis para o acompanhamento de voos. Com certeza, eles poderão ajudá-lo muito em seu planejamento de viagem.

A seguir, veja o que fazer quando ocorrer a alteração ou o cancelamento do seu voo.

Alteração e cancelamento de voo: o que fazer?

Se essa situação acontecer com você, saiba que existem algumas medidas que pode tomar para tentar contornar o problema.

Uma delas é aceitar uma nova data sugerida pela empresa aérea, que deverá chegar via SMS, e-mail, WhatsApp ou outro meio de comunicação informado por você.

Mas se não for possível viajar na nova data, outra opção é pedir a remarcação para outra data e horário ou o reembolso.

Além disso, uma alternativa possível é aceitar a realocação em outro voo, ainda que seja de outra companhia aérea.

Essas são as opções que você terá para resolver a situação do cancelamento de voo. 

Lembre-se que é sempre importante conhecer seus direitos quando isso acontece. Por isso, leia o próximo tópico e saiba mais a esse respeito.

Quais são os direitos do passageiro em caso de cancelamento de voo?

Quando ocorre o cancelamento, é necessário que a companhia aérea ofereça algumas compensações aos passageiros.

No tópico anterior, você conferiu algumas alternativas para driblar o problema. Por isso, é importante exigir que alguma delas esteja disponível.

Além disso, caso você tenha que esperar muito tempo pelo próximo voo, é seu direito ter acesso à hospedagem e alimentação, bem como a meios de comunicação, como internet.

Podemos mencionar, ainda, que os passageiros têm o direito de receberem informações da companhia aérea a cada 30 minutos, em relação à partida de próximos voos.

Também é seu direito solicitar outra forma de transporte em casos de o tempo de espera ser maior do que 4 horas ou se o voo for definitivamente cancelado.

Vale destacar também que, caso o cancelamento gere danos graves ao passageiro, como a perda de um evento importante, existe a possibilidade de solicitar uma indenização.

Neste caso, é necessário fazer um requerimento diretamente no Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Para garantir que você não será totalmente prejudicado se seu voo sofrer cancelamento, uma dica importante é contratar seguro de viagem. Saiba mais a seguir.

Seguro viagem cobre cancelamento de voo?

Diante do estresse que pode ser encarar o cancelamento do seu voo, algo que pode amenizar o problema é contratar um seguro.

Afinal, dependendo da sua apólice, ele cobre casos de cancelamento. No entanto, vale reforçar que esse serviço não é obrigatório.

Portanto, não é comum encontrar essa cobertura em apólices básicas, de modo que você terá que incluí-la em seu contrato.

Ela é interessante, pois garante a compensação financeira decorrentes de gastos com telefonia, alimentação, hospedagem e transporte necessários por causa do cancelamento.

Por isso, para incluir a cobertura contra cancelamento de voo em sua apólice, é importante procurar pela opção “atraso e cancelamento de voo”.

Dependendo da operadora de seguro, a nomenclatura pode variar um pouco. Assim, ao fazer o contrato, verifique se há alguma opção como “gastos por atraso de voo”.

É importante comentar, ainda, que o seguro serve como um complemento ao dever da empresa aérea de reembolsá-lo por causa do cancelamento.

Assim, a responsável pelo ressarcimento é a companhia aérea, e o seguro entra em ação caso o valor gasto por você supere a quantia paga pela empresa.

Contrate um seguro viagem e evite prejuízos com cancelamento de voo

Agora que você já sabe o que fazer em caso de cancelamento de voo, considere contratar um seguro para evitar prejuízos.

Para isso, conte com o auxílio do Assistente de Viagem para encontrar o melhor seguro de viagem para a sua necessidade.

No nosso site, você encontra opções de cobertura oferecidas pelas melhores seguradoras do Brasil.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil. Para mais conteúdos como este, continue no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).