PB4 substitui seguro viagem? Entenda qual a melhor opção

Uma dúvida que permeia a cabeça da maioria dos entusiastas de viagens é se o PB4 substitui o seguro viagem.

Antes de mais nada, você precisa saber que são modalidades diferentes. Por isso, para não cometer equívocos que podem acabar comprometer sua viagem, o Assistente de Viagem preparou este artigo exclusivo.

O PB4 se assemelha a um seguro viagem, no entanto não deve ser utilizado para esse fim. Algumas diferenças perpassam por tempo de validade de cada modalidade, gratuidade e tempo de espera para obter esse tipo de benefício.

Por fim, se você deseja se aprofundar sobre o assunto, você está no artigo certo. Continue conosco e boa leitura.

Afinal o que é seguro PB4?

Também conhecido como PT-B13 ou Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), o PB4 trata-se de um acordo firmado entre o Brasil, Cabo Verde, Itália e Portugal. 

Agora que você conhece a sigla CDAM fica mais fácil de entender para que ele é destinado. Sobretudo, o PB4 é um meio que visa garantir o acesso de um indivíduo ao sistema público de saúde dos países supracitados.

Por isso, esse documento diz respeito a um acordo realizado entre o Governo Brasileiro. Nesse sentido, caso você precise de atendimento médico é necessário arcar com uma taxa de 20 Euros por atendimento em Portugal para ter direito ao benefício.

Vale citar que esse documento também beneficia a população local, que também pode ter acesso a essa modalidade.

Por isso, para saber se o PB4 substitui o seguro viagem, continue a leitura e confira as particularidades de cada um.

Quais as diferenças entre PB4 e seguro viagem?

Em primeiro lugar, a diferença entre o PB4 e de um seguro viagem é o tipo de cobertura. Enquanto o PB4 visa o atendimento médico nos países que adotam a medida, o melhor seguro de viagem possui uma cobertura mais ampla.

Um seguro viagem contratado junto ao Assistente de Viagem, cobre desde extravio de bagagens, perda de voo, assistência médica especializada, dentre outros.

Dessa forma, é possível entender que um seguro viagem é mais adequado para o turista em razão das suas coberturas. E também em detrimento de realizar uma apólice personalizada para cada indivíduo. 

Por fim, o PB4 é um tipo de documento que ampara o cidadão em uma ocasião específica. Além disso, um seguro viagem internacional é obrigatório para a entrada do turista no país, o que não acontece com o PB4.

O que o seguro PB4 cobre?

Conforme supracitado, o PB4 cobre apenas o atendimento médico hospital público nos países que aderiram a esse acordo. 

Além disso, é importante citar que essa modalidade deixa a desejar também em outros quesitos. Afinal, se você possuir um seguro viagem não é necessária a aquisição do PB4. 

Dessa forma, se pode concluir que o seguro PB4 deve ser utilizado apenas em situações pontuais. Por isso, dependendo do tempo de permanência em um dos países do acordo, o ideal é contratar um seguro personalizado.

É necessário seguro PB4 para ir a Portugal?

Se você ainda se pergunta se PB4 substitui seguro viagem, saiba que com este documento em mãos você consegue entrar em Portugal.

No entanto, conforme supracitado, essa modalidade descarta uma série de situações que podem gerar dores de cabeça para o turista.

Um pequeno desvio. Se você deseja realizar viagem para Portugal: veja dicas importantes para visitar o país. Entre elas, o Assistente de Viagem esclarece a obrigatoriedade de um seguro viagem e os benefícios a ele associados.

Outro ponto que deixa a desejar quando o assunto permeia o PB4 trata-se do Tratado de Schengen.

  

PB4 e o Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.

Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e 4 países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça), assinaram o acordo de Schengen.

O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.

Afinal, como você acompanhou até aqui, o PB4 cobre apenas a assistência médica no país. Portanto, se você deseja transitar entre os membros do tratado, apenas o PB4 não será suficiente para que você atravesse as fronteiras.

O que é necessário para adquirir o PB4?

Agora que você sabe que o PB4 não substitui o seguro viagem, mas pretende optar pelo documento em razão de um curto período de viagem, veja como tornar esse cenário possível. 

De antemão, você deve comparecer em um dos Núcleos Estaduais de Saúde e preencher uma série de documentação. Ao contrário de um seguro viagem, não é possível solicitá-lo online.

Ou seja, o processo será burocrático. É necessário também ter atenção aos documentos exigidos para garantir o PB4. Você deve ter em mãos, o seu RG, CPF, passaporte e, por fim, um comprovante de residência no Brasil.

Conheça o Assistente de Viagem agora que você sabe PB4 não substitui seguro viagem

Agora que você já sabe se o PB4 substitui seguro viagem, você precisa conhecer a ferramenta de cotação do Assistente de viagem.

Isso porque, através dela, você tem acesso a um comparativo em tempo real das principais apólices das mais conceituadas seguradoras do Brasil.

Dessa forma, você pode escolher o seguro que se adequa ao seu bolso e às suas necessidades e viajar tranquilo.

Quer saber mais sobre seguro viagem? Fique de olho no Blog do Assistente de Viagem.

 

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).