O que fazer na Eslováquia: 8 Dicas para se encantar com essa pequena joia europeia

Procurou na internet o que fazer na Eslováquia e já se encantou pelas belezas naturais e história deste pequeno país no leste europeu? Pois então esse conteúdo exclusivo do Assistente de Viagem vai te ajudar a decidir quais atrações não podem faltar em seu roteiro por lá.

Além disso, o tamanho do país favorece desbravá-lo de ponta a ponta, seja em uma viagem única ou mesmo no trajeto entre a República Tcheca e a Áustria, por exemplo. Sendo assim, já separe o seu  seguro viagem Europa e embarque conosco pelas melhores dicas sobre o que fazer na Hungria. Boa leitura!

História da Eslováquia

Para entender sobre nossas dicas sobre o que fazer na Eslováquia, é preciso entender que este é um dos países mais novos do mundo. Afinal, com este nome, ela só existe desde 1º de janeiro de 1993, quando se tornou independente após o fim da Tchecoslováquia.

Contudo, a história da Eslováquia começa com o domínio húngaro desde o século 10 até o início do século 20. Além disso, durante o século 15, Bratislava, atual capital, passou a ser a capital do Reino da Hungria, que brevemente seria o Império Austro-húngaro.

Porém, a Eslováquia fez parte da Tchecoslováquia após o colapso do Império Austro-Húngaro no final da Primeira Guerra Mundial em 1918. E anos depois, após a Segunda Guerra Mundial, ficou sob influência soviética por mais de 4 décadas.

Atualmente, é um país muito rico em cultura e história e é sobre isso que iremos abordar a seguir.

Veja também | O que fazer na República Tcheca

Pontos de atenção ao visitar a Hungria

Por ser parte dos países europeus que estão no Tratado de Schengen, antes de conhecer o que fazer na Eslováquia, você precisa contratar o seu seguro viagem internacional. Além disso, mesmo sem a necessidade de visto, o passaporte também é obrigatório.

Assim como a maior parte dos países europeus, a Hungria possui as estações do ano bem definidas. Em resumo, o verão possui um clima intenso enquanto o inverno atinge temperaturas bem baixas. A moeda oficial do país é o euro. Ou seja, o câmbio e uso da principal moeda do Velho Continente facilita compras por lá.

Em relação às atrações turísticas do país, o ideal é sempre agendá-las virtualmente, através de sites oficiais ou agências de viagem. Dessa forma, você evita filas longas ou atendimento demorado na maior parte dos locais.

Leia também | O que fazer na República Tcheca

O que fazer na Eslováquia: 8 passeios imperdíveis

1 | Visitar castelos e fortalezas

A Eslováquia possui muitos castelos e fortalezas impressionantes, alguns inteiros e outros em ruínas. Além disso, alguns dos mais famosos são o Castelo de Devín, com vistas deslumbrantes sobre o Rio Danúbio e o Castelo de Lubovna, com alto grau de preservação.

Por isso, comece sua lista sobre o que fazer na Eslováquia com uma vista a esses locais históricos. Afinal, é uma ótima maneira de aprender sobre o passado do país e admirar sua bela arquitetura.

2 | Provar a culinária e bebidas típicas

Uma dica bem popular é entender que a culinária eslovaca é deliciosa e única. Então, tire um tempo para provar as delícias do país. Para isso, comece com uma sopa, seguida de pratos com carne e batatas, e termine com sobremesas ricas como bolo de creme e sorvete.

Por fim, não deixe de provar a Kofola, uma bebida refrescante similar à Coca-Cola que surgiu durante o regime comunista. E claro, os vinhos eslovacos também são excelentes, com vinícolas familiares especialmente em Modra.

Saiba também | Viagem de trem pela Europa

3 | O que fazer na Eslováquia: Explorar a natureza

A Eslováquia possui paisagens naturais impressionantes, com vales profundos, montanhas e florestas. Por isso, coloque em seu roteiro algumas atividades populares como caminhadas, esqui e rafting.

Parques nacionais como o Parque Nacional de Tatra oferecem oportunidades para aventuras ao ar livre e apreciar a bela natureza do país.

4 | Visitar a capital Bratislava

Bratislava, a capital da Eslováquia, é uma cidade encantadora com uma mistura de história e modernidade. Em resumo, o centro histórico é ótimo para caminhar, com ruas estreitas, praças e edifícios antigos bem preservados.

Alguns destaques incluem o Castelo de Bratislava, a Catedral de São Martinho e a Ponte do Levante sobre o Rio Danúbio.

Leia também | Valor mínimo para entrar na Europa

5 | Andar pendurado numa torre

Algumas cidades eslovacas, como Bratislava, possuem torres históricas que você pode subir e andar pendurado em plataformas de observação. De modo geral, é uma experiência emocionante com vistas deslumbrantes sobre a cidade.

6 | Voar em um avião da era comunista

Dá para responder sobre o que fazer na Eslováquia citando as várias aeronaves antigas que ainda estão em funcionamento no país. Porém, apenas para fins recreativos.

Então você pode participar de eventos com diferentes tipos de aviões da época comunista e realizar manobras emocionantes no céu.

7 | Visitar o Parque Nacional de Tatra

O Parque Nacional de Tatra é uma área natural protegida com paisagens impressionantes de montanhas, vales profundos e florestas. Ou seja, é um ótimo lugar para fazer caminhadas, esquiar no inverno e apreciar a bela natureza eslovaca.

Saiba também | Melhor seguro viagem para a Europa

8 | Conhecer a história antes e depois do comunismo

Por fim, é impossível indicar o que fazer na Eslováquia sem citar sua história fascinante, desde antes da era comunista até sua independência em 1993.

Então confira museus e locais históricos em cidades como Bratislava para aprender sobre esse período e como o país se transformou desde então.

Descobriu o que fazer na Eslováquia? Não abra mão da segurança ao visitar o país!

Após conferir nossas melhores dicas sobre o que fazer na Eslováquia, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Além disso, quase todos os países da Europa exigem a contratação de uma apólice. Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: