Principais festivais de inverno em Minas Gerais

Quem já visitou ou ouvir falar dos festivais de inverno de Minas Gerais, certamente faz parte daqueles turistas que colocaram os eventos em sua lista de desejos. Afinal, a maior parte destes festivais são tão tradicionais no estado que já figuram nos eventos oficiais das cidades onde acontecem.

E claro, se falamos em Minas Gerais, não dá para esperar outra coisa senão: cidades encantadoras, comidas deliciosas e aquele aconchego mineiro que faz qualquer turista se sentir em casa. Agora pense em tudo isso com o friozinho de pano de fundo e um boom de cultura nas mais variadas formas!

Pois é sobre isso que o Assistente de Viagem vai falar hoje e, para isso, trouxemos dicas sobre os principais festivais de inverno em Minas Gerais, o que esperar deles e muito mais. Confira conosco e boa leitura!

A história dos festivais de inverno em Minas Gerais

Ainda que diversas cidades mineiras contem com atrações culturais em datas importantes como o Carnaval e a Semana Santa, os festivais de inverno em Minas Gerais remontam ao final da década de 1960. Isso porque, o primeiro que se dedicou a esse tipo de evento, ocorreu em 1967, a partir de uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Contudo, o que era apenas uma proposta de aliar formação, difusão e promoção da cultura de Minas, acabou por apresentar até grupos de renome mundial, como o Galpão e o Uakti. E claro, uma boa ideia em Minas vai passando de boca em boca e ganha novos contornos e ares em cada cidade onde acontece, não é mesmo?

Festivais de invernos mais famosos em Minas

A seguir, listamos as cidades onde acontecem os festivais de inverno em Minas Gerais mais populares e interessantes. Acompanhe conosco!

Festival de Inverno de Ouro Preto

Ainda que a primeira capital mineira dê nome ao Festival de Inverno de Ouro Preto, ele já se tornou muito maior e abrange as cidades de Mariana e João Monlevade. Isso porque ele tem hoje a organização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que possui campus nos dois municípios, ambos ao longo da Estrada Real.

Todavia, ele existe desde as primeiras iniciativas da UFMG em organizar este tipo de evento e, ao passar para a mãos da UFOP, mantém-se como um dos mais importantes e procurados festivais de inverno de Minas Gerais.

De modo geral, ele envolve desde cursos, palestras, oficinas, peças teatrais, apresentações musicais e exibição de filmes e curtas-metragens. Com entrada totalmente gratuita, já passaram por lá artistas de renome nacional, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Lenine, entre outros.

Em 2024, o Festival de Inverno tem programação em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade e acontece de 4 a 28 de julho. Confira aqui a programação completa.

Diamantina entre os melhores festivais de inverno de Minas Gerais

Por sua vez, o Festival de inverno de Diamantina 2024 acontece entre os dias 12 de julho e 3 de agosto. Ou seja, são três semanas em que a cidade ficará repleta de atrações culturais, gastronomia saborosa e uma efervescência de música e arte.

Além disso, o evento promete oficinas, saraus, artesanato, workshops e diversão para toda a família. Para isso, contará com artistas de rua e teatro que irão animar os espaços públicos.

E claro, shows que vão desde apresentações infantis a artistas como João Ramalho, Zeca Baleiro, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e uma exibição especial da Vesperata.

Entenda | O que fazer em Diamantina

Festival de Inverno de Tiradentes

Entre os dias 13 e 21 de julho, a cidade colonial de Tiradentes também recebe sua versão para figurar entre os melhores festivais de inverno de Minas Gerais. Para isso, Tiradentes nomeou seu evento como Inverno Mágico.

E o que isso significa? Que fará a abertura das atrações com um show especial de ícones do Clube da Esquina como Beto Guedes, Lô Borges e Flávio Venturini.

Contudo, o show de abertura é pago, mas outras atrações gratuitas estarão durante a programação de julho.

Para 2024, o tema por lá será  “A Cultura em Movimento – Tião Paineira”, e o festival prestará homenagem ao renomado ceramista mineiro. Por fim, dentre a programação para os meses de inverno, acontecerá também o 31º Bike Fest e o 54º Festival Nacional da Canção.

Conheça também | Cidades próximas à Tiradentes

Poços de Caldas também é destaque dentre os festivais de inverno de Minas Gerais

Saindo da região central de Minas e chegando ao sul do estado, temos o Festival de Inverno de Poços de Caldas. O evento acontece entre 1º de julho e 1º de agosto e promete mais de 500 artistas que tomarão as ruas e praças da cidade com alegria e cultura.

Entre os destaques, merecem atenção as atrações circenses, intervenções e exposições da cultura local. E claro, músicos que celebrarão o cancioneiro nacional com shows que vão do rock ao samba e MPB.

Confira também | Circuito das Águas de Minas Gerais

Festival de Inverno de Itabira

A terra de Drummond também faz bonito entre os principais festivais de inverno de Minas Gerais e, neste ano, conta com uma programação bem robusta. Por exemplo, haverá shows de Seu Jorge, Frejat, Paralamas do Sucesso e Maria Rita.

E não pára por aí! Além de atrações e intervenções similares à de outras cidades de Minas, Itabira também dá a oportunidade aos turistas de conhecer de perto a obra de um dos maiores poetas brasileiros.

Festival de Inverno de Belo Horizonte

Por fim, é necessário incluir na lista dos principais festivais de inverno de Minas Gerais. Ele acontece este ano entre 11 e 21 de julho, nas dependências da UFMG. Afinal, a universidade pioneira no evento ainda conta com sua versão dele. No caso, que se divide entre os campus da capital mineira e tem como tema “Memória: Arte e Patrimônio”.

Além disso, BH também conta com uma forte programação cultural no mês de julho. Em geral, ela abrange desde eventos privados a atrações culturais que acontecem em locais como Pampulha e Parque Municipal.

Saiba também | Cidades históricas de Minas Gerais

Conheceu os principais festivais de inverno em Minas Gerais? Viaje em segurança e desfrute os melhores momentos!

Após conferir os melhores festivais de inverno de Minas Gerais, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendell Soares: Wendell Soares é jornalista, pós graduado em Marketing Digital e apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem.