Cancún: a bela cidade mexicana nos mares do caribe

A cidade de Cancún é um dos destinos mais adorados por viajantes de todos os lugares do mundo. A região possui uma série de atrativos turísticos que deixam todos os visitantes apaixonados.

Portanto, você deve incluir essa cidade no seu roteiro de viagem. Certamente vai ficar encantado com o cenário cinematográfico que essa cidade oferece.

Cancún é uma cidade do México, que fica localizada nos mares do caribe. Devido às suas águas cristalinas e todos os atrativos para praticar atividades aquáticas, esse é um dos destinos mais famosos entre os brasileiros.

Além disso, a localidade conta com uma exuberante rede hoteleira voltada para o turismo, tem inúmeros pontos gastronômicos e uma grande quantidade de opções para você curtir com sua família e amigos.

Entretanto, antes de sair para conhecer as atrações e todas as belezas naturais da cidade, é fundamental você fazer um planejamento para não esquecer itens essenciais  para sua viagem, como por exemplo o seguro de viagem.

Depois que você tiver todos os detalhes planejados, posteriormente vai curtir e conhecer toda a região de Cancún com mais tranquilidade e segurança.

Por isso, para você não perder nada sobre a sua viagem para essa bela cidade, o Assistente de Viagem separou esse artigo completo com todas as informações necessárias sobre os atrativos turísticos de Cancún.  Continue sua leitura e confira!

Afinal, onde fica Cancún?

Cancún é uma cidade que fica situada no estado de Quintana Roo, em uma região da Península de Yucatán, no México.

A cidade de Cancún é bastante conhecida porque é uma região que fica voltada para o Mar do caribe e litoral do Oceano Atlântico

Portanto, é um dos destinos turísticos mais procurados por causa de toda sua beleza e atrativos turísticos. Além disso, a cidade que está a 370km da capital do estado, possui riquezas históricas e culturais.

Quais são as exigências para visitar Cancún?

Como falamos, a primeira coisa que você deve fazer antes de viajar é realizar um planejamento. Com isso, você não esquece itens que são essenciais durante a viagem como por exemplo bagagens e seguro viagem internacional.

Entretanto, a cidade de Cancún não exige visto para entrar na região. Você pode permanecer como turista na cidade por até 180 dias.

No entanto, você precisa apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses a partir da entrada no país. Além disso, não é obrigatório ter vacina para entrar no méxico.

Aeroporto Internacional de Cancún

Primeiramente, você deve saber que a melhor maneira de chegar até o local é aterrizando no Aeroporto Internacional de Cancún, que fica apenas 15 km da zona hoteleira da cidade.

Entretanto, antigamente não havia voos diretos para a região. Todos os voos realizavam escala na Cidade do México.

Atualmente, há voos semanais que saem do Aeroporto de Guarulhos sentido à Cancún sem escalas. Você enfrenta em média 12h de viagem, com uma pequena parada em Lima.

No entanto, para você se deslocar entre os hotéis e Aeroporto normalmente há transfers para ida e vinda. Além disso, você encontra ampla opções de táxis e vans com valores tabelados no aeroporto.

Além dessas opções, os ônibus também levam até o aeroporto ao centro de Cancún. Entretanto, eles não levam até a zona hoteleira. 

Você tem outra alternativa como por exemplo os carros de aluguéis, que facilitam sua condução pelos pontos turísticos de Cancún. 

Além disso, é fundamental você ficar de olho nos valores da moeda oficial. Dessa forma, vai ter uma ideia do orçamento que será necessário para sua viagem.

Qual é a moeda oficial da região?

Em relação ao dinheiro, a moeda oficial da localidade é o peso mexicano (MXN). Entretanto, é essencial você levar dólares americanos. 

Na cidade de Cancún o dólar é aceito em diversos estabelecimentos e pode ser trocado com facilidade nas casas de câmbio da região.

Portanto, é fundamental você possuir as duas moedas, e além disso, pense também na possibilidade de levar cartão de débito e crédito.

Posteriormente a isso, você poderá andar e se divertir por todos os locais com tranquilidade e segurança. Além disso, o idioma oficial da localidade é o espanhol, portanto, você não terá dificuldades para se comunicar.

Dessa forma, você vai poder visitar todos os atrativos da região sem enfrentar qualquer imprevisto de comunicação nos atrativos locais, como por exemplo nos restaurantes.

Como é a gastronomia da cidade de Cancún?

Mesmo que muitos turistas brasileiros conheçam bem a culinária mexicana, você pode esperar muitos mais do que apenas nachos e guacamoles.

Devido à visita de uma grande quantidade de turistas americanos, é bem comum encontrar redes de alimentação americana na cidade

Entretanto, você também encontra pratos variados de outras opções gastronômicas. E vale lembrar, é possível contar com os Hotéis All Inclusive.

Portanto, o que não vai faltar para você em Cancún é opções de gastronomia para saborear, então, não se preocupe.

Porém, é importante ficar atento ao fuso horário. A cidade de Cancún é – 3h em relação ao horário oficial de Brasília. 

As atrações em Cancún são variadas, além de curtir a gastronomia da cidade, você não pode esquecer das belas praias da região.

Onde fica Cancún

Cancún é uma cidade localizada ao noroeste da Península de Yucatán, no estado de Quintano Roo, no México. 

Cancún está a 370 km da capital do estado, Chetumal e 1607 km da Cidade do México, capital do país.

Viagem para Cancún

Uma das boas notícias é que Brasileiros não precisam de visto para entrar no México e podem permanecer por até 180 dias como turistas. 

Apenas é necessária a apresentação do passaporte, com validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país. 

Assim como, nenhuma vacina é obrigatória para entrar no México.

Aeroporto Internacional de Cancún

Para chegar até Cancún, o meio ideal é por voos que aterrizam no Aeroporto Internacional de Cancún, apenas 15km da Zona Hoteleira. 

Antigamente, não havia voo diretos e viagem durava quase 17h; pois

os voos faziam escala na Cidade do México. Atualmente, há voos semanais que partem do Aeroporto de Guarulhos rumo à Cancún sem escalas, são 12h de viagem (há uma paradinha em Lima).

Para o deslocamento entre o Aeroporto e os hotéis normalmente há transfers para ir e vir. Além da ampla oferta de vans e táxis com preços tabelados no aeroporto. 

Já os ônibus públicos levam do aeroporto ao centro de Cancún, mas não à Zona Hoteleira. Se preferir, ainda há opção de alugar carros, o que permite conhecer mais lugares de acordo com seu tempo e disposição.

Peso mexicano (MXN): moeda oficial

Quanto ao dinheiro, a moeda oficial é o peso mexicano (MXN). Porém, leve dólares americanos. Em Cancún o dólar é aceito em muitos estabelecimentos e pode ser facilmente trocado em casas de câmbio.

O ideal é possuir as duas moedas, além das opções de cartão de crédito e débito.

Para se comunicar em Cancún, não haverá grandes dificuldades. O idioma oficial do país é o espanhol.

No entanto, o inglês e até mesmo nosso “portunhol” é bem aceito. Cancún é uma cidade feita para receber bem os turistas, então o idioma não será o problema. 

Restaurante em Cancún

Apesar da culinária mexicana ser bem conhecida pelos brasileiros, não espere encontrar somente nachos e guacamoles em Cancún. 

Devido ao grande número de turistas americanos, é bem comum

encontrarmos redes de alimentação americana. 

Ainda há opções gastronômicas de todo o mundo, assim

haverá uma opção para chamar de sua. Isso sem contar os Hotéis All Inclusive.

Em relação ao fuso horário, Cancún é -3h (horário oficial de Brasília). Já a voltagem é 127v. A tomada é diferente da brasileira, mas um adaptador universal resolve a questão.

Como são as praias de Cancún?

Como foi mencionado, Cancún tem praias com águas cristalinas e cenários paradisíacos para os turistas curtirem com a família e amigos.

Portanto, certamente você vai amar os cenários apaixonantes da região de Cancún. Afinal, nada melhor do que relaxar em locais exuberantes como as praias dessa cidade mexicana.

Diante disso, o Assistente de Viagem destacou algumas praias de Cancún para você conhecer e incluir no roteiro de viagem, confira!

