Grávida pode viajar de avião com segurança e conforto

Grávida pode viajar de avião? Decolar de avião normalmente é o sonho de muita gente. A partir de diversos voos você pode conhecer novos lugares, novas culturas e pessoas. Entretanto, é preciso muita atenção e planejamento para fazer uma viagem tranquila.

Afinal, existem regras e documentações que precisam ser entregues durante o check-in. Além disso, para gestantes e pessoas com problemas no coração é preciso uma consulta prévia no médico para saber as possibilidades de voar. 

As companhias aéreas possuem regras distintas quando o assunto é liberar passageiras gestantes a voar. Por isso, é preciso consultar as regras da companhia aérea e realizar os procedimentos solicitados com antecedência.

Ao ter a liberação dos médicos é preciso realizar um bom roteiro e principalmente contratar um seguro viagem para tornar a viagem mais tranquila. Confira tudo o que você precisa saber sobre regras de viagem para gestante.

Afinal, grávida pode viajar de avião?

De modo geral, grávida pode viajar. No entanto, é preciso indicar a gestação às companhias aéreas, que possuem regras distintas entre si. Por isso, em geral gestantes com até 27 semanas podem viajar apenas avisando a companhia aérea.

A partir da 28 semana de gestação as companhias aéreas costumam solicitar um atestado médico de até uma semana antes do voo comprando a capacidade da gestante viajar. No atestado deve constar, por exemplo, tempo máximo permitido e idade gestacional.

Esses cuidados são importantes para que as companhias aéreas possam garantir a segurança da gestante e também do bebê. Afinal, principalmente voos internacionais, possuem longas horas de duração. 

Vale destacar que geralmente gravidez avançada não é autorizada a viajar, caso seja permitido, é muito importante a presença de um médico acompanhante. Além disso, gestações a partir da 39 semana não costumam ter voos liberados. 

Principais regras de viagem para gestante

Como dito anteriormente, grávida pode viajar de avião, mas, as regras para viagem de gestantes mudam de acordo com a companhia, por isso é muito importante realizar uma consulta às diretorias. 

Vale destacar que apesar das diferenças todas exigem o aviso sobre a gestação durante a compra das passagens. Confira as regras de quatro das principais companhias aéreas do Brasil.

Gol

Gravidez de alto risco é necessário apresentar o formulário MEDIF (Medical Information Form) até 48 horas antes da viagem. Em gravidez simples, até 27 semanas não são cobrados atestado médico.

Quando a gravidez está entre a 28ª e 35ª semana a gestante precisa preencher uma declaração de responsabilidade oferecida pela companhia aérea. Já durante a 36ª e 37ª semana é preciso apresentar atestado de no máximo 30 dias.

Por fim, a partir da semana 38 só é permitido que a gestante viaje se ela comprovar extrema necessidade, preencher a declaração e estar com um acompanhamento médico.

Já para as gestantes de gêmeos as regras são alteradas no número de semanas de cada tipo de solicitação. Ou seja, com até 25 semanas de gestação não é solicitado atestado, entre a 26ª e 31ª semanas de gestação é necessário a declaração de responsabilidade.

Da 32ª a 37ª semana é preciso apresentar o atestado médico com validade de 30 dias e após a 38ª semana também só é permitido a viagem em situações especiais. 

Azul

Para a gestação simples, a Azul autoriza viagem sem atestado ou declaração até a 28ª semana. Entre a 29ª até a 35ª semana a gestante precisa apresentar um atestado médico com data de até 7 dias antes da viagem.

Da 36ª até a 37ª semana é necessário que a gestante preencha a declaração de responsabilidade e também apresentar atestado médico. A partir da 38ª semana de gravidez só é permitida a viagem com acompanhante médico responsável.

Já para a gestação múltipla e gravidez de risco as regras da Azul são de liberação total de viagem até a 28ª semana. Entretanto, durante o período da 29ª e 31ª semana a companhia solicita atestado médico para autorizar a viagem.

Da 32ª até a 37ª semana é necessário que a gestante preencha a declaração de responsabilidade e apresente um atestado médico. A partir da 38ª semana a gestante só pode viajar acompanhada pelo médico responsável.

Latam

A Latam não solicita atestado médico para gravidez simples que esteja até a 27ª semana. A partir da 28ª e até a 35ª semana a companhia deve receber o atestado médico durante o check-in para embarque. 

A partir de 36 semanas e antes de completar 39 semanas a gestante precisa enviar o MEDIF ou atestado médico para que a equipe médica Latam possa analisar. 

Quando a gestante está enfrentando uma gravidez múltipla também não é solicitado o atestado médico até a 27ª semana de gestação. Entre a 28ª e a 32ª semana a passageira gestante precisa apresentar o atestado no balcão de atendimento durante o embarque.

Nas sete semanas seguintes, ou seja, entre as semanas 32 e 39 da gestação é preciso enviar o atestado ou MEDIF para a avaliação médica. 

Avianca

Já a Avianca não solicita atestado médico até a 27ª semana de gravidez simples. Entre as semanas de número 28 e 35 é que fica obrigado a apresentação do relatório médico. Mas, quando a gestante está passando pela semana 36 e 39 é preciso enviar o atestado e o MEDIF.

A partir de 39 semanas soma-se às entregas do atestado médico e MEDIF a obrigação da passageira estar acompanhada de um médico responsável. No entanto, caso a gestação esteja para além das 40 semanas fica proibido o embarque pela a Avianca.

Caso a passageira esteja com um gestação múltipla também, segundo a Avianca, não é necessário apresentar atestado médico até a 27ª semana. A partir de 28 semanas e até 31 semanas a gestante precisa apresentar um relatório médico no balcão de atendimento.

