Chapada Diamantina: o lugar que todo aventureiro precisa conhecer

Hoje, vamos te apresentar a Chapada Diamantina, um paraíso escondido no Brasil, que fica na região da Bahia, no meio do Estado, onde praticamente todos os rios nascem do Rio de Contas, Bacia do Paraguaçu e Jacuípe.

Nesta região, estão localizadas as maiores altitudes da região nordeste aqui no Brasil. A Chapada Diamantina possui 24 municípios, sendo limitada por penhascos e as mais altas montanhas.

Além de ser um dos maiores parques da preservação ambiental, possuindo aproximadamente 152 mil hectares, ela é o local perfeito para você fugir dos roteiros de praias, sair da rotina e respirar ar limpo.

Se você está pensando em viajar e conhecer lugares incríveis sem precisar sair do país, comece a considerar a Chapada Diamantina como o seu próximo destino. Continue a leitura e aprenda mais do local!

Você precisa ter uma aventura na Chapada Diamantina

Você já ouviu falar em Chapada Diamantina? Ela é um lugar com vistas impressionantes de pura beleza natural e é ideal para pessoas que gostam de curtir e se aventurar.

Podemos confirmar que, para ter aventura e um dia de puro descanso, é necessário ir a locais pouco explorados e que possam te surpreender. E uma das regiões mais conhecidas do nordeste faz tudo isso, além de ser um verdadeiro paraíso de piscinas naturais.

A chapada diamantina é capaz de oferecer atividades e até mesmo atrações com grande facilidade, te mantendo ocupado por aproximadamente um mês.

Com todos os cenários naturais é impossível se entediar. Pode ter certeza de que você vai se apaixonar por Chapada Diamantina e sentirá falta de estar nesse paraíso.

Não tem como não se emocionar após ver os raios de luz, o arco-íris da água da cachoeira ou após se banhar nas águas vermelhas e recarregar todas as energias.

A Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos e encantadores, se você deseja estar em contato direto com a natureza.

Você sabe os locais turísticos da Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina tem vários pontos especiais para você se apaixonar, que são:

  • Rios;
  • Grutas;
  • Trilhas;
  • Poços;
  • Cânions;
  • Cachoeiras.

Quais as diversões que Chapada Diamantina oferece?

Pelo fato de seu um local de serra e um paraíso natural, a Chapada Diamantina oferece variadas formas para diversão.

Vamos te mostrar 15 opções para ficar frente a frente com a natureza (que é o maior benefício da região):

  1. Canoagem;
  2. Tirolesa;
  3. Flutuação;
  4. Rapel;
  5. Stand up;
  6. Voo livre;
  7. Mountain bike;
  8. Arvorismo;
  9. Pôr do sol para se maravilhar;
  10. Mergulhos nas belas cachoeiras;
  11. Mergulhos nos poços;
  12. Assistir os fachos de luz é um completo espetáculo;
  13. Caminhar nas trilhas;
  14. Visitar as grutas;
  15. Escalas;

Além disso, a região também possui outras diversões pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, que é onde a maior parte dos rios da Bacia do Rio das Contas, Paraguaçu e Jacuípe nascem.

Por esse motivo, se fizer algumas trilhas pela região é provável que encontre com algumas cachoeiras de pura beleza natural e próprias para banhos.

As melhores trilhas para conhecer

As incríveis trilhas são tudo o que um aventureiro precisa para umas férias ou até mesmo um passeio rápido. As trilhas mais belas de lá são:

1 – Vale do Pati

Ela possui maravilhosos poços e águas muito cristalinas nas cachoeiras, te proporcionando um contato direto com a natureza diferente de tudo o que já viu.

A trilha, que contém 16 Km, possui uma travessia de aproximadamente 25 metros do Rio Pati. Também tem 4 Km de inclinação na ladeira no Império e em Andaraí possui uma descida de 12 Km.

Quase no meio do caminho, existe um poço conhecido como Poço Azul, que contém águas cristalinas. De acordo com a localização do sol, a cor da água muda.

As trilhas do Vale do Pati oferecem grandes áreas para caminhadas, opções de trilhas com áreas planas, com pequenas subidas e com íngremes descidas e também com passagem por rios. Vale a penha conhecer!

2 – Cachoeirão por Cima

Ela se chama assim pelo fato de ter 16 Km de comprimento por cima, tanto ida como na volta, 2 Km com subida e 6 Km plano.

Por fim, pode chegar e aproveitar porque a cachoeira contém aproximadamente 280 metros de altitude e por causa disso é possível visualizar, após um dia de chuva, aproximadamente 20 quedas.

3 – Morro do castelo

Você gosta de aventuras mesmo? Então você não pode ficar por fora dessa trilha que vai até o morro do castelo.

Você tem coragem de encarar uma trilha mais complicada? Se você disse sim, para chegar é necessário percorrer 600 metros íngreme, e para conseguir subir em alguns momentos da trilha é necessário o apoio com as mãos.

Ela tem 1 Km para a descida e 400 metros largando as pedras. É uma trilha e tanto para quem gosta de se aventurar.

4 – Morro do Pai Inácio

Ah, falando em beleza natural e vistas incríveis, você já ouviu falar também do Morro do Pai Inácio?

Ele possui 1.120 metros em suas alturas e uma vista panorâmica da Chapada Diamantina e dos encontros.

A subida para o Morro do Pai Inácio é composta por trilhas íngremes de até 40 minutos – para visualizar e fotografar uma paisagem perfeita, vale muito a pena.

Quais os Monumentos Naturais da Chapada Diamantina?

As cachoeiras para conhecer e que são consideradas os monumentos naturais para pontos turísticos são:

  • Ibicoara, Cachoeira da fumacinha
  • Andaraí, Cachoeira do Samuel
  • Ibicoara, Cachoeira do buracão
  • Itaeté, Poço Encantado
  • Andaraí, Cachoeira do Ramalho
  • Lençóis, Cachoeira Mixila
  • Morro do Chapéu, Cachoeira Ferro Doido
  • Andaraí, Cachoeira do Herculano
  • Ibicoara, Cachoeira do Buracão
  • Mucugê, Cachoeira da Fumacinha
  • Andaraí, Cachoeiras Cristais e Três Barras
  • Vale do Capão (Palmeiras), Cachoeira da Fumaça
  • Itaetê, Cachoeira Encantada

Animado para conhecer e se aventurar pela região?

Chapada Diamantina é conhecida pelos pontos turísticos de aventura e contato direto com a natureza.

Claro que a região possui uma cultura incrível e outros locais para conhecer, mas nada que se compare aos que já mencionamos aqui.

Para ter ideia, a Cachoeira da Fumaça é a segunda maior cachoeira do Brasil (com 380 metros de altura) – o que a torna a atração principal da região. Você não pode deixar de fora do seu roteiro!

Ah, e como todo bom aventureiro, não se esqueça de que é importante ter uma boa experiência, mas com segurança. Por isso, recomendamos que contrate um seguro viagem e viaje tranquilo para aproveitar a região.

P.S.: Se você já viajou pra lá, comente com a gente o que achou da experiência.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).