Playa Tortugas

Na praia Tortugas você vai encontrar a maior infraestrutura de Cancún. Nesta região é possível vivenciar dois ambientes diferentes: um local bem tranquilo para curtir com a família, ou realizar atividades radicais como:

  • Saltar de bungee jump;
  • Mergulho;
  • Jet ski;
  • Surf.

Além disso, a região possui restaurantes incríveis, que você não pode deixar de visitar. E se você quiser conhecer a paradisíaca Isla Mujeres, basta pegar um barco na praia Tortugas. 

Playa Delfines

Nessa praia você consegue ver golfinhos, eles são animais vistos com frequência em qualquer época do ano.

A praia Delfines possui águas cristalinas e bem tranquilas. Portanto, se você quiser aproveitar o sol e aprender esportes aquáticos como por exemplo o surf, essa é a praia certa.

Além disso, a praia conta com banheiro e guarda-sol públicos. Com isso você pode aproveitar o ambiente sossegado para relaxar junto com sua família.

Playa Langosta

Essa é uma praia menos visitada e bem mais tranquila. Com isso, ela se torna perfeita para famílias que viajam com crianças.

Nessa praia você vai encontrar um mar calmo e além disso, ainda pode curtir uma bela caminhada na região. 

E se tiver sorte ainda pode ver algum golfinho nas águas tranquilas.Na praia Langosta está instalado o letreiro colorido de Cancún.

Playa Punta Cancun

Você está procurando um local um pouco mais festivo? A Playa Punta Cancun é a opção certa para você. Nesta praia de Cancún você vai conhecer várias baladas e shows.

Além disso, você pode curtir o sol, nadar ou relaxar na sombra dos guarda-sol de palha que estão no local. E tem mais, também é possível mergulhar na região, porque há muitos recifes de coral nas proximidades da praia.

Playa Chac Mool

A praia Chac Mool é para os turistas que estão procurando um refúgio, ou seja, sossego absoluto. Nesta praia não tem comércio, quiosques e nem vendedores locais.

É um cenário paradisíaco que fica localizado fora da agitação da região hoteleira de Cancún.

Playa Linda

Esta praia está localizada no coração da região hoteleira. Se você pretende fazer passeios de barco e conhecer animais marinhos como por exemplo golfinhos, a praia Linda é ideal.

O mar desta praia se junta com a lagoa. Com isso, a água é mais esverdeada. Além disso, outro destaque dessa praia é La Torre Cancún, que é uma torre giratória que proporciona belas vistas do cenário de Cancún. 

Playa Norte

Por ser uma praia com um cenário deslumbrante, com uma mistura de tons de azul e um pôr do sol diferenciado, a praia norte já recebeu o título de uma das melhores praias do mundo.

Entretanto, você também encontra bares, restaurantes e clubes de praia para curtir o dia da melhor maneira possível. 

Playa Marlin

A praia Marlin está localizada na região hoteleira de Cancún. Nesta praia você encontra um mar com tons de azul turquesa mais deslumbrante de Cancún.

Além disso, você pode contar com a excelente estrutura do local, que possui para atender bem os turistas, como por exemplo banheiros, duchas, cadeiras, acessibilidade e também estacionamento público.

Playa Akumal

Nesta praia você encontra tartarugas de diversos tamanhos e espécies. É um ótimo local para curtir em família.

Entretanto, além da vida marinha, outra vantagem da praia akumal é o nível mar. 

As águas são rasas e possuem placas de sinalização. É uma ótima opção para curtir com segurança e tranquilidade, como por exemplo na presença de crianças.

A região também possui lojas com equipamentos para mergulho. Portanto, é possível mergulhar sem a presença de guias.

Playa Gaviota Azul

A praia Gaviota Azul é uma das mais adoradas pelo público jovem. A região fica localizada próxima a bares e quiosques badalados.

Portanto, a garantia de diversão é certa. No entanto, você também pode aproveitar o mar cristalino e calmo. Porém, é importante você saber que o estacionamento é pago.

O que fazer em Cancún: Principais Atrações e Pontos Turísticos

Como você pôde acompanhar até aqui, a cidade de Cancún oferece praias maravilhosas, entretanto, a região também conta com outras atrações e pontos turísticos.

Se você está preparando sua viagem ou quer saber tudo sobre Cancún, continue sua leitura no conteúdo do Assistente de Viagem

Dessa forma, você terá as melhores informações sobre atrativos turísticos como museus, aventuras radicais, shoppings, parques e muitos mais. Confira e divirta-se!

Parque Ecológico Kabah

No dia 10 de novembro de 1995 este parque foi declarado como área protegida sobre a categoria de parque urbano.

Uma das principais atrações desse parque são as plantas e os animais. Você pode ver algumas plantas e espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.

Além disso, no local também se encontra a casa Maya, que foi a primeira moradia em Cancún.

Parque Xcaret

No parque Xcaret você pode fazer belas trilhas, visitar o lago com peixe-boi e espaços com tartarugas-marinhas. Você também pode curtir a tirolesa, realizar mergulho com cilindro e outras tantas opções que o parque oferece.

Geralmente, o ingresso costuma incluir transporte e refeição para os visitantes. Além disso, essa mesma rede tem o Xel-ha, que é voltado para crianças menores, e o Xplor, que é focado em atividades radicais.

La Ruta de los Cenotes (Riviera Maia)

Na La Ruta de los Cenotes você encontra cavidades naturais de rocha calcária colapsada, que revelam rios subterrâneos.

Normalmente, esses rios são muito profundos e com água azulada. Dessa forma, você pode mergulhar com a presença de um guia.

Há diversos rios subterrâneos na região, como por exemplo o Boca del Puma, Verde Lucero Dos Ojos e Grand Cenote.

Além disso, você também pode conhecer o Cenote Suytun. Certamente vai ficar deslumbrado quando a luz do sol entrar pelo topo da caverna e o azul intenso do poço começar a brilhar.

El Mirador

O El mirador fica localizado na praia Delfines. É um dos locais mais importantes e adorados para visitar na cidade mexicana de Cancún.

No lado leste do El Mirador você consegue olhar para o oceano,no lado oeste é possível ter uma visão ampla da Laguna Nichupte e também da Zona Arqueológica El Rey 

Zona Arqueológica El Rey

A zona Arqueológica El Rey é um sítio arqueológico de Cancún. Para você entender, são 47 estruturas que formam a área administrativa e religiosa do pós-clássico maia de Quintana Roo.

Esse sítio foi batizado de El Rey, porque em sua escultura foi descoberto uma escultura representando um rosto humano de um personagem importante. 

Atualmente a cabeça do rei está dentro do Museu Arqueológico de Cancún. Portanto, você não pode deixar de incluir na sua lista de visita.

Ruínas Maias: Chichén Itzá

O sítio arqueológico Chichén Itzá fica localizado a 200 km da cidade de Cancún.

É importante você saber que esse é um dos centros políticos e religiosos mais importantes do povo maia. Neste local é possível encontrar a Pirâmide de Kukulcán, que possui 26m de altura.

Além disso, você também encontra outras estruturas, como por exemplo o Templo dos Guerreiros.

Cobá

Esse também é um sítio maia, entretanto, mesmo sendo menos conhecido do que outros sítios, essa região chegou a ter 50 mil habitantes.

Na região foi erguida a pirâmide Maia mais alta do México, chamada Nohoch Mul, com 40m de altura. Além disso, é possível subir ao topo através dos degraus da escultura. 

Tulum

O sítio arqueológico de Tulum é um dos mais belos do México. A região fica a 130km de Cancún.

O sítio foi construído em um penhasco de frente para o mar turquesa do Caribe, com uma vista espetacular para os visitantes.

Além disso, no local há restos de uma fortaleza, que guardava uma cidadela de caráter militar e religioso, representada pelo El Castillo.

Museo Subacuático de Arte

Nesse museu você encontra uma série de esculturas de artistas. São quase 500 monumentos do inglês Jason deCaires Taylor e outros cinco artistas mexicanos colocados debaixo d’água.

As esculturas estão em uma profundidade entre três e cinco metros de profundidade. Dessa forma, a melhor maneira de conhecer essas obras é praticando mergulho com cilindro. Entretanto, tem outra forma de ver as esculturas é praticar snorkel.

Jungle Tour

Nesse passeio você pode dirigir a sua própria lanchinha para dois em um belo trajeto por canais entre manguezais na Laguna Nichupte.

Você também pode fazer outras atividades como por exemplo mergulhar com peixinhos nas águas cristalinas da Punta Nizuc. Entretanto, há barcos maiores para curtir o passeio com a família.

Isla Mujeres

A Isla Mujeres está localizada a 10 km ao norte de Cancún. A região possui águas calmas e cristalinas. Portanto, é um ótimo ambiente se você estiver acompanhado dos seus filhos.

Entretanto, a diversão na ilha não para por aí, você pode curtir os passeios de caiaque Parque Garrafón e outras atrações como por exemplo aproveitar a tirolesa e o ciclismo.

A ilha ainda conta com diversas opções de lojas de souvenirs e restaurantes. 

Além disso, a praia possui a Quinta Avenida, que é uma versão maior da famosa rua das pedras de Búzios.

Na Quinta Avenida você encontra uma série de atrativos turísticos para se divertir, como por exemplo restaurantes, bares, lojas, hotéis e baladas. Também é possível encontrar beach clubs junto à praia, como o Kool, Zenzi e Lido.

La Isla Shopping Village

Você gosta de fazer aquelas comprinhas? O que não vai faltar no La Isla Shopping Village é opção para isso.

O local possui diversas opções de itens para você comprar e levar para casa.

É possível encontrar marcas mundialmente conhecidas como por exemplo Adidas, Armani, Calvin Klein, Diesel, Express, Guess e Pull & Bear.

Certamente você vai gostar de visitar as lojas deste centro comercial que fica localizado à beira da Laguna Nichupte. São mais de 150 lojas para você visitar. 

Além disso, você também pode curtir o cinema, o aquário e os restaurantes locais. Divirta-se!

Luxury Avenue

No Luxury Avenue você encontra 25 lojas, com peças luxuosas de marcas como por exemplo Burberry, Cartier e Longchamp.

Entretanto, a Plaza Caracol reúne marcas locais e algumas lojas de artesanato. Além disso, se você quiser conhecer a vida noturna de Cancún, tem para todos os gêneros e estilos. 

A variedade de atrações noturnas em Cancún é extensa, nas noites da região você encontra baladas eletrônicas, caribenhas, rock e shows ao vivo.

E tem mais, é possível encontrar espetáculos do Cirque du Soleil, casas LGBT, restaurantes e bares com várias opções de bebidas.do entre maio e setembro é possível mergulhar com tubarões-baleia que passam pelos arredores. Certamente, você vai guardar ótimas lembranças do local.

Isla Contoy

Nessa pequena ilha você encontra águas cristalinas e areia branquíssima. Essa ilha adorável fica localizada cerca de 30km ao norte da Isla Mujeres.

O território é todo protegido, e permite um número limitado de visitantes. Além disso, a ilha é o território de 100 espécies de pássaros, como por exemplo cormorões,  pelicanos e atobás.

Cozumel

A ilha ficou conhecida no mundo quando o documentarista e pesquisador francês Jacques Cousteau relatou os corais incríveis da região. O interior do local possui vegetação e formações rochosas.

Contudo, você deve saber que a grande atração do local é o mergulho entre os peixes coloridos e corais. 

O destaque é o Recife Palancar, local que proporciona uma visibilidade de até 70m de profundidade.

Além disso, na cidade de San Miguel de Cozumel você pode relaxar na praça e aproveitar ótimas opções de gastronomia e compras.

Playa del Carmen

A Playa del Carmen fica localizada a 70km da cidade de Cancún. Atualmente o local é uma rota de

para os grandes cruzeiros.

Além disso, a praia possui a Quinta Avenida, que é uma versão maior da famosa rua das pedras de Búzios.

Na Quinta Avenida você encontra uma série de atrativos turísticos para se divertir, como por exemplo restaurantes, bares, lojas, hotéis e baladas. Também é possível encontrar beach clubs junto à praia, como o Kool, Zenzi e Lido.

La Isla Shopping Village

Você gosta de fazer aquelas comprinhas? O que não vai faltar no La Isla Shopping Village é opção para isso.

