Um dos destinos favoritos do brasileiros no exterior, é famosa por seu litoral paradisíaco e por seu clima praiano. Porém, a cidade da Flórida, na costa norte-americana, tem outros encantos e belezas que a transformaram ao longo dos anos em um lugar ideal para compras e uma experiência cultural imersiva. Isso porque a cidade mistura desde o contexto boêmio no bairro de Coconut Grove, passando pelos museus que recontam a história dos índios americanos até o Design District, com suas galerias de arte e decoração. E tudo isso rodeado por praias famosas. Ou seja, é o elo perfeito entre natureza e modernidade, o que explica a fascinação dos turistas.
Confira abaixo esse mix cultural e viaje conosco. Boa leitura!
Miami: quando ir, como chegar e como circular pela cidade
Para o turista que pretende conhecer Miami, é preciso, primeiramente, considerar que de dezembro a março, durante o inverno norte-americana, a temperatura costuma ficar entre 15 e 27 graus. Neste período, considerado alta temporada, é comum encontrar a cidade mais cheia e festiva. Aliás, no mês de março ainda acontece o festival cultural Spring Break, o que atrai os turistas interessados em festas e baladas.
Outro período interessante para conhecer Miami é entre setembro e novembro, quando as temperaturas são mais amenas e há pouca chuva.
A principal chegada à Miami se dá pelo Aeroporto Internacional, que recebe tanto voos nacionais quanto internacionais. Para quem prefere viajar em cruzeiros, a cidade conta com um porto no bairro de Norwegian Cruise Line.
Por ser uma cidade plana e com fácil acesso, Miami tem uma mobilidade bem amigável, inclusive para ciclistas e pedestres. Ainda conta com um sistema elevado de trens chamado Metrorail e o trenzinho gratuito para turistas, o Metromover, que atravessa algumas atrações ao longo da cidade.
E por falar em atrações turísticas, vamos conhecer as mais interessantes da cidade.
5 Atrações que você precisa conhecer em Miami
Separamos uma lista com 5 lugares ou atrações turísticas que você precisa visitar em Miami. Todas são recomendadas para quem quer viver uma experiência única na cidade.
Miami Beach: praia e arquitetura
Um dos principais pontos de visitação em Miami fica no calçadão da Ocean Drive, que atravessa a principal praia da cidade, a South Beach. Em seu entorno é possível encontrar prédios art déco, construídos entre as décadas de 1920 e 1940.
Nas proximidades, existe a Lincoln Road, parada obrigatória para conhecer um de seus vários restaurantes com comidas tropicais e um comércio com lojas admiradas em todo o mundo. Por exemplo, a Diesel, H&M e Victoria’s Secret.
Para os amantes de gastronomia, há ainda o Lincoln Eatery e o Time Out Market, mercados gourmets de sucesso em Miami.
Já na região norte de Miami Beach as praias são menos badaladas e indicadas para famílias.
Brickell e Downton: complexo de lojas e museus para adultos
Brickell é famoso pelo seu principal shopping center, o Brickell City Center. Lá é possível encontrar um complexo de lojas, restaurantes além do La Centrale, um mercado de comida exclusivamente italiana.
Por sua vez, Downtown conta com os principais museus de Miami, a começar pelo Museum Park, à beira-mar. Nele estão expostas mostras temporárias de grandes artistas latinos e americanos, em um espaço conhecido como Pérez Art Museum. Ao seu lado, está o moderno e tecnológico museu de ciência Phillip and Patricia Frost, com instalações em 3D, um aquário com tubarões e exposições sobre o corpo humano e o universo.
Por último, é possível descansar nos gramados do Byfront Park, que realiza a celebração da independência norte-americana e o festival Ultra Music Festival em março.
Design District e Wynwood: compras, compras e compras
Enfim, chegamos a um dos pontos favoritos de quem vai a Miami com a intenção de comprar. Em Design District é possível encontrar móveis, objetos de decoração, sapatos, quadros e muito mais. Marcas famosas como Armani e Dior possuem lojas exclusivas ali.
Para os amantes de arte, em Wynwood é possível achar galerias com coleções particulares, e no shopping local você encontra desde bonés e roupas a brincos, bolsas e objetos de decoração de designers diversos.
Little Havana: um pedaço de Cuba no coração de Miami
Um pequeno bairro de Miami, antigamente tido como refúgio de cubanos, tornou-se, ao passar do tempo, em um dos cantos mais charmosos e alegres da cidade. Isso porque ali você vai encontrar um pouco da cultura da ilha caribenha. De tabacarias a feiras de artesanato e comidas típicas, Little Havana chega a parecer uma cidade cenográfica de tão encantadora e bela.
Coral Gables, Virginia Key e Key Biscayne
Na baía de Biscayne, Miami apresenta belos jardins com mais de 100 mil metros quadrados ao redor do museu Vizcaya and Gardens.
Na estrada rumo a Virginia Key, você estará em uma paisagem deslumbrante cerca de águas, e poderá conferir o Miami Seaquarium com animais marinhos das mais diversas espécies. Lá você verá pinguins, arraias, golfinhos e até mesmo tubarões.
Por fim, em Key Biscayne, os parques naturais de Crandon e Bill Baggs Cape Par são ideais para piqueniques ao ar livre.
Coral Gables, no município ao lado de Miami, tem a maior piscina artificial dos Estados Unidos, além de contar com um imenso shopping chamado Dadeland Mall.
Miami: turismo cultural, natural e agora, turismo de vacina
Pode parecer estranho, mas Miami ganhou, há alguns meses, um outro atrativo além dos culturais e das praias. É o turismo de vacina. Após anunciar no início de maio que está vacinando estrangeiros, mesmo sem comprovação de residência ou cidadania, a cidade tem atraído turistas de várias partes do mundo. Inclusive, brasileiros.
Importante considerar que a entrada direta de pessoas vindas do Brasil ainda é proibida, o que está causando uma quarentena em países próximos, como o México, antes de chegarem aos Estados Unidos.
Para se vacinar em Miami ou qualquer outra cidade da Flórida, basta ter mais de 16 anos. A vacinação é gratuita, contudo é necessário permanecer (ou retornar) para a segunda dose, que pode variar entre 17 a 21 dias para a vacina da Pfizer e 4 a 6 semanas para a vacina da Moderna.
Também existe a vacina da Johnson & Johnson, com dose única, contudo, a disponibilidade depende do local de vacinação.
O que considerar antes de escolher Miami como destino de viagem
Agora que você já conhece mais sobre os encantos de Miami, e pretende colocar a cidade em seu roteiro, fique atento às dicas importantes. Para qualquer lugar dos Estados Unidos, além do passaporte válido, é obrigatório o visto de viagem, que, temporariamente, não está sendo emitido pela embaixada americana no Brasil.
Além disso, devido às restrições impostas pelo governo americano, mesmo quem possui o visto e o passaporte precisa fazer uma quarentena em outro país de 14 dias, sempre que tiver saído ou feito conexão no Brasil.
E se vai viajar e quer total segurança em seu passeio, não se esqueça de adquirir um seguro viagem internacional. Neste outro artigo, explicamos qual o seguro viagem mais adequado para viajar para os Estados Unidos.
Gostou das dicas sobre Miami? Então confira no blog Assistente de Viagem outros conteúdos sobre os lugares mais incríveis do mundo!