7 cidades coloniais do Brasil para conhecer a história do país

As cidades coloniais brasileiras estão entre alguns dos destinos favoritos dos amantes de cultura e história. Além disso, elas reservam paisagens únicas que nos remetem a um período no qual o Brasil ainda era colônia de Portugal.

Por isso, é comum encontrar nestes destinos uma arquitetura com traços europeus, monumentos e prédios seculares e claro, a possibilidade de embarcar numa jornada única.

Pensando nisso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo para te apresentar as 7 principais cidades históricas do Brasil. Prepare seu seguro viagem nacional e vem conosco conhecer o que torna cada uma delas um destino imperdível.

Ouro Preto: cidade colonial com o maior conjunto do barroco brasileiro

É impossível não iniciar esta lista com a charmosa cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. Isso porque o local foi palco do primeiro movimento de libertação do país, a Inconfidência Mineira, e também a primeira capital de Minas Gerais.

Na cidade, você poderá conhecer o Museu da Inconfidência – o segundo mais visitado do país – igrejas repletas de ouro e esculturas de Aleijadinho e painéis e afrescos de Mestre Ataíde.

Além disso, Ouro Preto permite revisitar o Brasil colonial percorrendo minas de ouro desativadas, casarões com quase 3 séculos de história e uma paisagem com cachoeiras e montanhas.

A efervescência cultural da cidade ainda reserva eventos incríveis como o Carnaval de rua, a Semana Santa e festivais de cinema, literatura, jazz e música.

Petrópolis: a Cidade Imperial

No Rio de Janeiro, destaca-se entre as cidades coloniais brasileiras, o município de Petrópolis. Com clima ameno e vegetação abundante, Petrópolis ganhou o título de cidade imperial por ter sido a rota favorita de Dom Pedro em seus momentos de repouso e lazer.

Logo, entre as atrações turísticas imperdíveis da cidade estão o Museu Imperial (antiga residência da família real), o Palácio Rio Negro e o Palácio de Cristal.

Além deles, Petrópolis também abriga a casa onde morou Santos Dumont, o pai da aviação.

Devido ao clima, a região é famosa pela produção de cerveja, e é possível realizar uma tour guiada pelas empresas produtoras do local.

Diamantina: no coração de Minas Gerais

Assim como sua “irmã” Ouro Preto, Diamantina merece figurar entre as principais cidades coloniais do Brasil por ser o destino final de um dos caminhos da Estrada Real. O município fica a cerca de 300km da capital mineira e recebe mais de 3 milhões de turistas por ano.

Dentre as principais atrações estão a Vesperata, onde músicos se apresentam nas janelas enquanto o público assiste nas mesas e vielas da região central de Diamantina.

Outros pontos que merecem atenção são os museus dedicados à Xica da Silva, a escrava que se tornou rainha e à Juscelino Kubitschek, presidente de grande prestígio e que construiu Brasília.

Cidade colonial de Salvador: A Roma negra

Saindo da região Sudeste e desembarcando no Nordeste, o próximo destino desta lista é a capital da Bahia. E por lá, tudo é superlativo para justificar sua presença aqui.

Salvador é a maior cidade baiana e foi fundada em 1549, tornando-se a primeira capital do país.

Em sua região mais famosa, é possível encontrar os casarios coloniais do pelourinho, com forte influência do sincretismo religioso entre o catolicismo e as divindades de matrizes africanas.

Aliás, Salvador é conhecida como Roma Negra por ser o maior centro difusor das religiões africanas dentro do Brasil. Tal qual a capital italiana é para o cristianismo.

Olinda: charme pernambucano incomparável

Nomeada a partir de uma frase dita pelo desbravador Duarte Coelho, Olinda se encontra a poucos quilômetros da capital de Pernambuco e foi fundada para ser um forte de defesa.

Contudo, ao longo dos séculos, a cidade deixou de ser um local para veranistas e pessoas que buscavam tranquilidade e se tornou uma das primeiras a contar com bondes elétricos e água potável encanada.

Porém, seu estilo bucólico e sua arquitetura colonial mantiveram os traços do Século 17 e 18 e a história falou mais alto. Entre suas principais atrações estão os mosteiros, igrejas e casarios, além do famoso barracão que guarda os bonecos tradicionais do Carnaval local.

Cidade colonial Penedo: a capital do baixo São Francisco

Menos conhecida que algumas das outras cidades coloniais desta lista, Penedo é um cantinho mágico às margens do Rio São Francisco. Do outro lado do rio, está Sergipe, que é separado de Alagoas pelas águas encantadoras de um dos principais rios do Brasil.

Além de prédios históricos e um foco bem intenso no ecoturismo, Penedo nos convida a conhecer seu Paço Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou durante visita à cidade e as igrejas de Nossa Senhora da Corrente e Rosário dos Pretos.

Uma dica extra que deve estar em qualquer roteiro é o passeio até a foz do Rio São Francisco, que pode partir de Penedo ou do município vizinho de Piaçabuçu.

Pirenópolis: no centro oeste brasileiro

Por último, fechamos nossa lista com uma das primeiras cidades goianas, tombada como patrimônio histórico em 1989. O município de Pirenópolis é famoso entre as cidades coloniais do Brasil por ter sido um grande centro de extração de ouro no estado.

O nome Pirenópolis homenageia a cadeia de montanhas que separa a França de Portugal, similar à montanha local que ficou conhecida como Serra dos Pireneus.

Com uma paisagem de calmaria e a tranquilidade do interior brasileiro, o destino é escolha certa para quem busca passeios de ecoturismo ou descansar em meios à natureza.

Conheça as cidades coloniais brasileiras com segurança!

Agora que você conheceu melhor 7 das principais cidades coloniais do Brasil, o Assistente de Viagem tem uma dica para tornar o seu passeio muito mais incrível e seguro.

Para isso, é só acessar a nossa ferramenta de cotação e comparar as principais apólices de seguro viagem nacional. Com uma delas, você viaja tranquilo e tem cobertura contra extravio de bagagens, atraso de voos, acidentes, prática de esportes radicais e outros.

Investir em um seguro de viagem em solo nacional é se precaver dos principais riscos e problemas que toda viagem pode ter. Dessa forma, você aproveita o melhor do seu passeio e fica livre de preocupações.

Para acessar outros conteúdos sobre dicas e viagens, continue conosco aqui no Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).