O Marco Zero no Recife Antigo é um dos pontos turísticos mais importantes para quem deseja conhecer a capital de Pernambuco. Isso porque é um local de importância histórica que conta o nascimento da cidade e possui forte referência cultural.
Além disso, o Marco Zero recebe, anualmente, diversas comemorações e manifestações e também é um lugar muito famoso para quem busca eventos como o Carnaval.
Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse artigo exclusivo para contar tudo sobre o Marco Zero no Recife Antigo e quais as melhores dicas para conhecer por lá. Separe já o seu seguro viagem nacional e embarque conosco neste roteiro! Boa leitura!
A história do Marco Zero no Recife Antigo
O Marco Zero no Recife Antigo é o lugar de referência onde a cidade nasceu e todas as medidas oficiais de distâncias rodoviárias usam como ponto de partida. Seu nome é, na verdade, Praça Rio Branco e fica ao lado do Porto de Pernambuco.
Pode-se dizer que ele se situa no centro histórico da cidade, que é mais conhecido como Recife Antigo por ser a parte onde se iniciou o povoamento da capital pernambucana.
A popularização do nome Marco Zero aconteceu desde 1938, devido à instalação do símbolo geográfico na parte central da praça. Ele foi uma doação do Automóvel Clube de Pernambuco.
Além disso, há nela uma estátua de bronze de 2,80 metros, de autoria do escultor francês Félix Charpentier.
Principais pontos turísticos ao redor do Marco Zero no Recife Antigo
O passeio no Marco Zero no Recife Antigo acontece às margens do porto velho e permite conhecer palacetes históricos, instalações portuárias, bares, restaurantes e espaços culturais. Confira a seguir as melhores dicas do que fazer no local!
Conhecer a arquitetura eclética dos prédios históricos
Desde o período de domínio holandês, entre 1630 e 1654, tanto o Marco Zero do Recife Antigo quanto o bairro como um todo tiveram reformas significativas que aconteceram até o início de 1900. Por isso, a arquitetura do local é bastante eclética.
Em resumo, você irá encontrar vitrais com inspiração inglesa, desenhos que remetem ao modernismo, barroco e rococó e escadarias de influência europeia. Três destes prédios se destacam, que são:
- Antiga sede do London & River Plate Bank: atualmente é sede de uma empresa de informática e existe visita guiada por suas dependências internas;
- Associação Comercial de Pernambuco: o local abriga um acervo histórico importante sobre o comércio da cidade. Além disso, é possível conferir quadros, vitrais, livros e jornais de outras épocas;
- Edifício da Caixa Cultural: O prédio teve sua aquisição feita pela Caixa Cultural e atualmente organiza exposições. Anteriormente, foi sede do Bank of London & South America Limited e, em meados de 1960, abrigou a Bolsa de Valores pernambucana.
Visitar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand
Em 2000, para comemorar os 5000 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, o Marco Zero do Recife Antigo recebeu uma exposição com várias obras do artista plástico pernambucano Francisco Brennand.
A mais famosa delas é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura, mas são cerca de 90 esculturas, que representam diferentes contextos da cultura pernambucana de materiais como argilas e bronzes.
Para chegar até o parque, é necessário atravessar em pequenas embarcações até o outro lado do Estuário do Porto do Recife.
Encantar-se no Centro de Artesanato de Pernambuco
Uma das maiores referências no Marco Zero do Recife Antigo é o Centro de Artesanato que funciona no local desde 2012.
Isso porque, em um enorme galpão de 2,5 mil m², é possível admirar e adquirir trabalhos de mais de 1,8 mil artesãos de diferentes cidades pernambucanas.
Sendo assim, são rendas, roupas, enfeites, acessórios, itens de decoração e outras peças que irão encher os olhos de turistas do mundo inteiro.
O Centro de Artesanato de Pernambuco funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e aos domingos, das 10h às 16h.
Visitar as exposições do Museu Cais do Sertão
Para os amantes de artes e culturas, o Museu Cais do Sertão traz referências à cultura do sertão nordestino e oferece experiências interativas e sensoriais.
Além disso, o espaço conta com cursos, palestras e workshops e possui exposições permanentes e temporárias sobre o tema.
Sinagoga Kahal Zur Israel e Paço do Frevo
Dois lugares diferentes e próximos ao Marco Zero do Recife Antigo e uma experiência similar. Isso porque, tanto na primeira sinagoga das Américas quanto no Paço do Frevo, você estará imerso em história e cultura.
Na Sinagoga Kahal Zur Israel funciona, atualmente, o Centro Judaico de Pernambuco, enquanto o Espaço Cultural Paço do Frevo procura manter viva a tradição do estilo musical que é Patrimônio Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco.
Boemia no Marco Zero do Recife Antigo
Por último, não dá para falar do Marco Zero sem considerar as muitas opções de entretenimento nos antigos armazéns ao longo da orla. Para se ter uma ideia, são bares temáticos, restaurantes com gastronomia local e mundial e points para quem quer diversão, boa música e entretenimento.
Além deles, há opções para os mais diversos bolsos e gostos também na região central do Antigo Recife, em vielas de pedra sabão e um charme único da capital de Pernambuco.
Conte com o Assistente de Viagem para conhecer Recife!
Após conhecer os atrativos mais incríveis perto do Marco Zero no Recife Antigo, temos uma última dica para que sua viagem até Pernambuco seja absolutamente inesquecível.
No portal do Assistente de Viagem, você pode cotar nas melhores seguradoras do país, um seguro viagem nacional para ter um passeio tranquilo e seguro. Dessa forma, você não se preocupa com nada e ainda evita imprevistos ou problemas.
Por fim, se quiser ler mais sobre viagens, continue no
marco zero recife antigo
.