O que fazer em Buenos Aires

Caminito Amigo - Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade incrível e oferece muito mais do que costumamos ver estampado nos passeios turísticos. Com o Google Maps na mão você poderá ir muito além de La Boca, da Casa Rosada, da Feira de San Telmo e do Cemitério da Recoleta.

Claro, não estamos dizendo para você deixar de provar os maravilhosos bifes acompanhados de vinhos de tirar o fôlego ou mesmo não visitar os principais pontos turísticos.

O que queremos mostrar é a Buenos Aires que pouca gente conhece. E não adianta procurar embaixo da Floralis Generica. Vamos explorar um pouco mais da cidade mais europeia da América Latina? Continue a leitura.

Conhecendo lugares secretos de Buenos Aires

Apontar como locais secretos pode parecer um pouco sensacionalista, mas será que você já ouviu falar de pelo menos 3 dos locais que separamos para você? Aproveitamos também para indicar um pequeno roteiro para cada descoberta em Buenos Aires.

Mausoléu de José de San Martín

Caso você esteja se perguntando quem foi José de San Martín, este foi nada mais nada menos que o responsável pela independência da Argentina. Você irá encontrar peças em mármore, esculturas e pinturas por todos os cantos e de quebra o espetáculo dos Granadeiros de San Martin, a guarda responsável por guardar o Mausoléu.

  • Onde: Catedral Metropolitana de Buenos Aires;
  • Quando ir: por estar localizada no centro da cidade, está sempre cheia durante a semana. Você apreciará melhor o local nos finais de semana;
  • Entrada: gratuita.

Depois desse passeio, você vai estar praticamente ao lado de Porto Madeiro, um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Por que não aproveitar para procurar um bom restaurante e aproveitar a incrível vista desse local.

Palácio Barolo

Quando foi construído, o palácio era o maior prédio de toda a América Latina. Se você já leu ou ouviu falar da Divina Comédia de Dante, ficará intrigado com esse fato: o prédio foi construído inspirado nessa obra que marcou o mundo da literatura.

Você será convidado a caminhar pelo inferno, pelo purgatório e também pelo céu enquanto sobe as suas escadarias. Você poderá encontrar inúmeras menções ao livro em todo o palácio.

  • Onde: Av. de Mayo 1370;
  • Quando: fica aberto de segunda a sábado, até às 20h. O horário pode variar de acordo com o dia da semana;
  • Visitas guiadas: acesse o site e confira os detalhes.

O melhor é que o Palácio Barolo fica bem próximo à Praça do Congresso e dos dois passeios acima. Assim, você pode visitar tudo isso no mesmo dia e ainda conhecer a badalada noite de Buenos Aires, onde parece que ninguém dorme!

La Manzana de las Luces: os misteriosos túneis subterrâneos

Localizado no bairro de Monserrat, O Bloco Iluminado fica rodeado de prédios antigos, incluindo a primeira Igreja de Buenos Aires.

Ninguém sabe o porquê desses túneis existirem, há somente especulações. Alguns dizem que fazem parte de um sistema de contrabando, outros acreditam que eram câmeras secretas utilizadas para tortura na época da inquisição, porém não existem registros.

Apesar de alimentar a imaginação, a teoria mais aceita é a de que esse local fez parte de um projeto dos jesuítas de unir todas as igrejas através dessa rede de túneis.

  • Onde: Rua Perú, 272. Complexo Histórico Cultural Manzana de las Luces;
  • Quando: De segunda a sexta, às 14h;
  • Entrada: Livre e gratuita. Você também pode ir com visitas guiadas.

Após ir nesse intrigante passeio, que tal visitar a Casa Rosada, um dos maiores símbolos de Buenos Aires, onde se encontra a Repartição Pública Federal? Fica há duas quadras de distância, na Plaza de Mayo.

Para conhecer a arquitetura e cômodos da Casa do Governo, você deve solicitar a visita com pelo menos 15 dias de antecedência. A visita é guiada pelos próprios soldados, os Granadeiros.

E se você estiver no dia certo (domingo), basta seguir a direita na rua Defensa que você pegará o começo da Feira de San Telmo. Na feira, você encontra uma incrível variedade de antiguidades, podendo encontrar até réplicas de artigos históricos e ainda comer um delicioso choripan.

Quando estiver andando, fique atendo caso aviste uma loja de doce de leite. Faça um favor à você mesmo e não deixe de entrar lá. Você vai poder comer tanta variedade de doce de leite que esperamos que você tenha contratado um Seguro Viagem. Só esperamos que você tenha perna para caminhar toda essa feira, porque ela vai longe!

Casa Redonda

Prepare-se para entrar em uma das áreas mais elegantes de Buenos Aires. A Casa Redonda foi projetada pelo mesmo arquiteto que desenhou o Palácio Barolo. Você já pode imaginar o porquê de ela ser tão especial.

A casa foi construída para ser uma residência privada, mas acabou ficando abandonada por muitos anos. Hoje a casa abriga uma galeria de arte, que é um showroom de móveis de luxo. Nada mais apropriado para um prédio com essa riqueza de detalhes.

  • Onde: Av. Ortiz de Ocampo com Eduardo Costa;
  • Quando: todos os dias, das 10h às 19h;
  • Entrada: gratuita.

A Casa Redonda fica bem perto do Planetário, do Jardim Japonês, do Museu Nacional de Bellas Artes, do Cemitério da Recoleta, da Floralis Generica, que fica do lado da Faculdade de Direito, e até um Shopping Center.

Esse é um ótimo roteiro para conhecer diversos pontos turísticos esquecidos de Buenos Aires e também poder falar que foi naquele lugar super underground. Buenos Aires certamente é um destino que você não irá se arrepender (e nem precisa se preocupar com visto!).

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).