O local possui diversas opções de itens para você comprar e levar para casa.

É possível encontrar marcas mundialmente conhecidas como por exemplo Adidas, Armani, Calvin Klein, Diesel, Express, Guess e Pull & Bear.

Certamente você vai gostar de visitar as lojas deste centro comercial que fica localizado à beira da Laguna Nichupte. São mais de 150 lojas para você visitar. 

Além disso, você também pode curtir o cinema, o aquário e os restaurantes locais. Divirta-se!

Luxury Avenue

No Luxury Avenue você encontra 25 lojas, com peças luxuosas de marcas como por exemplo Burberry, Cartier e Longchamp.

Entretanto, a Plaza Caracol reúne marcas locais e algumas lojas de artesanato. Além disso, se você quiser conhecer a vida noturna de Cancún, tem para todos os gêneros e estilos. 

A variedade de atrações noturnas em Cancún é extensa, nas noites da região você encontra baladas eletrônicas, caribenhas, rock e shows ao vivo.

E tem mais, é possível encontrar espetáculos do Cirque du Soleil, casas LGBT, restaurantes e bares com várias opções de bebidas.

Mapa de Cancún

A cidade mexicana de Cancún está dividida em 5 regiões: Isla Cancún,  Zona Urbana, Puerto Juárez, Franja Ejidal e Alfredo V. Bonfil.

Primeira coisa, a Isla Cancún é a mais importante, nesta região está localizada a maior parte das praias e atividades turísticas da cidade.

A Isla Cancún possui uma extensão de 23km. A zona urbana é o local onde vive grande parte da população local.

Além disso, na zona urbana está situada a maior parte das instituições educativas, políticas, culturais e de serviços da cidade de Cancún.

Na Puerto Juárez, que antigamente era chamada de Tamtam Chen, você pode encontrar duas docas para embarcar e cruzar a Isla Mujeres.

Além disso, também é possível visitar restaurantes e apreciar frutos do mar. Entretanto, esta área teve destaque no início dos anos 80, atualmente está abandonada.

Devido a este fato, muitas pessoas só utilizam o porto e se alimentam em alguns restaurantes locais.

A região de Franja Ejidal é a zona de assentamentos distribuídos de forma irregular na parte norte da cidade de Cancún. Fica localizada nos limites municipais de Isla Mujeres. Entretanto, algumas localidades estão sendo regularizadas.

Por fim, a zona Alfredo V Bonfil, fica localizada a 8km do centro da cidade de Cancún, nesta região estão empreendimentos importantes de Cancún, como por exemplo o Aeroporto Internacional e a Riviera Maya, que é o local dos resorts e das ruínas maias.

Clima em Cancún

A cidade de Cancún está localizada na costa oriental do continente, diante disso, as correntes oceânicas quentes do Golfo México influenciam na região. Dessa forma, o ambiente local é tipicamente tropical.

Além disso, é importante você saber que o clima em Cancún é agradável o ano todo, com uma temperatura em média de 29ºC no verão e 24ºC no inverno. 

Diante disso, agora você sabe que pode aproveitar sua viagem para curtir as atrações turísticas da cidade de Cancún em várias épocas do ano.

Certamente, você vai tirar belas fotos e guardar lembranças inesquecíveis da sua viagem para Cancún. 

Porém, mesmo que o clima seja agradável na maior parte do ano, é essencial você pesquisar a época que pretende visitar a região.

Vai conhecer Cancún? Seu seguro de viagem está no Assistente de Viagem

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre Cancún, certamente vai começar o planejamento para visitar a cidade, não é mesmo? 

Lembre-se, para fazer uma viagem tranquila e segura, é importante você fazer aquisição de seguro de seguro viagem internacional.

Sendo assim, aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores alternativas de seguro viagem.

Dessa forma, você pode curtir todas as belezas paradisíacas e atrações da cidade de Cancún.

Além do mais, é possível contratar o seu seguro viagem com as principais seguradoras do país, de forma simples e com descontos totalmente exclusivos!

Você pode receber sua apólice digital pelo Whatsapp ou pelo e-mail, e tem mais, para você ficar por dentro de todas as informações sobre seguros, viagens e muito mais, confira o conteúdo no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).