Tudo que você precisa saber sobre a moeda argentina: Curiosidades e dicas

Compreender tudo que envolve o câmbio da moeda argentina e suas peculiaridades é essencial para quem vai conhecer o país vizinho. Afinal, mesmo com diversas oscilações e até mesmo câmbios paralelos, ela continua sendo forte na Argentina.

Contudo, seu uso é uma dúvida para turistas brasileiros, uma vez que por lá é possível optar pelo dinheiro local, cartão de crédito, débito e até mesmo o real.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo para explicar tudo sobre a moeda argentina. Confira conosco, já reserve seu seguro viagem internacional e aprenda mais sobre como economizar em sua viagem. Boa leitura!

A história da moeda argentina

A história da moeda argentina remonta ao Século 17, quando cidadãos argentinos e de países vizinhos utilizavam moedas de ouro e prata. Contudo, apenas em 1881 criou-se o peso argentino, que começou a circular no ano seguinte.

De modo geral, ela foi uma moeda forte até o ano de 2001, quando a Argentina adotou um sistema de câmbio flutuante. Em resumo, isso resultou em uma desvalorização significativa do peso em relação ao dólar.

Atualmente, as notas e moedas de pesos argentinos são controladas pelo Banco Central da Argentina, com valores que vão de 1 centavo a 500 pesos. A moeda possui personagens históricos argentinos em suas notas, como Bartolomé Mitre, José de San Martín, Manuel Belgrano, Juan Manuel de Rosas, e Domingo Faustino Sarmiento.

Além disso, a Argentina tem uma rica cultura, influenciada por espanhóis, italianos e ameríndios, e a moeda atual é o novo peso argentino, em uso desde 1992 e que substitui uma série de moedas anteriores ao longo da história do país.

Saiba mais | O que fazer em Buenos Aires

Quais países utilizam o peso argentino?

Apenas a Argentina utiliza o peso argentino. Ou seja, ela não funciona como moeda oficial em nenhum outro país do mundo.

Quanto vale a moeda argentina em relação ao real, euro e dólar?

No câmbio oficial, R$1 passou a valer em torno de 171 pesos argentinos, se considerarmos mês de publicação deste conteúdo, em março de 2024. Ou seja, isso representa uma desvalorização frente ao real de quase 10 vezes, se compararmos com o câmbio de dez anos atrás.

Por sua vez, na mesma data, 1 euro representava cerca de 925 pesos argentinos e 1 dólar, mais de 857 pesos. Nos três cenários, é possível perceber como a moeda argentina passa por enorme desvalorização, o que se torna um cenário interessante para turistas, inclusive do Brasil.

Saiba mais | Pontos turísticos da Argentina

Quais moedas são aceitas na Argentina?

Todas as moedas citadas acima são aceitas na maior parte dos estabelecimentos argentinos. Em outras palavras, você conseguirá pagar hoteis, restaurantes e lojas em geral com real, euro ou dólar. E claro, com o próprio peso argentino.

Dicas para o uso da moeda argentina e outras formas de pagamento

A seguir, elencamos algumas considerações importantes para quem vai viajar para a Argentina e tem dúvidas sobre qual meio de pagamento utilizar por lá. Continue a leitura.

Dica 1 | Avalie a época da sua viagem e confira o câmbio

Primeiramente, é importante saber que o câmbio muda bastante de acordo com a temporada de viagens. Por isso, você precisa entender qual a melhor forma de pagamento a partir dos seus gastos, tempo de viagem e dinheiro disponível.

Entenda também | Diferença entre o seguro de cartão de crédito e o seguro viagem

Dica 2 | Na Argentina, nunca troque dinheiro na rua

É muito comum você encontrar diversos cambistas oferecendo a troca de moeda nas ruas argentinas. Porém, além de arriscado, você pode ser vítima de dinheiro falso ou conversões desfavoráveis.

Sendo assim, realize a troca do seu dinheiro por moeda argentina apenas em casas de câmbio oficial. Existem várias delas nas principais cidades de lá.

Dica 3 | Tome cuidados com o câmbio paralelo

Há diversas companhias como a Wise ou a Western Union que trabalham com um câmbio paralelo da moeda argentina. Ou seja, a conversão é muito maior do que o câmbio oficial. Porém, há regras a cumprir, como por exemplo, o depósito do valor em solo brasileiro para a retirada na Argentina. Mas por lá, as casas de câmbio possuem horários restritos e algumas chegam a ter filas enormes. Avalie tudo isso antes de usar apenas essa modalidade de câmbio.

Leia também | Turismo na Argentina

Dica 4 | Leve um pouco de dinheiro em espécie

A próxima dica é efetiva não só para o uso da moeda argentina como para viagem para qualquer lugar do mundo. Em resumo, é uma boa alternativa ter uma quantia pequena de dinheiro em espécie para os primeiros pagamentos. Por exemplo, táxi, alimentação, dentre outros.

Dica 5 | Atenção para o montante de dinheiro na conversão

Em um câmbio defasado, como acontece com a moeda argentina, a troca de dinheiro pode gerar uma quantia muito grande de notas. Por exemplo, apenas R$1000, na conversão, serão mais de 170 mil pesos.

Mas se no Brasil, essa quantia pode significar uma média entre 10 e 20 notas, na Argentina, enquanto peso, pode gerar entre 85 a 300 notas de dinheiro. Isso, claro, considerando moedas menores e maiores. Sendo assim, avalie como irá guardar parte do valor sem chamar tanta atenção.

Uso da moeda argentina X cartão de crédito ou débito

Os pagamentos em solo argentino sempre irão depender do perfil do viajante e do dinheiro disponível. Contudo, deve-se atentar que pagar em espécie elimina a taxa de IOF de 6%, presente em cartões de crédito.

Além disso, quem optou pelo câmbio paralelo terá uma conversão muito menos favorável ao usar cartões, uma vez que eles utilizam a cotação oficial do dia.

Aprendeu mais sobre a moeda argentina e pensa em conhecer o país? O Assistente de Viagem tem a melhor solução!

Após conferir nossas melhores dicas para o uso e conversão da moeda argentina que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

00

Wendel Soares: