Jericoacoara: Onde fica e o que fazer nesse paraíso nordestino

Jericoacoara – fonte: Conselho Comunitário

Um paraíso entre dunas, lagoas, mangue e belas praias para chamar de nosso, assim é Jijoca de Jericoacoara.

A transformação de uma simples vila de pescadores, um local de difícil acesso, com praticamente nenhuma estrutura, trouxe o status de um dos destinos queridinhos do nosso Nordeste.

Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, ou de mar aberto e ondas grandes.

É fato que o acesso ainda não é fácil e, com isso, a natureza é preservada e segue exuberante. É considerada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional).

Dessa maneira, é proibida a construção de rodovias e estradas; bem como qualquer tipo de pavimentação, sendo assim os turistas seguem de jardineiras (veículos 4×4) em suas dunas até Jeri.

Jardineira – fonte: Pinterest

Apesar do cenário simples e da aventura para chegar ao destino, encontramos uma Jericoacoara com hotéis, pousadas, bares e restaurantes de excelente estrutura.

As ruas seguem o estilo praiano: areia, pouca iluminação e uma atmosfera sossegada. Jericoacoara já foi reconhecida pelo The Washington Post como uma das praias mais bonitas do planeta.

Os estrangeiros descobriram os encantos de Jericoacoara antes dos brasileiros. Os costumes e a gastronomia são muito influenciados pela cultura europeia, especialmente dos italianos, belgas, alemães e franceses.

Então, se acostume a ouvir o português misturado ao sotaque cearense com o estrangeiro. Puro charme!

Fonte: Pinterest

Se por um lado há uma grande variedade de receitas internacionais nos restaurantes, por outro o turista precisa se adaptar aos horários estranhos: a maior parte das lojas fica fechada no começo da tarde e alguns estabelecimentos só abrem no fim da noite.

Afinal, quem resiste à magia de Jericoacoara?

 

Taxa de Turismo Sustentável

Uma curiosidade sobre Jericoacoara é cobrança de uma taxa ambiental, instituída pela prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em 2015.

A Taxa de Turismo Sustentável vale para turistas entre 13 e 59 anos, com exceção de deficientes físicos. Para evitar filas na chegada, é aconselhável pagar pela internet.

A taxa custa R$5 por dia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara

Aliás, sobre como pagar as despesas recomendamos ter dinheiro em mãos. Há uma agência dos correios em Jericoacoara que atua como um banco postal para os titulares da conta do Bradesco, com um limite diário de retirada.

Também há agências bancárias e caixas eletrônicos somente em Jijoca (última parada antes de Jericoacoara).

 

Jericoacoara: Onde fica

Fonte: Reprodução Internet

Jericoacoara é uma vila localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, Nordeste brasileiro. Está localizada a 300km a oeste da capital do estado, Fortaleza.

 

O que fazer em Jericoacoara

A Vila de Jericoacoara no reserva lindos pontos turísticos e diversas atividades. Dentro do seu ritmo calmo é possível vivenciar grandes aventuras. Permita-se viver essa experiência e tudo o que podemos ver em Jeri.

 

Pedra Furada

Pedra Furada – fonte: PInterest

Dentre as inúmeras atrações de Jericoacoara, a mais famosa é a Pedra Furada, um arco enorme, esculpido pela ação das ondas. O arco fica situado na Região Rochosa de Jericoacoara, que se estende por 2 km do litoral e termina na Pedra do Frade.

No mês de julho, o sol se põe atrás do furo da Pedra, formando um grande espetáculo da natureza.

 

Poço da Princesa

Poço da Princesa – fonte: Pinterest

Localizado próximo à Pedra Furada, é uma pequena piscina natural com aproximadamente 1,70m de profundidade encravada na rocha. Pode somente ser visitada quando a maré está baixa.

 

Caverna do Morcego

Caverna do Morcego – fonte: YouTube

Pequena formação rochosa situada ao longo do caminho entre a Praia da Malhada e a Pedra Furada. Vale uma passada para observar uma vista incrível.

Ah! É possível encontrar alguns dos moradores que dão nome à caverna.

 

Serrote

Morro do Serrote – fonte: YouTube

Dois pequenos morros de formação rochosa à direita da Vila de Jericoacoara. É um dos poucos lugares no Parque Nacional onde há vegetação arbustiva.

O Serrote protege Jeri dos ventos e das areias das dunas. A caminhada é uma boa atividade física. Além disso, somos contemplados com uma vista privilegiada do parque, dos seus campos de dunas, do mar e da Vila.

 

Duna do Pôr do Sol

Duna Pôr do Sol – fonte: reprodução internet

Uma das principais atrações turísticas. É um acidente geográfico dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Impressiona pelo seu tamanho e perfeição das formas.

Por tradição, turistas e moradores se unem a um ritual diário em seu topo para apreciar o espetáculo do pôr do sol de frente para o mar.

 

Roda de Capoeira

Roda Capoeira – fonte: YouTube

Quando todos descem a Duna do Pôr do Sol, os primeiros sons do berimbau anunciam o início da Roda de Capoeira.

A luta, arte e dançam atraem moradores e turistas. Ao som dos instrumentos musicais e das palmas, todos são envolvidos pelo ritmo, música, dança, flexibilidade e gingado da nossa cultura.

 

Farol

Farol – fonte: TripAdvisor

Situado no ponto mais alto do Serrote, 98m acima do nível do mar. O lugar é um mirante natural com uma vista 360º dos arredores e um dos melhores pontos para assistir ao nascer e pôr do sol e da lua.

 

Igreja de Jeri

Igreja Jeri – fonte: YouTube

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1945, é um ponto turístico para aqueles que visitam o local. A beleza da arquitetura encanta. Aos domingos são celebradas as missas.

 

Praça de Jericoacoara

Praça – fonte: YouTube

Inaugurada em 2012, a Praça Edvá Esmerino da Silva ou simplesmente “Pracinha de Jeri” conta com todas as características do lugar, bancos no centro em formato de canoas, chafariz e dois quiosques cobertos de palha.

É um local aconchegante e agradável. Cercada de bons restaurantes, tornou-se um ótimo ponto de encontro e referência em Jericoacoara.

 

Mangue Seco (Cavalo Marinho)

Cavalo Marinho – fonte: reprodução internet

O passeio ecológico do Cavalo Marinho é feito de canoa pelo mangue. A vegetação tem raízes escoras e respiratórias que produzem um emaranhado na lama onde vivem caranguejos e marias-farinhas.

Em suas águas vivem os incríveis cavalos marinhos, ameaçados de extinção em todo mundo.

 

Poço do Ananias

Poço Ananias- fonte: Pinterest

Piscina natural formada pelo represamento da água do mar na maré baixa. É o principal dos vários poços formados nas rochas que separam a Praia Principal da Praia da Malhada.

 

Lagoas Interdunares

Fonte: reprodução internet

São lagoas em tons azuis e esverdeados formadas na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas brancas na área do Parque Nacional. A paisagem é indescritível.

 

Lagoa do Paraíso

Lagoa Paraíso – fonte: Jericoacoara

Conhecida como a praia de água doce do lado leste. A Lagoa Paraíso é um espetáculo da natureza, o azul-claro e azul-escuro se misturam e encantam.

Nela estão as redes dentro d’água que despertam o desejo dos turistas em conhecer esse refúgio do litoral cearense.

Apesar de ter alguns quiosques, o mais estruturado e famoso é o The Alchymist Beach Club, com DJ’s e espaços elegantes.

 

Lagoa Azul

Lagoa Azul– fonte: Youtube

É uma lagoa de águas azuis e cristalinas, conhecida também como “O paraíso das águas cristalinas”. Possui muitas belezas naturais em seu entorno e a coloração da água muda de verde para o azul cristalino, conforme as condições do clima.

Ficou famosa por possuir bancos e redes imersos na água, ótimos para relaxar.

Sem dúvidas é um belo cartão postal de Jericoacoara.

 

Lagoa da Tatajuba

Lagoa da Tatajuba – fonte: TripAdvisor

Parada final do passeio pelo lado oeste de Jeri, a Lagoa da Tatajuba é outro destaque das praias de água doce. As águas não são tão cristalinas e é cercada por enormes dunas.

Outro atrativo por estas bandas são os tobogãs improvisados e uma tirolesa que termina na lagoa.

Além disso, há uma boa estrutura de quiosques rústicos ao redor.

 

Praias de Jericoacoara

Jericoacoara conta com belas praias. Seja qual for sua escolha o cenário é deslumbrante e a atmosfera única.

 

Praia Principal

Praia Principal – fonte: reprodução internet

O lugar mais conveniente para passar um dia é a Praia Principal, situada no centrinho de Jericoacoara.

A praia une facilidade de chegar até ela com a comodidade de cadeiras e guarda-sol para alugar, bares, restaurantes e alguns dos hotéis mais requisitados.

Praia Principal – reprodução internet

Por outro lado, encontramos uma praia grande, mar com ondas, sombras das árvores e lindas dunas que mudam de cor ao longo do dia. As areias são claras e limpas, assim como a água do mar, de um azul cristalino e transparente.

As ondas suaves e os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos, especialmente windsurf.

 

Praia Malhada

Praia Malhada – fonte: TripAdvisor

Localizada a 10min da Praia Principal encontramos a Praia Malhada. Um pedaço do paraíso menos movimentado. Porém, não há estrutura na praia e o ideal é levar o que for preciso, caso queira passar o dia.

Além do mar, é possível se refrescar em algumas piscinas naturais formadas entre as rochas da região. Aliás, pedra é o que não falta por lá.

 

Praia das Conchas (Pedra Furada)

Praia das Conchas – fonte: reprodução internet

O visual do mar verde azulado é impressionante. No entanto, o mar agitado não é exatamente o mais confortável para os banhistas. A praia também não conta com estrutura à beira-mar e tampouco sombra natural.

Ainda assim, muitos turistas caminham por 30min para encontrar a Pedra Furada e garantir uma das melhores vistas do mar de Jericoacoara.

 

Praia do Preá

Praia do Preá – fonte: reprodução da internet

Localizada no município de Cruz, a 12km de Jericoacoara, a Praia do Preá está bem no meio do caminho para a Lagoa do Paraíso.

Apesar de uma estrutura rústica à beira-mar, a praia em si não é lá tão bonita, é muito frequentada pelos praticantes de windsurf.

 

Jericoacoara: Hotéis



Booking.com

Qualquer momento é um bom momento para visitar Jericoacoara. Há mais vento e sol entre julho e fevereiro. Depois de fevereiro até junho, começa a “temporada chuvosa”, o que significa que você experimentará chuvas ocasionais.

Os feriados nacionais de dezembro a fevereiro são os mais procurados. Portanto, é aconselhável reservar antes.

Jericoacoara nos reserva boas opções de hospedagem. Desde as mais simples, rústicas como as pousadas na área residencial até os mais luxuosos hotéis próximos à Praia Malhada.

Se a procura for pela melhor localização aconselhamos o centro. Já na Praia Principal estão opções de hospedagem capazes de atender bem a todos os gostos e bolsos dos turistas.

 

Passagem aérea para Jericoacoara

O acesso à Jericoacoara é limitado pelas dunas e feito por um veículo adequado e motoristas habilitados. O principal meio é via Fortaleza, com maior frequência de voos e bons aviões.

A partira daí, os 300km que separam a capital cearense de Jericoacoara são feitos por um ônibus comum até Jijoca, onde a estrada termina. Então, os turistas seguem em uma jardineira – veículo de grande porte com tração 4X4 – tendo as dunas como pista.

Você pode pesquisar passagens aéreas aqui: https://www.e-agencias.com.br/produtos-decolar/home/flights

 

Pacotes para Jericoacoara

A melhor maneira para aproveitar tudo que Jericoacoara tem a oferecer é optar por pacotes. Há opções a partir de 4 dias até 10 dias, desde pousadas até os hotéis mais luxuosos. Ao escolher um pacote observe atentamente as condições de voos e hospedagem. De um modo geral, é um excelente custo-benefício.

Além disso, os pacotes são moldados para superar às expectativas dos turistas, como fazer todo o traslado entre aeroporto/hotel e levar os turistas às principais atrações em Jericoacoara.

Se optar pela alta temporada, adquira o pacote com uma certa antecedência; pois a demanda é grande e esse ano, em especial, as promoções estão excelentes.

 

Conclusão

Fonte: reprodução da internet

Jericoacoara é um dos destinos nacionais super reconhecidos por estrangeiros e, ainda, pouco vivenciado por nós.

Toda a viagem, desde o momento em que chegamos em Fortaleza, é um irrecusável convite para conhecer a natureza exclusiva da região.

Deixe as preocupações de lado, opte por roupas confortáveis e vivencie de fato suas férias.

Contrate um seguro viagem no Assistente de Viagem, e aproveite sem preocupações!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).