Cusco altitude: conheça mais e se prepare para a viagem!

Conhecer a altitude de Cusco e Machu Picchu é fundamental para se preparar bem para essa viagem. Essas são cidades peruanas repletas de cultura e história que atraem pessoas do mundo todo. 

No entanto, as duas estão localizadas acima de 2 mil metros de altitude. Quem chega em Cusco precisa passar por um longo período de adaptação para não se sentir mal quando for fazer algum passeio. 

Os cidadãos locais, além de estarem acostumados, possuem algumas ferramentas para não sofrerem em Cusco com a altitude. Uma delas é mastigar ou tomar o chá da folha de coca. 

Conhecer essa região demanda bastante cuidado. E para fazer essa viagem com segurança, conte com a Assistente de Viagem. Faça a cotação de um seguro de viagem e garanta atendimento nas situações mais inesperadas. Tenha tranquilidade para conhecer essa rica região da América do Sul. 

E para te ajudar a conhecer Cusco sem que a altitude te atrapalhe, separamos as melhores dicas aqui mesmo. Confira. 

Cusco altitude: veja como é

Se você procura saber sobre Cusco e a altitude que se tem por lá, saiba que a cidade está localizada a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. E quanto mais alta é a cidade, mais o ar é rarefeito. 

Ou seja, o ar tem um nível muito baixo de oxigênio. E o nosso corpo não se acostuma rapidamente a receber pouco oxigênio. Por isso, é comum que quem chegue na região passe mal com o chamado Soroche ou mal da montanha.

Os sintomas podem ser fadiga excessiva, falta de ar, enjoos, tonturas e até fortes dores de cabeça que precisam ser controladas com remédios. 

Entenda mais sobre os sintomas causados pela altitude

Quando o assunto é Cusco e a altitude, os turistas já ficam em alerta esperando pelos sintomas do mal de altitude. E de fato eles vêm de imediato. 

O corpo precisa de longos períodos de adaptação para não provocar nenhum tipo de desconforto. Mas os sintomas variam muito para cada pessoa. 

Muitas vezes, turistas estrangeiros não se sentem mal e se adaptam rapidamente. No entanto, existem os casos de quem nem mesmo conseguiu seguir com a viagem na cidade. 

O mais comum além dos sintomas já citados, como enjoo, dores de cabeça, fadiga e falta de ar é ter o apetite abalado e ficar mais abatido, sem conseguir dormir. 

Em casos de sintomas extremos é muito importante ter atendimento médico imediato. 

Como prevenir e não passar mal?

Quer saber como não passar mal com Cusco e sua altitude? Vale a pena se cuidar com antecedência e prevenir o mal de altitude. Durante a sua viagem até Cusco, se mantenha muito bem hidratado e evite bebidas alcoólicas. 

Nada de agendar passeios assim que chegar na cidade: deixe pelo menos os dois primeiros dias livres para conhecer a cidade e se adaptar a altitude dela. No começo é comum sentir tonturas durante todo o tempo.

Evite fazer longas caminhadas e se esforçar muito nesse período, deixe que seu corpo se adapte. Mantenha sempre a hidratação e uma alimentação bem leve.

Não é incomum chegar aos hotéis e ser recebido com chás de coca. Essa é uma planta amplamente utilizada pelos peruanos para evitar os sintomas do mal de altitude, e nesse caso, vale a pena experimentar essa receita milenar.

Como a cidade é roteiro certo de viajantes do mundo todo, é fácil encontrar medicamentos que evitam enjoos, tonturas e dores de cabeça. Então, caso persistam procure logo por uma farmácia. 

Qual a melhor época para conhecer o Peru?

Não existe nenhuma relação entre Cusco, altitude e melhor época para conhecer a região, mas se você souber bem quando ir pode aproveitar o clima mais ameno e ter uma experiência mais prazerosa. 

O Peru tem dois períodos muito bem marcados: o de seca e o de chuva. A alta temporada acontece no período de seca, já que o país é reconhecido pelas suas atividades ao ar livre. Os meses de seca são de julho e agosto. 

Já as chuvas acontecem de maneira intensa nos meses de novembro e março. Por isso, é bom evitar viajar nessa época porque os passeios ficam mais difíceis e até perigosos. 

Conheça Cusco e o que você pode encontrar por lá

Cusco é conhecida por ser a cidade porta para Machu Picchu, mas por si só ela é uma atração completa. É possível conhecer sítios arqueológicos, museus e toda a cultura dos povos originários na cidade. 

Existem muitas atrações turísticas nessa cidade incrível dos Andes peruanos. É possível fazer um passaporte que dá direito a entrar em todos os museus da cidade e dos arredores. São muitos e você precisa se programar bem para conhecer. 

Cusco também conta com um centro comercial e histórico rico em gastronomia. Além das compras é possível conhecer bem a culinária andina. E quem ama prata, também pode comprar por ótimos preços. 

A lã feita com pelo de lhama também é um forte comércio na região. Além disso, você pode fazer passeios pelos fabricantes e comprar peças típicas da região. Cusco oferece todo tipo de turismo o ano todo.

Saiba qual a documentação necessária para conhecer Cusco

Para conhecer Cusco, os brasileiros precisam se adaptar a certas exigências. Diferentemente dos outros países da América do Sul, o Peru exige o passaporte em dia para entrada de turistas. 

Mas não é preciso pedir nenhum visto. Depois da COVID, o país também pede o comprovante de vacinação e um seguro viagem que cubra casos de COVID. Fora isso, apenas os comprovantes de retorno e acomodação são exigidos, como em qualquer outra viagem. 

Viagem internacional com tranquilidade? Conheça o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe lidar com o mal de altitude de Cusco, pode programar a sua viagem e se deliciar com as paisagens andinas mais incríveis. 

E para conhecer esse país é fundamental contar com o suporte de um pacote de seguro viagem. Então, não perca tempo e faça a sua cotação agora mesmo na Assistente de Viagem. 

Para saber mais dicas de viagem, acompanhe o Blog da Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).