Circuito das Águas de Minas Gerais: uma guia completo

O Circuito das Águas de Minas Gerais consegue unir a hospitalidade mineira com um diferencial importante no turismo. Isso porque, ele conta diversos atrativos por 13 cidades que possuem estâncias hidrominerais com propriedades terapêuticas e medicinais.

Além disso, ele conta com opções para todos os gostos, idades e bolsos, o que permite um passeio completo para a família toda. Sendo assim, o Assistente de Viagem preparou esse guia incrível com dicas sobre o que fazer no Circuito das Águas de Minas Gerais. Confira conosco, separe seu seguro viagem nacional e boa leitura!

Sobre o Circuito das Águas de Minas Gerais

O Circuito das Águas de Minas Gerais é uma iniciativa do turismo local das cidades do sul mineira que buscou, através dele, fomentar o turismo e promover uma intensa atividade de visitantes na região.

De modo geral, você encontrará nele opções de ecoturismo, turismo de bem-estar, histórico, cultural e religioso. Estão presentes neste circuito, as cidades de Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Lambari, Jesuânia, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.

Ao todo, o circuito possui 5 parques de águas minerais, 37 fontes naturais, 267 pontos turísticos e mais de 120 opções de hospedagem e gastronomia com o melhor da culinária mineira. A seguir, traremos dicas sobre o que fazer em cada uma delas.

Leia também | O que fazer em Mariana

1 | Baependi

Primeiramente, temos no Circuito das Águas de Minas Gerais a cidade de Baependi, terra onde faleceu Nhá Chica. Em resumo, ela foi uma mulher que viveu no Século 19 e teve beatificação pela Igreja Católica em 2013, devido à grande devoção que conseguiu.

Sendo assim, a cidade conta com o Santuário Nhá Chica, um local de grande importância histórica e cultural. Além disso, você pode conhecer as cachoeiras, como a Cachoeira do Itaúna e outras belas quedas d’água.

Outra dica é admirar as flores em exposição, que são uma atração popular em Baependi, especialmente durante a primavera.

2 | Cambuquira

Em seguida, temos Cambuquira, com um dos parques mais famosos do Circuito das Águas de Minas Gerais. Além dele, você pode conhecer o Antiquário Passado Presente, que é um museu que abriga uma coleção de objetos históricos.

Além disso, é possível praticar o voo livre na rampa do Piripau ou desfrutar de trilhas, cachoeiras e mirantes, se você é um apaixonado por ecoturismo. Neste caso, inclua no roteiro um passeio pelo Alto de Santa Quitéria, que é um mirante com vista panorâmica para toda a cidade.

Saiba também | Estrada Real

3 | Campanha

A cidade de Campanha é conhecida por sua rica história e cultura, além de sua economia baseada em atividades como administração pública e cultivo de café. Dentre suas atrações, merecem destaque a Catedral de Santo Antônio, que possui imagens atribuídas a Aleijadinho, e o Lago da Barragem, que oferece opções de lazer como pesca esportiva, passeios de chalana e esportes aquáticos

O município também é um centro de produção de laranjas e também por um expressivo artesanato em fios e fibras, esculturas em madeira e bordados, além de uma culinária tipicamente sul mineira.

4 | Carmo de Minas

A próxima cidade do Circuito das Águas de Minas Gerais também conta com uma estância hidromineral. Contudo, a fama de Carmo de Minas está na Cachoeira da Gruta e suas belas paisagens rurais.

E para os mais aventureiros, é possível fazer passeios em voos de balão pelas lavouras de café.

5 | Caxambu no Circuito das Águas de Minas Gerais

Caxambu é, possivelmente, um dos destinos mais populares entre todos do Circuito das Águas de Minas Gerais. Afinal, seu parque possui complexos hidrominerais, balneário hidroterápico e piscinas de águas minerais.

Além disso, a cidade possui teleférico que oferece visitação ao mirante do Morro de Caxambu.

Uma curiosidade é a Igreja de Santa Isabel, construída a pedido da princesa Isabel quando conseguiu curar de uma anemia após um tratamento com as águas terapêuticas de Caxambu.

Confira também | Principais cidades coloniais do Brasil

6 | Conceição do Rio Verde

Esta pequena cidade do Circuito das Águas de Minas Gerais possui uma maravilhosa queda d’água chamada Cachoeira do Jurumirim. Ela se localiza na zona rural da cidade, a cerca de 7km do centro.

