6 cidades da Costa Rica que merecem estar em seu roteiro no país

Algumas cidades da Costa Rica possuem belezas naturais tão incríveis que precisam estar na lista de lugares a conhecer de qualquer visitante do país.

Se isso parece exagero, tente imaginar que o local possui pouco mais de 5 milhões de habitantes e 5% de toda a biodiversidade do planeta.

Ou seja, você terá opções de ecoturismo que vão desde a prática de esportes radicais até parques florestais com uma riqueza imensa de animais e plantas. Quer mais? A Costa Rica tem até mesmo trekking por vulcões!

Por isso, separe seu seguro viagem internacional e venha com o Assistente de Viagem conhecer as 6 cidades da Costa Rica que estarão no seu roteiro. Boa leitura!

Sobre a Costa Rica

A Costa Rica é um país da América Central com belíssimas florestas tropicais e um litoral que fica entre o Caribe e o Oceano Pacífico. Entre as cidades mais populosas da Costa Rica estão, na ordem, a capital San José (340 mil habitantes), Alajuela (278 mil) e Cartago (152 mil).

Por possuir políticas ambientais bem progressistas, a Costa Rica possui um dos melhores índices de sustentabilidade do mundo. E isso é potencialmente favorável para quem deseja conhecer as belezas naturais do país.

Costa Rica e o conceito de Pura Vida

Antes de conhecer as 6 cidades da Costa Rica que você deve visitar, vamos explicar um conceito bem simpático que é lema por lá. Trata-se do “Pura vida”. E o que seria isso?

Em resumo, é um modo de vida de toda a população da Costa Rica e reflete felicidade, paz e simplicidade.

Pode-se dizer que é um estilo de vida dos costa-riquenhos e certamente você ouvirá a expressão várias vezes durante sua estadia. Aproveite e entre na vibe incrível que a força da palavra pode ter sobre qualquer um.

Afinal, vamos combinar, a ideia de “Pura vida” é bem vinda o tempo todo, não é mesmo?

San José: no coração costa riquenho

Não é possível fazer uma lista com cidades da Costa Rica sem começar por sua capital. Isso porque San José é repleta de espaços culturais, parques, bares e teatros capazes de encantar qualquer turista.

Há pontos turísticos essenciais para entender como o país se insere na cultura latino-americana. Por exemplo, o Museu do Ouro Pré-Colombiano, a Catedral Metropolitana de San José e o Teatro Popular Melico Salazar.

Mas se seu interesse for aventura, San José tem um plus: é possível apreciar o vulcão Irazú, o mais alto e um dos mais bonitos do país.

Monteverde: a natureza em essência

Monteverde é uma pequena cidade ao noroeste da Costa Rica que abriga uma diversidade enorme de espécies animais e vegetais. O destaque por lá é a Reserva Biológica Bosque Nuboso, que também conta com trilhas ecológicas e pontes suspensas no topo das árvores.

Ao total, são seis pontes e os turistas chamam de sky walk. Ou seja, andar nas nuvens.

Essa é uma opção imperdível para conhecer um dos biomas mais importantes do mundo.

Puerto Viejo de Talamanca

Pense em uma pequena vila com atmosfera praiana e tranquilidade. Pois é exatamente isso que você encontrará em Puerto Viejo, uma das cidades da Costa Rica que não podem ficar de fora de qualquer roteiro.

Com forte cultura jamaicana, o local tem vida noturna embalada de muito reggae e reggaeton, o que a torna a cidade mais “Pura vida” de todas daquele país.

Liberia: A cidade branca

Conhecida por seus moradores como la ciudad blanca, Liberia é a capital da província de Guanacaste e está a cerca de 340km da capital San José. O apelido famoso vem do fato do cascalho branco presente nas estradas e casas e Liberia é um paraíso de diferentes formas.

Dentre os destinos imperdíveis nesta cidade litorânea da Costa Rica estão as fontes termais na encosta do vulcão Miravalles e o Parque Nacional Rincón de la Vieja.

Além disso, na região central da cidade, há o Museu Sabanero, que conta a história da criação bovina e dos vaqueiros daquela região.

Cartago é uma das melhores cidades da Costa Rica para fugir da rotina

Há quem viaje buscando tranquilidade e há quem prefira desfrutar de novidades e passeios criativos durante a estadia em outros países. Pois para ambos, Cartago é uma opção interessante e divertida.

Isso porque a cidade foi capital da Costa Rica até 1823 e se tornou a região de arte colonial mais importante do país. Por exemplo, é possível visitar em Cartago o Templo de Orosi, o monumento nacional de Guayabo e conferir construções da era pré-colombiana.

Outros dois lugares que merecem destaque é a imagem da Virgem de Los Angeles, inaugurada em julho de 2010 e com aproximadamente 6 metros totais de altura. Ela fica em um ponto estratégico, próximo ao Santuário da padroeira da Costa Rica.

Por último, o Cemitério de Cartago possui esculturas em pedra e mármore que transcendem o conceito de vida ou morte e transforma diversos mausoléus em verdadeiras obras de arte.

Montezuma: o paraíso hippie da Costa Rica

Para terminar a lista de 6 cidades da Costa Rica, vamos abordar essa pequena vila ao sudeste da Península de Nicoya. Com uma costa bastante acidentada, Montezuma se divide entre a beleza de praias, uma cachoeira deslumbrante e fontes termais naturais.

Por isso, tornou-se o refúgio favorito de quem quer um estilo de vida mais simples e tranquilo.

Conheça as cidades da Costa Ricacom segurança!

Depois de acompanhar a leitura do conteúdo deste artigo, você sabe por onde começar o seu passeio, não é verdade?

Sendo assim, monte suas malas de viagem e se prepare para curtir todas as belezas das principais cidades da Costa Rica. Porém, certifique-se de contratar seu seguro de viagem para um passeio sem preocupações.

Ainda que o seguro não seja obrigatório por lá, escolher uma apólice é garantir que você não terá contratempos que irão atrapalhar a sua diversão. Escolha seu plano agora mesmo e vamos decolar juntos nessa viagem!

E para ficar por dentro de conteúdos especiais sobre viagens, acesse o Blog do Assistente de Viagem e fique por dentro de materiais exclusivos.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).