Quem busca saber o que fazer na Bulgária, possivelmente está procurando um roteiro pelo leste europeu que fuja do óbvio mas garanta muito encanto e paisagens incríveis. Na verdade, mesmo figurando entre os países mais lado B, a Bulgária fica exatamente na região sudeste da Europa. Além disso, possui uma riqueza cultural que remonta a civilizações antigas.
Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo que vai te mostrar o que fazer na Bulgária e como aproveitar o melhor deste tesouro cultural europeu. Separe já o seu seguro viagem Europa e embarque conosco nestas dicas incríveis!
História da Bulgária
Para entender sobre nossas dicas sobre o que fazer na Bulgária, é necessário saber que o país já foi habitado por tribos trácias e eslavas desde o século 5. Porém, em 681, os búlgaros, um povo de origem turca, cruzaram o Danúbio e fundaram o Primeiro Império Búlgaro. Após isso, ele se expandiu e se consolidou sob a liderança de Crum e Boris I, que converteram o país ao cristianismo ortodoxo em 865.
Além disso, após séculos de domínio otomano (1396-1878), a Bulgária conquistou sua independência em 1878, principalmente com a ajuda militar russa. O país participou das guerras balcânicas e das duas guerras mundiais, sofrendo derrotas.
Em 1944, o Exército Vermelho instalou um regime satélite comunista que durou até 1990, quando a Bulgária ressurgiu como nação independente. Atualmente, ela é membro da União Europeia e da OTAN e desempenha um papel importante na região dos Bálcãs.
Pontos de atenção ao visitar a República Tcheca
Por ser parte dos países europeus que estão no Tratado de Schengen, antes de conhecer o que fazer na Bulgária, você precisa contratar o seu seguro viagem internacional. Além disso, mesmo sem a necessidade de visto, o passaporte também é obrigatório.
A moeda oficial do país é o Lev búlgaro, mas desde que entrou para a União Europeia, é possível utilizar o euro sem problemas em qualquer parte do país.
Melhor época para conhecer a Bulgária
Assim como a maior parte dos países europeus, a Bulgária possui as estações do ano bem definidas. Em resumo, o verão possui um clima intenso enquanto o inverno atinge temperaturas bem baixas. De modo geral, as atrações também mudam conforme o clima.
Verão | É a alta temporada, especialmente em regiões litorâneas do Mar Negro. Por exemplo, para conhecer as cidades de Burgas e Varna e praticar atividades ao ar livre;
Primavera e outono | Por sua vez, entre os meses de abril a junho e setembro a outubro, o clima é mais ameno e você pode curtir as cores deslumbrantes das paisagens. Para isso, opte pelas montanhas do Bálcãs ou procure por festivais locais;
Inverno | Por último, os períodos mais frios são excelentes para esportes de inverno ou para as visitas em resorts montanhosos. Entre os mais famosos estão Bansko e Borovets.
O que fazer na Bulgária em 8 atrações imperdíveis
A Bulgária é um destino turístico rico e diversificado, oferecendo uma variedade de atrações que atendem a diferentes interesses. Aqui estão algumas das principais atrações da Bulgária:
1 | Sófia
A capital da Bulgária, Sófia, é um destino turístico principal, repleto de atrações históricas, culturais e naturais. Algumas das principais atrações incluem:
Igreja de Alexandre Nevsky | Uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, construída em 1912 com arquitetura neo-bizantina e interior decorado em estilo italiano.
Catedral de Santo Estêvão | Outra igreja importante na história búlgara, com belas pinturas murais no interior.
Museus | Museus de história e arte que apresentam coleções e artefatos que ilustram a rica herança cultural e histórica do país.
Parque Borisova Gradina | Um parque amplo com gramados, lagos e áreas de recreação para piqueniques e passeios relaxantes.
Saiba também | Melhor seguro viagem para a Europa
2 | Plovdiv: o que fazer na Bulgária
Plovdiv é uma cidade histórica e cultural no coração da Bulgária, famosa por sua arquitetura fascinante e ambiente acolhedor. Algumas das principais atrações incluem o Festival Internacional de Teatro de Plovdiv e um passeio por suas ruas de paralelepípedos e monumentos magníficos remontam a milênios de história.
3 | Explore as cavernas búlgaras
É impossível listar o que fazer na Bulgária sem citar uma das principais atrações naturais do país. Algumas das cavernas mais visitadas incluem a de Magura e Bacho Kiro. Além disso, em Ledenika você pode se aventurar em trilhas e espeleologia. Por fim, a caverna de Prohodna possui uma bela vista panorâmica.
4 | Montanha Vitosha
A Montanha Vitosha, localizada próxima a Sófia, é um destino popular para atividades ao ar livre. Isso porque ela inclui trilhas para caminhadas e esqui e permite a prática de alpinismo para turistas mais experientes.
5 | Mosteiros de Rila
Por sua vez, o Mosteiro de Rila é um tesouro espiritual e cultural da Bulgária e se situa nas montanhas dos Bálcãs. Fundado no Século 18, é um dos principais mosteiros ortodoxos do país.
Saiba também | Viagem de trem pela Europa
6 | Veliko Tarnovo
Aqui temos a antiga capital do Segundo Império Búlgaro. Em resumo, Veliko Tarnovo surgiu às margens do Rio Yantra e parece saída de um conto de fadas histórico. Isso porque conta com ruínas impressionantes, ruas sinuosas e casas tradicionais, de madeira e pedra.
Para quem ama comprar souvenirs em viagens, é uma parada obrigatória, já que a cidade tem pequenos cafés e lojas de artesanato locais.
Por último, você pode conhecer museus e paisagens rochosas belíssimas, além de visitar um teatro ao ar livre.
Leia também | Valor mínimo para entrar na Europa
7 | O que fazer na Bulgária? Banhar-se no Mar Negro
A costa leste da Bulgária percorre uma parte do Mar Negro e possui águas calmas e praias maravilhosas. Sendo assim, no verão é um destino imperdível para quem busca sol e mar.
Além disso, o Mar Negro abriga uma enorme variedade de vida marinha e permite atrações como mergulho e snorkel.
8 | Cidades termais
Por fim, temos as cidades termais búlgaras que oferecem tratamentos de saúde e bem-estar. Ou seja, são atrativos similares ao que temos aqui no Brasil, no Circuito das Águas de Minas Gerais. Destacam-se, entre elas, as cidades de Sandanski, Velingrad, Hisarya e Kyustendil.
Descobriu o que fazer na Bulgária? Não abra mão da segurança ao visitar o país!
Após conferir nossas melhores dicas sobre o que fazer na Bulgária, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!
Além disso, quase todos os países da Europa exigem a contratação de uma apólice. Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem internacional que mais combina com você.
Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!