Viajar para o Japão: 7 curiosidades para quem quer conhecer o país do sol nascente

Quem pensa em viajar para o Japão, certamente sabe que o destino é destaque entre as principais viagens culturais pelo mundo. Afinal, o país do sol nascente une um povo acolhedor, com ótima infraestrutura e muita tradição e história.

Contudo, para quem está em seu primeiro passeio, é possível surgir dúvidas comuns. Por exemplo, qual a documentação necessária, melhor época do ano para ir e o que visitar.

Mas não se preocupe! O Assistente de Viagem preparou este conteúdo especialmente para quem pretende viajar para o Japão. Aproveita para reservar seu seguro viagem e já anote as melhores dicas aqui. Boa leitura!

Japão: um país de riqueza e encantos únicos

Possivelmente, o que torna o Japão um país fascinante envolve a sua mistura perfeita entre o antigo e o moderno. Afinal, mesmo com tradições milenares, cidades como Tóquio e Osaka contam com arranha-céus futuristas, tecnologia de ponta e uma agitada vida urbana. Por outro lado, em Kyoto e Nara, é possível explorar templos históricos, jardins zen e rituais tradicionais.

Outro ponto de destaque para quem pensa em viajar para o Japão é que a gastronomia japonesa é um verdadeiro deleite para os turistas. Em resumo, desde sushi e sashimi frescos, há uma infinidade de pratos deliciosos para experimentar. Além disso, eles são experts no preparo do chá verde e de doces tradicionais japoneses, como o wagashi.

Clima no Japão e paisagens naturais

Outro destaque do Japão são as belas paisagens naturais. O Monte Fuji, um ícone do país, oferece vistas deslumbrantes e é um desafio popular para os alpinistas. Por sua vez, as florestas de bambu em Arashiyama, os jardins japoneses meticulosamente projetados e as praias paradisíacas de Okinawa são apenas algumas das muitas opções para os amantes da natureza.

É importante ressaltar que o clima pode variar significativamente de uma região para outra no Japão, devido à sua extensão geográfica. Por exemplo, Hokkaido é conhecida por ter invernos frios e nevados, enquanto Okinawa, no extremo sul, possui um clima subtropical com invernos suaves e verões quentes. Sendo assim, é importante entender o destino procurado e quais as expectativas nele. Isso porque viajar para o Japão pode significar desde o sol forte até temperaturas próximas a zero grau.

Documentos obrigatórios para viajar para o Japão

Desde 30 de setembro de 2023, turistas brasileiros no Japão precisam apenas ter um passaporte válido com chip emitido desde 2011 para entrar no país. Ou seja, não há exigência de visto, desde que o turista esteja com as passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem no Japão e comprove recursos para se manter durante a estadia. Além disso, é necessário que não se tenha antecedentes criminais.

Mesmo sendo opcional, o ideal é sempre contratar um seguro viagem internacional, a fim de evitar contratempos e ter maior segurança e tranquilidade durante sua estadia no Japão.

10 dicas importantes que você deve saber antes de viajar para o Japão

1 | Espere hospitalidade mas respeite o comportamento dos japoneses

No Japão, a hospitalidade é uma prioridade e os visitantes são recebidos com cortesia e respeito. Embora a língua possa ser uma barreira, os japoneses são prestativos e farão o possível para ajudar os turistas.

Contudo, não se assuste se os japoneses soarem nos dois extremos de humor. Isso porque, mesmo com uma postura simpática e sorridente, o ambiente corporativo, por exemplo, é bastante metódico e sóbrio.

2 | As paisagens são mais coloridas no outono

Quem vai viajar para o Japão precisa saber que eles amam os meses entre setembro e novembro. Isso porque, nesta época, as folhas das árvores mudam de cor e um espetáculo visual impressionante, especialmente nas regiões montanhosas. Além disso, as temperaturas são amenas, tornando o outono uma época agradável para explorar o país.

3 | Quer viajar para o Japão e ver neve?  Veja como isso é possível!

O inverno (dezembro a fevereiro) no Japão pode ser rigoroso, especialmente nas regiões mais ao norte, como Hokkaido. Em resumo, as temperaturas podem cair abaixo de zero e há a possibilidade de neve.

No entanto, o inverno também oferece a oportunidade de desfrutar de atividades como esqui e banhos termais tradicionais, conhecidos como “onsen”. Então, considere isso ao escolher a melhor data do seu embarque.

Leia também | O que fazer em Tóquio

4 | O Japão e sua paixão por máquinas automáticas

Um costume muito popular no Japão são as máquinas de venda automática, que estão por toda parte. Além de refrigerantes e lanches, você pode encontrar uma variedade surpreendente de produtos, como guarda-chuvas, roupas íntimas, ovos frescos e até mesmo máquinas de venda automática de carros usados!

5 | Viajar para o Japão e comprar souvenirs em uma konbini

As lojas de conveniência no Japão são verdadeiros tesouros para os turistas. Afinal, elas estão abertas 24 horas por dia e oferecem uma ampla variedade de produtos. Por exemplo, desde alimentos frescos e prontos para consumo até itens de higiene pessoal, eletrônicos e serviços bancários. É possível encontrar praticamente tudo o que você precisa em uma loja de conveniência, o que as tornam uma parada obrigatória, nem que seja para comprar as lembrancinhas da viagem.

6 | Fuso horário

Em relação ao Brasil, o país possui diferentes fusos horários, mas considerando Brasília como referência, o Brasil está geralmente 12 horas atrás do Japão durante o horário padrão. Por exemplo, quando é meio-dia (12:00) no Japão, no horário padrão brasileiro será meia-noite (00:00). É sempre recomendável verificar a diferença de horário atualizada entre o Japão e o Brasil ao planejar viagens, compromissos ou comunicações com pessoas no país.

7 | Trens-bala (shinkansen)

Por fim, o Japão é conhecido por sua eficiente rede de trens-bala, que são rápidos, pontuais e confortáveis. Então, se você pretende viajar para o Japão, inclua o transporte em seu roteiro para poder viajar em um shinkansen e experimentar a emoção de atingir velocidades impressionantes enquanto desfruta de belas paisagens pelo caminho.

Aprendeu mais sobre o Japão? Conheça o Assistente de Viagem e viaje com segurança e tranquilidade!

Após conhecer as melhores dicas antes de viajar para o Japão, é hora de acessar o Assistente de Viagem e ter a oportunidade de viajar com segurança, comodidade e conforto. Isso porque nosso portal conta com uma ferramenta de cotação para seguro viagem que reúne, em um único lugar, as melhores seguradoras do país. Confira e viaje sem nenhuma preocupação, mesmo se tiver vários destinos em seu passeio.

E não deixe de conferir o Blog do Assistente de Viagem para obter mais informações, dicas de viagem e orientações sobre os melhores roteiros dentro e fora do Brasil.

Wendel Soares: