Quer fugir do Carnaval e não sabe para onde? Confira esses 10 destinos incríveis no Brasil!

Fugir do Carnaval costuma ser uma alternativa de boa parte dos brasileiros que não curtem folia ou mesmo preferem um passeio mais tranquilo a dois ou com a família. Contudo, mesmo alguns destinos com opções de turismo religioso, de aventura ou cultural podem ser um pólo de visitantes durante a festa do Rei Momo.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo exclusivo com 10 destinos para quem deseja fugir do Carnaval. Anote nossas dicas, separe o seu seguro viagem e embarque conosco nesses roteiros repletos de beleza, tranquilidade e sossego. Boa leitura!

Cuidados ao escolher um destino para fugir do Carnaval

Primeiramente, é importante explicar que fugir do Carnaval sendo brasileiro pode ser uma tarefa bem complexa, apesar de possível. Isso porque de cidades coloniais, litorâneas, capitais e até mesmo resorts e hotéis costumam ter programação exclusiva durante o período.

Além disso, o alto fluxo em estradas e aeroportos irá te colocar lado a lado com milhares de foliões, o que pode causar atrasos, congestionamentos ou até mesmo os mais diversos imprevistos. Sendo assim, a segunda dica é manter a calma e se organizar com antecedência. 

Por fim, certifique-se sobre a conferência dos documentos necessários para a viagem, a reserva da hospedagem e a contratação antecipada de traslado, passeios ou visitações a pontos turísticos. Dessa forma, você curte a viagem com mais segurança e consegue realmente relaxar durante os dias de folia.

10 destinos imperdíveis para quem deseja fugir da folia

1 | Foz do Iguaçu (Paraná)

O primeiro local da nossa lista de lugares para fugir do Carnaval é a maravilhosa cidade de Foz do Iguaçu. Afinal, ela é envolta de uma das paisagens mais belas do mundo e não possui tradição em Carnaval de rua.

Por lá é possível conferir as cataratas, em um período do ano em que a vazão é muito maior devido às chuvas. Por isso, atente-se sobre a disponibilidade dos principais passeios, uma vez que há restrições em caso de um grande aumento no volume das águas.

Além disso, a cidade conta com o famoso Parque das Aves, a visita à Usina de Itaipu e também o Bar de Gelo e o Vale dos Dinossauros, ideal para crianças. Por fim, é possível atravessar a Ponte da Amizade e conhecer o Paraguai e a Argentina, em um passeio super agradável e completo.

Leia também | O que fazer em Foz do Iguaçu

2 | Jalapão (Tocantins)

Só por descobrir onde fica o Jalapão já dá para colocá-lo no roteiro dos destinos de quem deseja fugir do Carnaval. Afinal, no coração do Tocantins, ele é uma área de preservação ambiental longe dos centros urbanos e da movimentação de foliões e pessoas que querem agitação.

Por isso, o Jalapão é uma excelente opção para o feriado do Carnaval, com seus mais de 34 mil quilômetros quadrados de área verde, cachoeiras e muita natureza.

Durante o mês de fevereiro, o local tem temperaturas em torno dos 30º C e poucas chuvas. Em resumo, você conseguirá desfrutar de trilhas, banhos em águas límpidas e até mesmo da prática de esportes radicais como o rapel, tirolesa e esportes de montanha.

Para chegar até o Jalapão, o turista pode desembarcar em Palmas e o acesso se dá por meio terrestre. Ou seja, a capital é o principal ponto de partida e alguns trechos irão exigir veículos 4X4, principalmente no acesso de atrações mais remotas.

3 | Conceição de Ibitipoca (Minas Gerais)

Chamada carinhosamente apenas de Ibitipoca, esse povoado é distrito da cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, próxima a Juiz de Fora. De modo geral, é um local que oferece paisagens deslumbrantes, trilhas desafiadoras e uma atmosfera tranquila. Ou seja, que convida os visitantes a se desconectarem do mundo moderno.

Uma das principais atrações de Ibitipoca é o Parque Estadual do Ibitipoca, que abriga uma variedade de trilhas e cachoeiras. Além disso, os visitantes podem explorar a famosa Janela do Céu, uma formação rochosa que oferece uma vista panorâmica deslumbrante, ou se refrescar nas águas cristalinas da Cachoeira dos Macacos.

Outras atrações para quem busca fugir do Carnaval em Ibitipoca são a Gruta dos Coelhos e a Gruta dos Três Arcos, que proporcionam uma experiência única de exploração subterrânea. Para os aventureiros, há opções de atividades como rapel, escalada e mountain bike. E para os que preferem um passeio mais tranquilo, é possível fazer caminhadas pela região e apreciar a rica fauna e flora local.

4 | São Francisco Xavier como opção para fugir do Carnaval (São Paulo)

Não quer passar o Carnaval em São Paulo e procura um destino próximo com belas paisagens e muita tranquilidade? Então São Francisco Xavier é o lugar ideal para você!

Afinal, ela fica a apenas 150km da capital paulista e é famosa por suas paisagens, clima agradável e vistas montanhosas de encher os olhos.

Por sua vez, os amantes do ecoturismo ou de esportes radicais podem apostar em trilhas desafiadoras de mountain bike, rapel ou até mesmo escalada. Uma das principais atrações de São Francisco Xavier é a Serra da Mantiqueira, que possui atrações como, por exemplo, a belíssima Cachoeira Pedro David.

Além disso, a cidade também é conhecida por sua gastronomia e cultura local. É possível saborear pratos típicos da região, como a truta, em restaurantes aconchegantes e charmosos. Também há opções de visitar feiras de artesanato e conhecer a produção local de queijos e doces.

5 | Campos do Jordão (São Paulo)

Outro destino de São Paulo, a cidade de Campos do Jordão é uma alternativa para quem deseja fugir do Carnaval por ter um clima mais ameno durante o ano todo. Aliás, pensar em roteiro em Campos do Jordão é presenciar uma imersão em uma gastronomia variada, conhecer espaços de fabricação de cervejas artesanais e se deliciar com baixas temperaturas.

Dessa forma, o lugar encanta desde os românticos, crianças e até mesmo amigos que gostam de curtir parques, atrações ecológicas e toda a sofisticação europeia dentro de um município brasileiro.

Para os mais corajosos, o Parque Tarundu, no centro de Campos do Jordão, possui atividades  de minigolfe, tirolesa, arvorismo, patinação, passeios de balão e outras atrações para pessoas de qualquer idade.

6 | Gramado (Rio Grande do Sul)

E se falamos em frio com a dica acima, que tal fugir do Carnaval para uma cidade em que as atrações são exatamente o oposto dos dias de folia? Pois este é o clima de Gramado, um dos destinos mais populares do sul do país.

Por lá, há uma infinidade de atividades encantadoras para aproveitar. Por exemplo, o passeio pelo Lago Negro , que é um dos cartões-postais mais famosos do lugar.. Você pode fazer um passeio de pedalinho pelo lago, apreciando a paisagem deslumbrante e os belos jardins ao redor.

Além disso, dá para responder sobre o que fazer em Gramado com a orientação para conhecer a Coberta, repleta de cafés, restaurantes e lojas. Também se destaca o Mini Mundo, que é um parque em miniatura onde você encontrará réplicas de construções famosas do mundo todo, em escala reduzida. Por último, você poderá visitar as diversas lojas de chocolate da cidade e degustar alguns dos chocolates mais saborosos do Brasil.

Leia também | Natal Luz em Gramado

7 | Bonito: a natureza de presente para fugir do Carnaval (Mato Grosso do Sul)

Elencar o que fazer em Bonito é das tarefas mais ingratas, uma vez que o destino oferece paisagens incríveis em quase todas as épocas do ano. Por isso, a cidade permanece no topo dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil, seja por suas cachoeiras, grutas ou cavernas de águas cristalinas.

Para quem procura fugir do Carnaval, Bonito tem mais de 40 atrações. Por exemplo, mergulho, flutuação, trilhas, observação de pássaros, arvorismo, cavalgadas e até mesmo descidas de bote e caiaque. E o melhor: as atrações possuem guias exclusivos para passeios em família ou que incluem crianças e idosos.

8 | Caldas Novas (Goiás)

Até aqui, certamente, você percebeu que nossas dicas para fugir do Carnaval envolvem, em sua maior parte, lugares de ecoturismo ou pequenas cidades. Pois o próximo nome da nossa lista é mais destino bem familiar e que investe em atrações para todas as idades.

Isso porque Caldas Novas, em Goiás, conta com mais de 300 piscinas termais que se distribuem em vários parques aquáticos com infraestrutura completa.

Em resumo, é possível se hospedar, alimentar e se divertir em espaços privados e com muita segurança. Neste caso, os parques costumam ter um cronograma de eventos e apresentações durante os dias de folia, porém eles são menores e não impactam aqueles que optam por não participar da agitação.

Leia aqui | Parques aquáticos de Caldas Novas

9 | Cânions do Xingó (Alagoas/Sergipe)

A penúltima dica para fugir do Carnaval não é uma cidade, e sim, um ponto turístico na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. Situado entre os municípios de Canindé do São Francisco e Piranhas, os cânions do Xingó são falésias que se encontram no entorno da região alagada da usina de Xingó.

Para o passeio, espere conhecer mais sobre as histórias do Rio São Francisco, nadar em águas calmas e presenciar uma paisagem similar aos de Capitólio, em Minas Gerais.

Aliás, o que coloca os cânions como um dos lugares para viajar no Brasil é o fato dele ainda contar, em seu entorno, com passeios como a Rota do Cangaço e a Foz do Velho Chico, na cidade de Piaçabuçu.

10 | Chapada Diamantina (Bahia)

Por último, encerramos nossa lista de destinos para fugir do Carnaval com um dos lugares mais encantadores da Bahia. Em resumo, a Chapada Diamantina possui paredões, grutas, cachoeiras e trilhas em meio a uma natureza quase intocada.

Dessa forma, podemos afirmar que é um local obrigatório para todo aventureiro conhecer. Outro destaque fica por conta do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abriga uma diversidade de ecossistemas, como cânions, vales, rios e montanhas.

Os visitantes podem explorar a famosa Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do Brasil, ou se aventurar na trilha do Vale do Pati, uma experiência única de imersão na natureza. E claro, os mais radicais podem optar por atividades como trekking, rapel, canyoning e escalada. E para os que preferem um passeio mais tranquilo, é possível fazer caminhadas pela região e apreciar a rica fauna e flora local.

Fugir do Carnaval exige segurança, comodidade e conforto. Não abra mão disso!

Após conferir nossas dicas de lugares para fugir do Carnaval, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Mesmo em destinos nacionais, contratar um seguro é importante para se resguardar de imprevistos e problemas diversos.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: