Como fazer um seguro de viagem internacional? Veja dicas!

Quem vai viajar para o exterior, costuma ter dúvidas de qual seguro viagem optar e sobre como fazer um seguro de viagem internacional. Isso porque são diversas as opções que as seguradoras oferecem e também há regras específicas de um país para outro.

Além disso, há casos em que a viagem acontecerá por mais de um país, e é comum que o turista fique sem saber como contratar um plano que cubra todos eles.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo para que você saiba tudo sobre como fazer um seguro de viagem internacional que atenda às suas necessidades. Confira conosco e boa leitura!

O que é um seguro de viagem internacional?

Antes de saber como fazer um seguro de viagem internacional é importante conhecer do que se trata. Em resumo, ele é um contrato que o viajante firma com uma seguradora a fim de receber assistência caso ocorra algum problema durante uma viagem ao exterior.

Em outras palavras, ele é a garantia de que tudo que estiver descrito no plano contratado e nas situações especificadas sejam cumpridas.

Além disso, o seguro de viagem internacional pode incluir diversos países em um único plano e cada apólice possui cobertura específica.

Em alguns países ele é obrigatório, como por exemplo, em determinados países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen ou mesmo o Seguro Viagem Cuba, que possui regras específicas.

Há países como os Estados Unidos que não exigem a contratação de seguro, mas ainda são importantes devido ao alto preço com custos médicos para turistas nestes lugares ou mesmo a inexistência de atendimento público para estrangeiros.

A principal dica antes de saber como fazer um seguro de viagem internacional é compreender as exigências do(s) país(es) que você pretende visitar.

Como fazer um seguro de viagem internacional?

Para esclarecer a dúvida de como fazer um seguro de viagem internacional, é preciso saber que ele pode ser contratado por empresas especializadas em seguro, na instituição financeira onde o viajante possui conta ou através de agências ou companhias aéreas.

Entretanto, o Assistente de Viagem oferece um lugar único para a contratação desses seguros onde é possível, de forma online e segura, cotar e adquirir as apólices através de um comparativo entre todos os seguros.

Dessa forma, você não precisa realizar várias consultas nem mesmo se preocupar com as exigências mínimas de cada país que pretende conhecer. Ao clicar em nossa página inicial você precisará apenas preencher dados sobre a viagem e terá simulações de seguros com as mais diversas coberturas.

Como escolher o seguro certo

Se você está se perguntando como decidir pelo seguro de viagem internacional certo para você, a resposta é simples mas envolve cuidados. Isso porque até mesmo seguros similares podem ter detalhes que atendam a públicos específicos.

Por isso, existem coberturas completas e básicas, e o ideal é que você considere suas principais necessidades e orçamento antes de optar pelo melhor seguro.

Também é preciso lembrar que a maior parte dos seguros internacionais possui itens além da assistência médica que podem fazer a diferença na sua viagem. Como por exemplo, assistência jurídica, atendimento 24 horas em português, seguro de bagagem extraviada, de vida, entre outros.

Para gestantes, pessoas que pretendem praticar esportes radicais e idosos há adicionais que resguardam a segurança e saúde e existem planos que cobrem até indenizações e equipamentos eletrônicos ou musicais.

Por isso, o Assistente de Viagem trabalha com diversas seguradoras e pacotes e, com certeza, uma delas vai ser a melhor opção para a sua viagem.

Quanto custa um seguro de viagem internacional?

Mesmo com toda essa gama de benefícios, muitas pessoas se perguntam como fazer um seguro de viagem internacional sem que isso comprometa o orçamento da viagem.

Contudo, a boa notícia é que o investimento dos seguros costumam ter valores bem atrativos, não importa se você busca um pacote básico ou um completo.

A ferramenta de simulação de seguro viagem do Assistente de Viagem irá te ajudar nessa etapa, e para conferir a tabela completa de preços conforme suas necessidades é só preencher idade, destino, tempo da viagem e data de retorno e conferir as cotações.

Apenas para comparação, para um viajante que pretende viajar em torno de 15 dias e busca um pacote que cobre qualquer país do mundo (ideal para quando haverá multidestinos), há planos que custam a partir de 15 reais por dia até pacotes na faixa de 187 reais por dia.

O que irá diferenciá-los é exatamente os valores das franquias de cobertura e os adicionais que o viajante precisa contratar.

Como fazer um seguro de viagem internacional: contrato

Após a escolha do pacote, o Assistente de Viagem permite que você o contrate diretamente dentro do site, e a apólice do seguro será enviada para o seu e-mail ou whatsapp.

Nela, você encontrará as informações detalhadas da cobertura do seguro, as condições especiais e os números de contato caso o viajante precise acionar o seguro.

Com o contrato em mãos, você pode viajar tranquilo e apresentá-lo sempre que for necessário.

Como fazer um seguro de viagem internacional para a Europa

Como mencionado anteriormente, a maior parte dos países da Europa exigem o Seguro Viagem Europa para a entrada e permanência do turista.

Neste caso, se você não tem certeza como fazer um seguro viagem internacional, o ideal é que se considere o valor mínimo exigido pelo Tratado de Schengen.

A outra opção é escolher pacotes mais completos se, além da Europa, há a possibilidade de conhecer outros países vizinhos.

Como fazer um seguro de viagem internacional para os Estados Unidos

Por último, se sua viagem é para um país que não exige seguro, ainda assim a recomendação é fazê-lo. Isso porque, nestes casos, não existe assistência médica pública para viajantes.

Por exemplo, quando a dúvida é sobre como fazer um seguro de viagem internacional para viajar aos Estados Unidos, a resposta é sempre uma opção mais completa.

A Terra do Tio Sam tem atrações diversas, desde esportes radicais, praias, parques temáticos e cidades turísticas que podem oferecer risco e todo o sistema de saúde é pago e caro.

Na dúvida, não vale a pena arriscar, uma vez que, por exemplo, uma internação hospitalar por lá tem custo de aproximadamente 2.271 dólares por dia, enquanto um seguro que fornece cobertura de até 40 mil dólares tem valores a partir de 16 reais.

Para mais informações sobre como fazer um seguro de viagem internacional, coberturas e dicas sobre viagem, continue no Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).