Tour Gastronômico: o que é e como descobrir os melhores roteiros!

Uma jornada que desperta o paladar e a curiosidade, o tour gastronômico permite que os amantes da culinária mergulhem nas profundezas das tradições e identidade de um local.

Portanto, é muito importante pensar em um roteiro que inclua os melhores restaurantes sem precisar gastar muito. Isso tudo com um bom seguro viagem que garanta a segurança do seu passeio.

Contudo, países como o Brasil contam com pratos e locais maravilhosos nas cinco regiões, tornando difícil escolher um itinerário preciso. Então, como fazer isso diante de tantas escolhas?

Para sanar suas dúvidas, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo que vai te explicar tudo sobre o tour gastronômico, com dicas para você montar o roteiro perfeito! Confira a seguir!

Afinal, o que é um tour gastronômico?

Um tour gastronômico, ou food tour, é uma experiência de viagem que se concentra na exploração da culinária e da comida de uma determinada região, cidade ou país. 

Neste tipo de viagem, há a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos locais, conhecer restaurantes tradicionais, mercados de alimentos, produtores artesanais e até mesmo participar de aulas de culinária.

Ou seja, trata-se de uma experiência que vai além do simples ato de comer, permitindo que os viajantes mergulhem na cultura, história e tradições alimentares do lugar que estão visitando.

De acordo com informações da Cartilha Gosto pelo Brasil 2022, os turistas do mundo inteiro listam a gastronomia como o terceiro maior motivo para visitar algum país ou região.

Portanto, além de proporcionar experiências inesquecíveis, a indústria gastronômica também influencia no desenvolvimento local, contribuindo diretamente para a economia.

Por que fazer um tour gastronômico?

A seguir, elencamos alguns motivos que explicam o porquê de fazer um tour gastronômico:

  • Imersão Cultural Profunda: A culinária de uma região é um reflexo autêntico de sua cultura, história e tradições. Então, fazer um tour gastronômico permite que você mergulhe profundamente na identidade de um lugar através de seus sabores;
  • Descoberta de Sabores Únicos: Cada região tem ingredientes locais distintos e maneiras únicas de preparar os alimentos. Assim, esta é uma oportunidade de provar sabores que você talvez nunca tenha experimentado antes;
  • Conexão com Locais: Durante um food tour, você terá a chance de interagir com chefs, produtores locais e moradores, aprendendo sobre suas histórias, paixões e conhecimento em primeira mão;
  • Aprendizado e Educação: Tours gastronômicos frequentemente incluem informações sobre os ingredientes, técnicas de preparação e histórias por trás dos pratos. Portanto, você aprenderá sobre a culinária local de maneira envolvente e prazerosa;
  • Experiências Memoráveis: Experimentar novos sabores e compartilhar refeições com outras pessoas estabelece memórias duradouras e momentos especiais. Por exemplo, imagina agendar a sua lua de mel em um destino com ótima comida?

Quem deve fazer um food tour?

De modo geral, qualquer pessoa pode fazer um food tour, especialmente porque a culinária é um fator que une diferentes perfis em torno de uma experiência comum.

Todavia, é necessário ficar atento porque existem locais que atraem mais certos perfis do que outros. Por exemplo, uma pessoa que ama bebidas terá uma melhor experiência conhecendo uma vinícola do que alguém que não bebe.

Por outro lado, uma pessoa que deseja fazer ecoturismo no Brasil terá mais prazer com um tour gastronômico leve, focado em produtos naturais e que permitam atividades físicas mais intensas.

Em suma, o tour gastronômico é bastante eclético e abrange diversos tipos de pessoas, mas exige um planejamento prévio que garanta a melhor experiência possível!

Exemplos de tour gastronômico

Confira a seguir alguns exemplos de tour gastronômico que você pode realizar:

  • Passeio Temático: Centrado em um ingrediente específico, como chocolate, café ou especiarias, ou até mesmo em um tipo de cozinha, como comida asiática ou mediterrânea;
  • Tour de Mercado: Com visitas a mercados locais que oferecem a oportunidade de conhecer ingredientes frescos, assim como aprender sobre produtos típicos e interagir com produtores locais;
  • Vinhos e Vinícolas: Os turistas visitam vinícolas, degustam vinhos e aprendem sobre o processo de produção, muitas vezes acompanhados por aperitivos que complementam os vinhos. Inclusive, nada melhor que degustar um vinho em um lugar com neve o ano todo, não é mesmo?
  • Tour de Queijos: Ideal para os amantes de queijo, os participantes a fazendas de laticínios ou lojas especializadas para degustar uma variedade de queijos locais;
  • Street Food: Nesse tipo de tour, os participantes experimentam a comida de rua local, que muitas vezes é autêntica e reflete os sabores tradicionais da região;
  • Tour de Sobremesas: Os amantes de doces podem desfrutar de um tour que explora as melhores sobremesas e confeitarias da região.

Dicas para encontrar os melhores roteiros de food tour

Antes de tudo, defina um tema para o seu food tour. Ele pode ser em torno de  tipos específicos de comida, ingredientes ou em uma experiência geral da culinária local.

Em seguida, faça uma pesquisa online das empresas e agências que ofereçam tour gastronômico no destino desejado, lendo os comentários e avaliações de outros viajantes.

Os blogs de viagem também apresentam relatos detalhados sobre experiências de food tour. Assim, pesquise por blogs confiáveis que compartilhem informações relevantes.

Após isso, certifique-se de escolher locais autênticos e que ofereçam uma variedade de pratos e sabores. Também não esqueça de verificar o orçamento disponível para a sua viagem.

Por fim, elabore um itinerário detalhado, incluindo o horário de chegada e partida de cada local, bem como o tempo estimado de permanência em cada parada. 

Quer fazer um tour gastronômico sem preocupações? Conte com o Assistente de Viagem!

Com essas informações, você está pronto para fazer o tour gastronômico dos sonhos. Mas quer ter mais segurança durante a sua viagem? Então, conheça o Assistente de Viagem.

Desde 2011, o Assistente de Viagem disponibiliza planos de seguro viagem nacionais e internacionais de operadoras do mundo inteiro. Desse modo, você pode escolher o que melhor se adequa à sua viagem!

Isso tudo com assistência 24h, 7 dias por semana, com atendimento em português. Desse modo, você pode contar com uma cobertura em qualquer lugar do mundo a todo momento.

Portanto, confira os nossos planos de seguro viagem e garanta o sucesso do seu passeio! E não esqueça de acessar o Blog do Assistente de Viagem para ler outros artigos exclusivos!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).