A Espanha é um esplêndido local para passar as férias, seja explorando a sua rica história ou aproveitando os seus principais pontos turísticos. Independente de qual seja o seu objetivo ao entrar nesse país que a história colocou lado a lado com o Brasil, a sua viagem será muito proveitosa.
É claro que esse país tem muito mais a oferecer do que os destinos favoritos dos brasileiros, Madri e Barcelona. Vamos apresentar alguns pontos turísticos que normalmente não estão inclusos naquele seu pacote de viagem, mas que certamente valem a pena.
Pronto para conhecer quais são esses pontos turísticos? O melhor é que escolhemos aqueles que ficam perto dos locais que todos querem conhecer, assim você não perde nada da sua viagem.
Muralla Islamica de Madrid – Madri
A Muralha Islâmica de Madri está entre as estruturas mais antigas da capital da Espanha, ela é datada do século IX. Algumas partes dessa construção foram perdidas devido à urbanização. Mesmo assim, ainda é magnífico observar os anos de história que moldaram o nosso mundo hoje.
- Onde: Parque de Emir Mohamed;
- Quando ir: aberto 24h.
O melhor de visitar esse local é que você não precisa se desviar dos principais destinos turísticos de Madri. Na mesma quadra está o Palácio Real de Madrid, o Campo del Moro e o Parque de Atenas. Apenas à 6 quadras da Muralha fica a Basílica Pontifícia de San Miguel. Um passeio completo no coração da principal cidade da Espanha!
La Cueva de Luna – Titulcia
Esse é um restaurante localizando em Titulcia, cidade que fica a um pulo de carro de Madri. Além de um bom jantar, você também poderá acessar uma rede de túneis. Esta rede foi encontrada pelo próprio dono do restaurante e hoje, ao ir no banheiro do restaurante, você pode acessar os túneis.
O mais interessante sobre o local é que ninguém sabe ao certo o porquê de existir. Com direito à símbolos gravados, cruzes e capelas gigantescas, tudo leva a acreditar que sejam obras do início da Renascença.
- Onde: Restaurante La Cueva de Luna, Titulcia;
- Quando ir: informar-se com o dono do restaurante.
Certamente esse não é um passeio para aqueles que se assustam fácil, mas se você gosta desse tipo de atividade, certamente esse é o local certo para visitar!
Monasterio de Piedra – Nuévalos
Essa dica é para quem gosta de acrescentar um pouco de ecoturismo em sua viagem. A construção desse local é datada do começo de 1194. O Brasil nem tinha sido descoberto pelos portugueses e até hoje é possível encontrar o que restou das construções Góticas e Barrocas.
Essas ruínas estão cercadas por uma região de paisagens deslumbrantes e cachoeiras tão lindas que vão te deixar boquiaberto, como a Cola del Caballo (Rabo de Cavalo). Há também lagos cristalinos e inclusive trilhas.
O melhor de tudo é que o local oficial foi transformado em um hotel e fica no caminho de Barcelona. Se você estiver fazendo uma roadtrip, pode considerar esse local para uma parada de 2 ou 3 dias.
- Onde: Nuévalos;
- Quando ir: recomendamos que visite durante o verão para aproveitar melhor o local.
Palacio de Cristal – Madri
De volta à capital, vamos agora a uma exibição de arte que nem todo mundo sabe que existe: o Palácio de Cristal. Esse palácio nada mais é do que uma estufa com paredes feitas completamente de vidro.
Hoje essa estufa é utilizada para realizar amostras de arte contemporânea. Caso você esteja em Madri e seja um apreciador desse tipo de arte, essa pode ser a desculpa perfeita para visitar esse ponto turístico.
Quando construído, ele foi desenhado para imitar um prédio londrino. Podemos dizer que a construção, tendo em vista os seus arredores esverdeados e também o lago que fica bem na porta do prédio, não deixou nada a desejar.
- Onde: Paseo República de Cuba, 4. No meio do parque de El Retiro;
- Quando ir: aberto todos os dias, das 10h às 22h.
Perto do Palácio de Cristal você também encontrará o Palácio de Velázquez, o Jardim botânico, a Fonte do Anjo Caído e o Real Observatório de Madrid. Apesar de ser tudo muito perto, prepare-se para andar, pois o parque que abriga todos esses lugares é gigantesco!
Sobrino de Botin – Madri
Que tal a experiência de comer no restaurante mais antigo do mundo? O Sobrino de Botin é reconhecido até pelo Guinness Book of World Records por esse título!
Lá você poderá experimentar o que há de melhor da culinária espanhola e inclusive o seu prato principal, que se mantém inalterado há anos: o leitão preparado em forno de tijolos.
- Onde: Calle Cuchilleros, 17, no centro da cidade;
- Quando ir: O restaurante fica aberto das 13h às 16h e das 20 às 24h. É bom consultar a possibilidade de reservar uma mesa, pois o local é bastante requisitado.
Devido a sua localização, o restaurante está bem próximo de locais como a Muralha Islâmica de Madri e o Palácio Real de Madri. Então, depois desses passeios, quem sabe você não passa pelo restaurante para jantar.
La Sagrada Familia – Barcelona
Saindo um pouco de Madri e indo para Barcelona, elencamos La Sagrada Familia como um dos mais incríveis pontos turísticos da Espanha que você pode ir. A arquitetura do templo parece que saiu de um livro de fantasias.
A construção desse local começou em 1882 e, acredite se quiser, continua até hoje! Alguns ainda dizem que a obra de Gaudí nunca estará completa, seja por dentro ou por fora.
O Templo Expiatório da Sagrada Família é considerado uma obra-prima da arquitetura modernista catalã. Como o local atrai muitas pessoas, você pode fugir das filas e comprar ingressos antecipadamente (3 ou 5 dias antes da visita).
Lembre-se de se vestir adequadamente e tenha em mente que algumas partes da catedral podem estar fechadas, dependendo do que esteja em construção.
- Onde: Barcelona.
- Quando: A igreja abre sempre às 8h fecha às 18h no inverno e outono e às 20h no verão e primavera.
Parque Güell – Barcelona
Aproveitando que ainda está em Barcelona, por que não conhecer o Parque Güell de Gaudí? Além de poder apreciar mais uma construção maravilhosa desse arquiteto, você também poderá admirar a vista da cidade inteira.
É um parque colorido, cheio de árvores e curvas. Ele foi construído em 1900 com o objetivo de ser uma área particular e após 22 anos foi aberto ao público.
O parque conta com uma escadaria toda trabalhada, pavilhões turísticos, praça oval e muito mais. Você não ficará entediado dando uma chance a esse local!
Alhambra – Granada
Esse é um rico complexo palaciano na cidade de Granada, mais especificamente em uma colina rochosa de difícil acesso, cercada de montanhas e floresta, às margens do rio Darro.
Esse prédio abrigava toda a corte da dinastia nacérida quando Granada era um reino.
Até que esse reino fosse finalmente dominado por Castela – um dos mais antigos reinos da Península Ibérica – o território passou por inúmeras turbulências, como batalhas, rebeliões e até uma guerra civil.
Quem diria que uma história tão conturbada geraria tanta riqueza para ser conhecida? Hoje, o local é considerado um centro de obras muçulmanas, onde é possível fazer uma visita guiada enriquecedora.
- Onde: cidade Granada.
- Quando: todo o ano. O horário de visitação é das 8h30 às 20h de abril a outubro e das 8h30 às 18h de outubro a março.
- Quanto: você pode encontrar ingressos a partir de € 39 (R$ 173).
Para mais detalhes sobre os horários de visitas basta acessas o site oficial do complexo. Dá até para fazer um tour virtual.
Valência
Valência é uma cidade que atrai as pessoas pela sua proposta arrojada e divertida! A cidade é cheia de atrações e sua arquitetura é incrível.
Você encontrará um mix de construções novas e antigas, pequenas, como vendinhas, até enormes shoppings.
Você pode ir até o maior parque urbano coberto de toda a Europa: o Jardín del Turia, que era um rio que virou parque.
Em 1960, o rio acabou alagando toda a cidade. Então, para evitar que isso acontecesse de novo, ele foi desviado e o local foi transformado em uma gigantesca área verde.
O mercado central de Valência também é um ótimo destino para aqueles que estão à procura de ingredientes fresquinhos para cozinhar.
Mesmo para quem não vai precisar cozinhar, esse é um ótimo lugar para apreciar a vida cotidiana dos moradores do local e comer algumas comidas típicas.
- Onde: Valência.
- Quando: qualquer época do ano, mas é preferível que seja durante a primavera ou verão.
Ilhas Baleares
Pronto para transformar o seu tour na Espanha? Você vai sair de prédios de séculos passados para deitar à beira de praias paradisíacas: as Ilhas Baleares.
Elas ficam localizadas no Mediterrâneo, não tão distante da costa leste da Espanha. São um total de 4 ilhas com clima bastante úmido.
Partindo das ilhas, você pode ir direto pra Ibiza e aproveitar um roteiro de festas e restaurantes ou mesmo ir até a cidade histórica.
Os melhores meses para visitar as ilhas é nos meses de maio, junho e setembro, assim, é possível aproveitar a temperatura ideal para uma boa praia.
É muito válido organizar esse passeio com bastante antecedência.
- Onde: Ilhas Baleares, próximo à Barcelona.
- Quando: durante o verão, mas se quiser evitar multidões, aconselhamos que vá nos meses de maio, junho ou setembro.
Preparar uma viagem para a Europa pode ser uma tarefa um pouco complicada. Mas ao escolher um destino como Espanha, há pouco espaço para erro. Só não se esqueça de fazer a cotação de seguro viagem no Assistente de Viagem e aproveite essa maravilhosa estadia.