O seguro viagem é o serviço dedicado à prestação de suporte a turistas e viajantes. Isso porque ele oferece diversas alternativas para que a viagem seja tranquila, ou ainda que problemas sejam resolvidos ou minimizados durante a jornada.
Ainda que muitas pessoas não conheçam sua importância, é necessário lembrar que alguns destinos tornam o seguro viagem como obrigatório. Ou seja, nos casos em que ele é exigido, não tê-lo em mãos pode significar o cancelamento da viagem.
Mas você sabe como ele funciona, e principalmente, tudo o que ele cobre?
Nesse artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a definir como contratar um seguro viagem. Vem conosco!
Qual a finalidade de um seguro viagem e como ele funciona?
Primeiramente, precisamos aceitar que nem sempre sabemos quando algo pode dar errado durante uma viagem. Há situações que podem ser prevenidas, contudo, o seguro viagem é uma forma de remediar alguns problemas, de modo a não comprometer o passeio.
Pense no seguinte: há viagens que são programadas com semanas, meses e até anos de antecedência. Por isso, é preciso se resguardar de imprevistos, além de garantir que haja assistências ou indenizações no caso de possíveis problemas.
A partir dessa premissa, podemos definir como os 3 pontos principais de um seguro viagem – e a importância de contratá-lo – nos tópicos a seguir.
Economia para situações de saúde
Estamos em plena pandemia. E mesmo antes dela, vários países que são destinos procurados por turistas possuem sistema de saúdes caros e pouco acessíveis. Por exemplo, os Estados Unidos.
Na terra do Tio Sam, o custo com uma simples internação pode chegar a 3500 dólares por dia. Isso sem contar gastos com remédios e procedimentos cirúrgicos.
Aqui, uma dica importante é sempre consultar as condições do plano contratado. Dessa forma, você saberá sobre questões de emergência, urgência, acidentes pessoais, enfermidades e doenças preexistentes.
Ressarcimento em danos, extravios de bagagem e voos cancelados
Outro problema recorrente para quem vai viajar são os imprevistos que podem ocorrer em qualquer companhia aérea. Ao contratar um seguro viagem, você fica livre de incidentes como cancelamento de voos por mau tempo e bagagens extraviadas ou danificadas. Isso porque a contratação de um seguro viagem é capaz de ressarcir valores relacionados a estas situações. Ou seja, você poderá continuar o passeio com o menor impacto possível em sua programação.
Nos casos de voos cancelados, você não precisará se preocupar com hospedagem, alimentação e remarcação da data de viagem.
Morte ou invalidez durante a viagem
Quase ninguém gosta de tocar nesse assunto, mas ele é primordial ao se pensar em como contratar um seguro viagem. Isso porque a cobertura que abrange morte ou invalidez proporciona segurança para a família e amigos no caso de algo mais grave. Tente imaginar a dificuldade de alguém em repatriar um corpo de outra cidade ou país. Ou ainda, garantir o translado em situações de invalidez.
Por isso, não fuja dessa conversa. E contrate de forma responsável um seguro viagem que contemple esses dois casos.
Como contratar um seguro viagem com outras opções de cobertura
Dentre as possíveis coberturas do seguro viagem, existem algumas específicas para ocasiões especiais. Por exemplo, a que diz respeito sobre o regresso antecipado, a indenização em caso de cancelamentos (inclusive pacotes turísticos e reservas em hotéis) e até mesmo a cobertura para funeral.
E o que o seguro viagem não cobre?
Em resumo, qualquer situação não prevista na apólice de seguro não terá cobertura. Nesse caso, como contratar um seguro viagem que atenda todas as suas necessidades? A resposta é simples: lendo cada item com calma a fim de compreender seus riscos e prioridades na contratação. Por exemplo, há seguradoras que não cobrem atividades de alto risco, como esportes radicais. Por outro lado, há seguro viagem exclusivo para esta modalidade.
De modo geral, exames de rotina, psicológicos ou psiquiátricos também não fazem parte da cobertura do seguro viagem. Isso porque são procedimentos que podem ser realizados sob agendamento.
Por último, fique atento sobre a incidência de fenômenos naturais como tsunamis e furacões na localidade em que vai viajar. Nem todas as seguradoras oferecem opções para estes casos.
Validade do seguro viagem e modalidades para passeios no Brasil e no exterior
Se você tem dúvidas sobre como contratar um seguro viagem, basta entender que sua validade é desde o início do passeio. Em outras palavras, ao acontecer quaisquer dos imprevistos citados acima, você pode contatar sua seguradora e receber instruções.
No caso de viagens internacionais, o atendimento é oferecido em português. Aliás, confira abaixo as diferenças para viagens nacionais e internacionais.
Como contratar um seguro viagem para viajar pelo exterior
De acordo com a Resolução de 2014 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), há coberturas que precisam ser oferecidas por todas as seguradoras. E ao contratar um seguro viagem internacional, a primeira coisa a fazer é saber quais países irá percorrer. Isso porque há planos e valores específicos, e no caso de viajar por vários lugares, pode ser necessário um seguro mais amplo. Por exemplo, se sua viagem contemplar dois continentes, há opções que asseguram em vários países distintos. Ou então, se você for ao México e posteriormente aos EUA, precisa incluir toda a rota no seguro viagem.
Por último, considere também o seguro de viagem internacional quando a viagem tiver cruzeiro marítimo entre os meios de transporte.
Especificamente para a Europa, é preciso compreender o Tratado de Schengen e quais países ele abrange, antes de decidir como contratar um seguro viagem.
Seguro viagem nacional não é obrigatório mas é recomendável
Já dentro do Brasil, não há obrigatoriedade na contratação de um seguro viagem. Porém, sua recomendação é extremamente necessária quando o turista não conta com plano de saúde particular na localidade da viagem.
Além disso, a maior parte dos planos são estaduais ou municipais e não oferecem cobertura extra para consultas emergenciais, tratamentos ou consultas fora da cidade assegurada.
Mas afinal, como fazer para contratar um seguro viagem?
Primeiro, certifique-se do local que irá visitar, por qual período e quais condições precisam ser cumpridas para contratar o seguro viagem.
Após isso, considere atividades adicionais ou práticas esportivas que poderão ser realizadas durante o passeio. Caso seja necessário, opte por uma cobertura adicional também.
Por último, com todas essas informações em mãos, acesse o site do Assistente de Viagem e consulte as melhores opções sobre a contratação do seu seguro viagem.
A relação custo-benefício é muito vantajosa e, certamente, irá te atender de forma completa e pontual. E se ficou alguma dúvida, acesse os links exclusivos sobre cada tipo de seguro a seguir.