Além disso, oferece aos turistas e moradores, no mês de outubro, os famosos Jogos da Primavera em Conceição do Rio Verde, um evento que promove o desporto e atividades físicas na região. Por lá, você também pode explorar as atividades de cultivo de café e fabricação de tecidos de malha, que são setores característicos da cidade e parte de sua economia local.

7 | Cruzília

Em Cruzília, a sua primeira parada pode ser para visitar o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, um museu dedicado à história e evolução deste tipo de equino. Além disso, pode explorar a Praça Capitão Maciel, que costuma abrigar atividades culturais o ano todo.

8 | Dom Viçoso

Um dos pontos turísticos mais famosos de Dom Viçoso é a Pedra Riscada, com seus mais de 1700 metros de altitude. Em outras palavras, é um destino onde se pode praticar trilha e, ao fim, apreciar a bela vista do alto de uma montanha.

A cidade também conta com 4 igrejas que podem agradar os amantes do turismo religioso. 

Saiba também | Semana Santa em Minas Gerais

9 | Lambari

Em Lambari existem várias atividades para se fazer, como visitar o Parque das Águas, um oásis pacífico, e a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, uma igreja histórica. Além disso, a cidade também é conhecida pela produção de café e produtos lácteos, e os visitantes podem saborear a culinária local e comprar souvenirs únicos.

Existem também vários hotéis e pousadas na região, tornando-a um destino perfeito para uma fuga relaxante.

10 | Jesuânia

Conhecida por suas festas tradicionais, Jesuânia figura entre as cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais que também aposta no turismo religioso. Contudo, durante esses eventos, é possível vivenciar a cultura local com danças típicas, música ao vivo e comidas tradicionais mineiras.

E para quem ama artesanato, Jesuânia tem diversos artesãos locais que produzem peças únicas em madeira, cerâmica ou tecidos.

11 | São Lourenço como destaque no Circuito das Águas de Minas Gerais

Em São Lourenço, os turistas poderão desfrutar de atividades como o Trem das Águas. Em resumo, trata-se de uma Maria Fumaça que passa pela Rota do Café Especial.

Além disso, a cidade também conta com balonismo, lojas de doces e artesanatos e uma pista de kart.

De modo geral, é um dos destinos do Circuito das Águas de Minas Gerais com mais opções gastronômicas e culturais.

Leia também | O que fazer na Serra do Cipó

12 | Soledade de Minas

A parada final do Trem das Águas, que sai de São Lourenço, é em Soledade de Minas, a 10 quilômetros. Por isso, além de apreciar a paisagem, os turistas podem conferir cachoeiras incríveis como Cachoeirinha, Mato Dentro, Paiol e Água Espalhada.

Na Estação Ferroviária, você irá conhecer uma linha original de trem entre o Rio de Minas, inaugurada em 1884. E se curtir, pode visitar o Museu da Estação que possui exposição de equipamentos ferroviários, telégrafo e máquinas.

13 | Três Corações

Por fim, temos a cidade onde nasceu o rei do futebol, Pelé. Ou seja, você pode visitar monumentos que homenageiam o filho ilustre do lugar, além de conhecer a casa onde ele nasceu e se tornou um pequeno museu.

No centro, existe também o Parque Dondinho, que ganhou o nome do apelido que Pelé teve durante a infância. Para terminar o passeio, vá até a Casa da Cultura Godofredo Rangel, que guarda um acervo sobre a memória da cidade.

Leia também | Turismo histórico no Brasil

Pontos de atenção antes de conhecer o Circuito das Águas de Minas Gerais

Primeiramente, é importante explicar que as cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais estão no sul do estado, quase na divisa com São Paulo, sendo assim, o acesso é pela Rodovia Fernão Dias.

Contudo, para quem for de avião, é necessário descer em Confins (Belo Horizonte) ou Guarulhos (São Paulo). Em ambos os casos, a rota de carro dura em torno de 4 horas.

Sobre o clima, atente-se sobre os períodos entre dezembro e março, devido às fortes chuvas. Além disso, no inverno, a maior parte das cidades pode atingir temperaturas abaixo de 10 graus.

Conheceu o Circuito das Águas de Minas Gerais? Conheça o Assistente de Viagem e faça a melhor cotação para o seu seguro viagem!

Após conferir as principais informações sobre o Circuito das Águas de Minas Gerais, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Dessa forma, você viaja com muito mais tranquilidade e tem um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você. Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: