Como morar na Europa: Conheça os detalhes!

Em primeiro lugar, a ideia de como morar na Europa é uma pergunta que permeia a cabeça de muitos brasileiros. 

Sobretudo, a possibilidade de viver em alguns dos países do velho continente é um atrativo em razão da qualidade de vida de cada um deles.

No entanto, existem nuances que necessitam de atenção por parte dos interessados em viver no continente. Isso porque é necessário enfrentar algumas burocracias para que isso se torne possível. 

Por isso, antes de mais nada, separe o seu seguro viagem, item obrigatório para viver nos países da Europa. Em sequência, venha conhecer junto do Assistente de Viagem as melhores opções para sua nova empreitada.

Por fim, se você quer saber mais sobre como morar na Europa e os planejamentos necessários para que você firme sua residência por lá, você está no artigo certo. Boa leitura.

Por que morar na Europa?

De antemão, a ideia de como morar na Europa é o sonho de muitos brasileiros. Isso porque, conforme supracitado, o velho continente oferece excelente qualidade de vida em todos os países.

É por esta razão que diversos brasileiros iniciam uma corrida contra o tempo para tirar um visto e garantir residência fixa no velho continente.

Outro atrativo que permeia o tema sobre como morar na Europa, é a facilidade de conhecer outros países vizinhos.

Isso porque, o Tratado de Schengen garante a livre circulação de pessoas entre os países participantes. Ou seja, não é necessário apresentar visto para viajar de um país para o outro. 

No entanto, existem algumas obrigatoriedades para turistas brasileiros que desejam usufruir deste benefício.

Os cidadãos brasileiros não precisam apresentar visto para entrar em qualquer dos países que fazem parte deste acordo, desde que estejam circulando em razão de turismo e por, no máximo, noventa dias. Este visto pode ser renovado posteriormente.

Ademais, outra obrigatoriedade é portar um seguro viagem Europa. Isso porque os países europeus exigem este tipo de condição para que seus visitantes sejam capazes de se sustentar no país.

Por esta razão, é imprescindível que você conte com um parceiro como o Assistente de Viagem, que viabiliza todas as maneiras para que você tenha como morar na Europa.

Procedimentos necessários para morar na Europa

Antes de mais nada, se você decidiu de fato viver no velho continente, mas ainda não sabe como iniciar a jornada, não se preocupe. O Assistente de viagem reuniu todas as informações necessárias para você começar sua nova vida por lá.

Um bom primeiro passo para iniciar a sua trajetória é consultar as embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil caso você tenha uma dúvida mais específica sobre o tema como morar na Europa.

No entanto, antes de entrar na parte burocrática que envolve a sua mudança, é importante levar alguns fatores em consideração. Acompanhe a seguir com o Assistente de Viagem.

Escolhendo em qual país morar

O primeiro passo para saber como morar na Europa é entender o que você busca em um novo país. Por isso, é imprescindível que você pesquise sobre alguns aspectos dos destinos de morada que estão na sua cabeça.

Sobretudo, não realizar uma pesquisa prévia pode gerar uma imensa dor de cabeça quando você iniciar uma nova vida no continente. Isso se justifica, por exemplo, em razão de fatores como: idioma, costumes locais e custo de vida.

Por consequência, antes de escolher o destino pesquise sobre as condições climáticas de cada local. Outra boa dica é saber como é o dia a dia da população do país que você cogita morar.

Ademais, lembre-se que é preciso se sustentar financeiramente no continente europeu. Por isso, confira quais países oferecem mais oportunidades dentro da sua área de atuação profissional.

Lembre-se que estes países exigem algum tipo de seguro para que você vá até o seu território. Sendo assim, saiba que o Assistente de Viagem conta com seguros personalizados e que atendem as exigências destes locais. 

Neste ínterim, se você possui alguma particularidade e deseja estar seguro em relação a ela, saiba que contamos com diversas opções. Um exemplo é o seguro viagem para idosos 

Tipos de vistos necessários

Em primeiro lugar, se você deseja saber como morar na Europa, é necessário que você obtenha um visto para permanecer no país de sua escolha. 

A primeira maneira que torna isso possível é obter a cidadania de um dos países da Europa. Este cenário é possível para pessoas que descendem de países do velho continente.

No entanto, caso você não possua este tipo de vínculo, é possível garantir a sua moradia buscando o visto de trabalho. Este visto é responsável por garantir a atividade remunerada que você irá realizar no país de que escolher.

Os idiomas

Antes de partir para uma nova vida, você deve se perguntar qual o idioma terá que aprender antes de saber como mudar para a Europa.

Por isso, a dica é buscar com muita antecedência uma escola para praticar a nova língua. Muitas vezes, essa é uma barreira para pessoas que não realizaram um planejamento devido antes de iniciar uma nova vida no continente.

Faça, antes, um intercâmbio

Antes de mais nada, fazer um intercâmbio antes de montar uma residência fixa em um país da Europa pode ser um bom teste. 

Isso porque, através de um bom programa de intercâmbio, você será capaz de conhecer diversos países do velho continente em razão do Tratado de Schengen. 

Ou seja, aproveite uma pré estadia em um dos países que você cogita viver para transitar entre outras localidades. 

Além de abranger suas possibilidades, este cenário garante boas possibilidades para conhecer costumes regionais e a qualidade de vida de cada país.

Economize e arrume as malas!

A última dica agora que você sabe como morar na Europa é: comece a economizar. Em um primeiro momento, as despesas em detrimento da mudança podem ser altas.

No entanto, quando você se estabelecer, tenha certeza que o cenário será totalmente favorável. Isso porque a maioria dos países europeus possuem programas de trabalho voltados para estrangeiros.

Além disso, o custo de vida na Europa é outra vantagem se comparado ao Brasil. Isso porque com uma moeda mais forte e produtos que não são exportados, você pode ter uma vida confortável no velho continente. 

Ainda tem dúvidas sobre como morar na Europa? Confira o site do Assistente de Viagens

Agora que você já sabe como morar na Europa, você precisa conhecer a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem

Isso porque, através dela, você tem acesso a um comparativo em tempo real das principais apólices das mais conceituadas seguradoras do Brasil.

Dessa forma, você pode escolher o seguro que se adequa ao seu bolso e às suas necessidades para iniciar a sua nova vida no velho continente. 

Quer saber mais sobre seguro viagem e outras dicas sobre como morar na Europa? Fique de olho no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).