Planejamento de viagem: Viagem com segurança e sem problemas

Não há nada melhor do que viajar e conhecer diversos novos lugares, não é mesmo? Contudo, é de extrema importância que você faça um planejamento de viagem antes mesmo de comprar sua passagem. Sabe porque planejamento é um ponto essencial de qualquer viagem? Pois é ele irá te ajudar a evitar dores de cabeça, gastos exacerbados e ainda será o seu companheiro na hora de curtir muito a viagem.

Separamos nessa postagens algumas dicas para que você faça um bom planejamento de sua viagem. Confira e aproveite ao máximo tudo o que você irá conhecer e fazer na viagem.

 

Conheça a moeda do país

    Seu destino é outro país? Então você precisará conhecer e ficar atento a variação da moeda da região. É importante adquirir a moeda local com antecedência e aos poucos, verificando a taxa de câmbio antes e na hora de viajar. A taxa está desfavorável? Então avalie bem os gastos, caso eles ultrapassem seu orçamento inicial é interessante adiar o passeio para uma próxima data.

 

Tenha um plano B

    Chegou na hora da viagem e a taxa de câmbio estava muito alta? Então um outro destino pode ser a escolha da vez! É essencial que você tenha uma “carta na manga” em relação ao seu destino. Coisas imprevisíveis podem acontecer ao correr dos dias que antecedem a viagem, por isso, escolha além do destino principal uma segunda opção para que você não precise cancelar sua viagem.

 

Evite problemas

    Infelizmente, mesmo planejando cada detalhe como dinheiro, alimentação e hospedagem, ainda é possível encontrar alguns problemas de viagem. Algumas dicas importantes podem ajudar a evitar grandes impactos sobre a viagem, confira:

  • Perda da bagagem: Apesar do índice de perda de bagagem ser baixo isso pode acontecer! Caso aconteça você deverá ter em mente o que irá fazer para lidar com tal situação. Temos uma matéria exclusiva para que você saiba o que fazer caso sua bagagem seja extraviada, mas, você deve ter em mente que o ponto essencial para que sua bagagem chegue ao seu destino com segurança é, nunca deixar a mesma desacompanhada ou com pessoas que você não tenha confiança, uma dica para que você não esqueça de suas malas é fazer um lembrete em seu celular para que ele te alerte todas as vezes em que você sair do avião.
  • Perda do voo: Muitas coisas podem acontecer no dia da viagem e estas podem resultar na perda do voo. Uma dica para que isso não aconteça é sempre chegar ao aeroporto com antecedência! Caso seu voo seja nacional é indicado que você chegue com uma hora de antecedência, caso seja para o exterior chegue até o terminal de embarque três horas antes do horário pré determinado. Outra dica é nunca confiar no seu “acho que sei o caminho” ou no “acho que dará tempo”, nunca se sabe do trânsito que você terá pela frente. Nunca percorreu o caminho? Tenha sempre em mãos um mapa ou algum aplicativo em seu celular que te ajude a se localizar.

 

Seguindo essas dicas de planejamento sua viagem será muito mais aproveitada e segura, lembre-se que é de extrema importância ter um bom seguro viagem para que nada saia do planejado, se você não sabe o que é seguro viagem indicamos que você leia a matéria do porquê contratar o seguro viagem é tão importante.

    Aproveite cada segundo e faça uma boa viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).