A partir de 32 semanas a Avianca solicita o envio do relatório médico e também do formulário MEDIF. Depois da 38ª semana a passageira só é permitida de embarcar se estiver acompanhada de um médico e enviado atestado e MEDIF.

Assim como na gestão simples, depois das 40 semanas de gestação a Avianca não autoriza o embarque de passageiras gestantes.

 

Como preparar-se para viajar de avião durante a gravidez?

Para viajar de forma tranquila durante a gravidez, mesmo que a companhia não solicite, é muito importante consultar um médico. A partir disso, é possível garantir a sua segurança e a do bebê.

Para se preparar bem para viagem de avião também é muito importante contratar um seguro de viagem e garantir toda a tranquilidade durante o voo e a viagem em si. Existem uma série de dicas durante o voo para tornar a viagem mais tranquila. 

Entretanto, é fundamental se preparar bem antes de começar a viagem. Por isso, principalmente em viagens internacionais, procure colocar roupas confortáveis e leves. 

Além disso, prepare uma bolsa de mão com todos os itens que você pode precisar, principalmente remédios. 

Outra dica para se preparar é colocar na bolsa meias de compressão para ajudar no inchaço das pernas durante o voo.

Antes da viagem é fundamental que você tenha uma boa noite de sono e um dia tranquilo para que possa descansar. Também é necessário se alimentar de maneira leve antes dos voos e também durante o voo.

Como escolher a melhor companhia aérea e assentos para grávidas?

Você já sabe que as companhias aéreas possuem regras diferentes para cada idade gestacional, não é mesmo?  Por isso, para encontrar a melhor companhia aérea para sua viagem é preciso analisar as condições que cada uma exige para sua gestação. 

No entanto, é preciso se atentar não só às regras da companhia aérea mas também o quão cheio estão os voos. Afinal, quanto mais cheio mais complicado vai ser encontrar um assento no corredor e mais ao centro da aeronave. 

Portanto, para escolher a companhia aérea é preciso fazer um balanço entre as regras e os assentos disponíveis. Essa iniciativa vai facilitar tornar mais rápido o processo de embarque e tornar o voo mais tranquilo, com idas e vindas ao banheiro e caminhadas pelo avião.

Como lidar com desconfortos comuns durante o voo?

Mulheres que viajam durante a graviez estão mais propensas a desconfortos como inchaço e trombose venosa profunda. Para isso, é muito importante conversar com seu obstetra para que ele passe, por exemplo, meias especiais para diminuir o inchaço.

Além disso, em viagens de longa duração, ou seja, mais de 4 horas, é fundamental que a gestante faça pequenos exercícios. Para isso, é preciso dar uma andadas pelo avião e mexer em curtos intervalos de tempo os pés em movimentos circulares.

Como lidar com documentação de viagem e requisitos de saúde durante a gravidez?

Grávida pode viajar de avião? Você já conhece as regras de documentação das principais companhias aéreas que atuam no Brasil. Por isso, para evitar problemas antes do embarque é muito importante realizar todos os procedimentos com antecedência.

Portanto, procure seu médico obstetra e converse com ele sobre as possibilidades de viajar e os principais cuidados indicados para o seu tipo de gravidez. Após isso, coloque em prática os requisitos solicitados pela companhia para a sua idade gestacional.

Entender as condições de voo e procurar assentos mais confortáveis e no meio da aeronave são essenciais para garantir um voo mais tranquilo.

Por isso, é fundamental manter contato direto com a companhia aérea para que juntos possam tornar o voo menos estressante. De modo geral, para tornar o embarque mais tranquilo é importante levar mais documentos do que o solicitado.

Portanto, mesmo que não esteja enquadrada nas semanas que exigem da declaração de responsabilidade e do atestado médico, é interessante ter eles preenchidos com você. Essa iniciativa dá uma segurança a mais para garantir a viagem e a sua segurança.

Dicas para tornar sua viagem de avião durante a gravidez o mais confortável possível

O melhor período para viajar durante a gravidez é após o primeiro trimestre da gestação, por serem meses onde os enjoos e mal-estar são mais frequentes. Afinal, é um momento de adaptação do corpo da mulher e que indica como será o período gestacional.

Passado o primeiro trimestre o ideal é viajar entre as semanas 18 e 24 da gestação. Para tornar a viagem mais confortável, uma das dicas principais é descansar bem durante o dia antes da viagem e realizar apenas refeições leves.

Além disso, é muito importante utilizar roupas leves e confortáveis para que não apertem durante o voo, principalmente pelo inchaço. Ficar em assentos do corredor também é uma boa alternativa, para facilitar as idas ao banheiro e as caminhas pela aeronave. 

As refeições durante uma viagem longa podem demorar muito tempo, por isso é importante que as gestantes levem algumas frutas ou barras de cereais para comer. Para se prevenir de enjoos e dores a dica é levar remédios que o médico obstetra fez a indicação.

Para diminuir o risco de trombose venosa profunda ou inchaços a dica é utilizar meias de compressão que o médico indica.

Grávida pode viajar de avião e, certamente com essas dicas sua viagem durante a gestação será mais tranquila. 

Conte com a Assistente de Viagem

Grávida pode viajar de avião? Agora que você já sabe os principais cuidados e regras para viajar de avião durante a gestação, você pode viajar mais tranquila e segura. Para isso, conte com a Assistente de Viagem e contrate um seguro viagem.

Com a documentação necessária e com o suporte da Assistente de Viagem sua próxima viagem de avião será tranquila e inesquecível. Caso queira tirar mais dúvidas, entre em contato com a Assistente de Viagem.

E se quiser acompanhar outros conteúdos para ter uma viagem segura, acesse o Blog da Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).