Vai viajar para a China? Veja quando optar pelo uso da moeda chinesa

A moeda chinesa é, há tempos, uma das mais importantes do mundo. Afinal, o país é uma das economias globais mais fortes e possui atrativos únicos.

Além disso, a cultura chinesa costuma gerar curiosidade e encanto, ao longo de seus mais de 9,6 mil quilômetros de território.

Por isso, se você pretende conhecer o país ou mesmo morar por lá, confira como e quando optar pela moeda chinesa nos pagamentos. Neste artigo, o Assistente de Viagem trará dicas importantes e, após lê-lo, é só contratar seu seguro viagem internacional, arrumar as malas e partir. Boa leitura!

A história da moeda chinesa

A história da moeda chinesa remonta a séculos atrás, uma vez que a China utilizou moedas de ouro, prata e cobre desde 210 a.C. Por sua vez, no século 9, o papel-moeda foi introduzido na China, coexistindo com as moedas de cobre.

Sendo assim, a China antiga produzia moedas de diferentes valores, tamanhos e materiais, com símbolos distintos. Contudo, a primeira série de notas de renminbi foi emitida em 1948, seguida por outras séries ao longo dos anos.

Atualmente, a moeda oficial da China é o renminbi, também conhecido como yuan, com o símbolo ¥. A China emitiu o yuan digital (e-CNY) em 2022, uma forma de criptomoeda baseada em blockchain.

Leia também | Moeda argentina

Quais países utilizam a moeda chinesa?

A moeda chinesa, o Renminbi (RMB) ou yuan, é utilizada exclusivamente na China. Porém, como moeda oficial da República Popular da China, o Renminbi é amplamente aceito em transações comerciais com outros países.

Porém, quem vai conhecer o país não conseguirá utilizar outras moedas, como por exemplo, o dólar e o euro, que são aceitos na maior parte dos países ao redor do mundo.

Quanto vale o yuan em relação ao real, euro e dólar?

No câmbio oficial, R$1 passou a valer em torno de 1,44 yuans, se considerarmos mês de publicação deste conteúdo, em março de 2024. Ou seja, existe uma paridade bem similar entre os dois países.

Por sua vez, na mesma data, 1 euro representava cerca de 7,8 yuans e 1 dólar, mais de 7,2 yuans.

Leia também | 7 Maravilhas do mundo moderno

Quais moedas são aceitas na China?

Na China, além do Renminbi (RMB) ou yuan, algumas áreas turísticas, hotéis internacionais e lojas de luxo podem aceitar moedas estrangeiras como o dólar dos Estados Unidos (USD) e o euro (EUR) em transações comerciais. No entanto, é importante notar que o uso de moedas estrangeiras pode ser limitado em estabelecimentos locais e fora das áreas turísticas mais populares.

Dicas para o uso da moeda chinesa e outras formas de pagamento

A seguir, elencamos algumas considerações importantes para quem vai viajar para a China e tem dúvidas sobre qual meio de pagamento utilizar por lá. Continue a leitura.

Dica 1 | Utilize o Renminbi (RMB)

A moeda oficial da China é o Renminbi, também conhecido como yuan, é a melhor alternativa para compras e pagamentos em todo o território chinês. Sendo assim, você deve tê-la, ainda que em pequenas quantidades.

Dica 2 | Considere o uso de carteiras digitais

A China é pioneira em pagamentos móveis, com 92% dos consumidores utilizando e-wallets como Alipay e WeChat Pay. Por isso, considere adotar essas formas de pagamento para maior conveniência.

Entenda também | Diferença entre o seguro de cartão de crédito e o seguro viagem

Dica 3 | Use também o QR Code

Os pagamentos por QR Code são amplamente aceitos na China. Então, esteja preparado para escanear códigos QR em estabelecimentos para efetuar pagamentos de forma rápida e segura.

Dica 4 | Mantenha um pouco de moeda chinesa em espécie com você

Embora os pagamentos digitais sejam comuns, é aconselhável ter um pouco de dinheiro em espécie para situações em que o pagamento eletrônico não seja viável.

Dica 5 | Pesquise sobre as formas de pagamento em seus destinos

Por fim, além do Renminbi, esteja ciente de que alguns estabelecimentos turísticos podem aceitar moedas estrangeiras, como o dólar dos EUA e o euro. No entanto, é recomendável priorizar o uso da moeda local para evitar taxas de câmbio desfavoráveis.

O ideal é se certificar antes de viajar quais as moedas e modos de pagamento são os mais comuns no destino escolhido.

Leia também | O que fazer na Coreia do Sul

Uso da moeda chinesa X cartão de crédito ou débito

Para turistas que visitam a China, a escolha entre usar o yuan (moeda local) ou cartões de crédito/débito depende de vários fatores. A seguir, elencamos quando cada modalidade pode ser mais vantajosa.

Yuan (Renminbi)

O uso do yuan é essencial para transações locais, especialmente em estabelecimentos que não aceitam cartões internacionais. Ter dinheiro em espécie é útil para situações em que o pagamento eletrônico não é viável, como em mercados locais e pequenos estabelecimentos.

Saiba também | Como fazer o planejamento de uma viagem

Cartões de Crédito/Débito

Cartões internacionais são aceitos em alguns estabelecimentos turísticos e hotéis de luxo na China. Além disso, eles podem oferecer conveniência e segurança, além de serem úteis em emergências.

Sendo assim, é recomendável ter um cartão de crédito/débito como backup, mas é importante verificar a aceitação antes de usar. Em áreas menos turísticas, o pagamento em dinheiro pode ser mais comum.

Aprendeu mais sobre a moeda chinesa e pensa em conhecer o país? O Assistente de Viagem tem a melhor solução!

Após conferir nossas melhores dicas para o uso e conversão da moeda chinesa, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: