Chapadas dos Veadeiros: o que fazer e onde ficar? [DICAS]

Visitar a Chapada dos Veadeiros é uma das metas das pessoas que costumam buscar por novas experiências e ainda pretendem conhecer melhor os principais pontos de Goiás.

Isso porque o local é um ótimo destino para quem busca muito sossego e descanso em meio a natureza e o cerrado do estado.

Esse importante berço hidrográfico nacional oferece as mais lindas paisagens naturais, como enormes paredões rochosos, que são sua principal característica.

Por isso, se você está pensando em visitar a Chapada dos Veadeiros, o Assistente de Viagens preparou algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua viagem!

 

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros: beleza e diversão garantidos!

Apesar de toda a sua grandeza e beleza, muitas pessoas ainda possuem dúvidas se vale a pena visitar o local nas suas férias.

O parque, que fica localizado em uma área de proteção integral à natureza, é a melhor escolha para quem quer se divertir e ainda ver paisagens deslumbrantes pelo caminho.

Lá, é possível se deparar com atividades de lazer para toda a sua família, além de ser um ótimo lugar para passar momentos à dois ou até mesmo sozinho.

 

Afinal, o que fazer na Chapada dos Veadeiros?

O Parque oferece diversas opções para os amantes da natureza se divertirem.

Com dezenas de cachoeiras, piscinas naturais de águas termais, boas trilhas e lugares para ver o pôr do sol, a Chapada dos Veadeiros oferece férias inesquecíveis para quem passa por lá.

Se você é uma pessoa que não gosta de adrenalina, o local é perfeito para fazer um piquenique ou sentar e apenas ouvir o canto dos pássaros.

As noites por lá também costumam ser bastante movimentadas, principalmente pelos bares e restaurantes da região.

Para os amantes de uma boa gastronomia, é possível aproveitar um ambiente agradável com comidas locais e bastante música ao vivo. 

Entretanto, também separamos algumas sugestões de locais que não devem ser deixados de lado durante a sua viagem à região. 

Confira abaixo!

Se aventure na trilha dos Cânions

A trilha dos Cânions na Chapada dos Veadeiros é um dos maiores pontos turísticos do local e é responsável por levar os turistas a encontrarem paisagens de cair o queixo.

Com um trajeto de 12 quilômetros (ida e volta), o caminho tem como principais atrações o Cânion II e a Cachoeira das Cariocas.

Apesar de longa, a trilha não oferece grandes declives e pode ser percorrida tranquilamente por visitantes que não possuem tanto preparo físico.

O cansaço é deixado de lado quando nos deparamos com o cerrado que cerca o local. 

A beleza da natureza é tão grande, que o tempo passa rápido e você com certeza vai querer repetir o passeio.

Conheça a Catarata dos Couros

Se você for para a Chapada dos Veadeiros, sem dúvidas precisará conhecer a Catarata dos Couros.

Localizado em uma ilha com diversas atrações feitas na natureza, lá é o local ideal para quem está em busca de sossego e descanso, enquanto molha os pés em uma deliciosa cachoeira.

Para realizar um passeio nas Cataratas é preciso passar todo o caminho à margem do Rio dos Couros, o que proporcionará incontáveis banhos nas águas transparentes que envolvem o ambiente.

Durante as trilhas você poderá conhecer a Cachoeira da Muralha e a Cachoeira Almécegas, duas das principais atrações da ilha.

Assim como nos Cânions, os caminhos de passagem das Cataratas dos Couros são de nível fácil, permitindo que qualquer pessoa realize o trajeto calmamente.

Chegar ao local não é difícil, no entanto, a falta de localização faz com que aplicativos de GPS sejam necessários para visitá-lo, caso você não queira contratar um guia.

 

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

Assim como qualquer outro ponto turístico brasileiro, a Chapada dos Veadeiros conta com diversas opções de locais para se hospedar durante a sua passagem no local.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para diferentes tipos de viajantes.

Pousadas

Uma ótima opção para quem deseja conhecer todos os pontos turísticos do local, sem abrir mão da comodidade e da beleza.

Além disso, as pousadas são as mais escolhidas pelas famílias, justamente pelas atividades que o ambiente possui e por serem próximas a muitas cachoeiras e trilhas.

Existem dezenas de opções de hospedagens no local, portanto, se planeje com antecedência e encontre aquela que mais lhe agrada.

Hotéis

Assim como as pousadas, na Chapada dos Veadeiros você encontra diferentes opções de hotéis para se hospedar e passar dias maravilhosos nesse paraíso.

Essa é a opção mais procurada pelos casais em lua de mel que desejam desfrutar dos momentos a dois o máximo possível, enquanto são envolvidos por uma bela natureza.

Inclusive, essa é uma das melhores alternativas para quem viaja de carro e deseja contratar um aluguel de carros exclusivamente para o passeio.

Campings

Já para as pessoas mais aventureiras e que desejam ter total contato com a natureza ou aqueles turistas que estão apenas de passagem, existem os campings.

É possível encontrar dezenas de escolhas por toda a extensão da Chapada dos Veadeiros, permitindo que os mochileiros se hospedem em diferentes locais durante a sua passagem.

Você pode encontrar hospedagens de diferentes tipos e valores.

No entanto, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa antes de escolher o local que ficará, para não se arrepender e nem se apertar depois.

Aqui, o ideal é sempre escolher a opção que cabe no seu bolso, como um aluguel de carros, para evitar possíveis gastos não previstos com o deslocamento na cidade.

 

Qual a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros?

O melhor momento do ano para viajar para a Chapada dos Veadeiros dependerá do gosto dos turistas que visitam o local.

Isso porque cada uma das épocas oferece as suas peculiaridades e belezas, alterando a experiência por toda a extensão do ponto turístico.

Na época mais úmida (outubro a março) você encontrará o local bem mais cheio de turistas, assim como as cachoeiras que ficam ainda mais exuberantes nessa época.

Mas é preciso ter em mente que é um período com grandes quantidades de chuvas e trombas d’água, que podem ser perigosas para quem está nas cachoeiras.

Portanto, se pretende ir nessa época, a qualquer sinal de chuva, saia da água imediatamente.

Durante o período de seca (abril a setembro), a paisagem do cerrado fica ainda mais bonita e em raras ocasiões você se deparará com chuvas fracas.

No entanto, essa época é bem mais fria que os outros meses, e as cachoeiras acompanham a temperatura ambiente, podendo ser um desafio se esbanjar nelas.

Conclusão

Independente da hospedagem e da época do ano que você decidir tirar férias, a Chapada dos Veadeiros sem dúvidas é um local para ficar na memória.

Conte com o  Assistente de Viagem para conhecer tudo sobre esse paraíso brasileiro e para encontrar a melhor opção do seu seguro viagem.

No nosso site você encontra pacotes perfeitos para suas férias, além de poder contar com opções para toda a família!

Se você já conhece a Chapada dos Veadeiros, conta sua história aqui nos comentários! Adoraríamos saber mais sobre sua experiência neste local maravilhoso!

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).