Pode levar mochila no avião? Entenda!

Se você está neste artigo é porque planeja uma viagem e quer saber se pode levar mochila no avião. Portanto, prepare-se. A resposta da sua pergunta estará aqui. Agora, antes de mais nada, separe o seu seguro viagem de antemão.

Em primeiro lugar, perguntar-se se pode levar mochila no avião, ou até mesmo bagagem de mão, é uma dúvida que permeia a cabeça de muitos viajantes de primeira viagem. 

Sobretudo, algumas dessas dúvidas perpassam pelas companhias aéreas: ou seja, se cada uma delas possuem alguma especificidade ou regra neste sentido.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, saiba: você está no artigo certo. O Assistente de Viagem preparou este conteúdo exclusivo para você tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura.

O que é bagagem de mão?

Quando o assunto é viajar, a mochila ou bagagem de mão diz respeito aquele item que necessita ser despachado na hora do check-in. Ou seja, é o item que você deseja levar para o avião com os seus utensílios.

Sobretudo, estes itens são aqueles que você gosta de manter por perto: seja para guardar coisas que você precisará durante uma longa viagem, como livros, uma roupa específica, dentre outros. 

Por isso, falamos de um compartimento que abrigará pertences sem que você pague pelo peso sobressalente quando as malas são postas dentro do bagageiro de um avião. 

No geral, essas bagagens precisam ser colocadas no bagageiro superior ou na embaixo da poltrona que estará localizada em frente a sua. Quem fará a orientação de onde acomodá-la, será a companhia área que você escolheu para viajar.

Uma dica do Assistente de Viagem, falando em bagagens, é contar com um bom seguro contra extravio e perda. 

Por isso, se você tem itens valiosos em sua bagagem, é ideal contar com um seguro bagagem extraviada, para evitar dores de cabeça caso isso aconteça.

Por fim, saiba que você pode levar mochila no avião. No entanto, existem nuances para cada tipo de viagem. 

A bagagem de mão em voos nacionais

Primeiramente, se você deseja visitar algum canto da nossa bela terra canarinha, saiba que você pode levar mochila no avião. Entretanto, as companhias aéreas padronizam os objetos que podem ou não ser levados.

Por isso, para saber o que pode levar na mochila no avião, continue a leitura do artigo. Trataremos disso adiante.

A dica do Assistente de Viagem para não ter complicações nesse cenário, é contar o seguro viagem nacional

A bagagem de mão em voos internacionais

Neste cenário, você pode levar mochila no avião. Entretanto, assim como em viagens nacionais, as companhias aéreas também padronizam o que pode e o que não pode ser levado.

Sobretudo, a dica de contar um seguro viagem Europa  é outro fator importante para evitar cenários de perda e extravio de bagagem. Por isso, também vale citar que seguros são obrigatórios para viajar, por exemplo, para países da Europa.

Com um seguro adequado como o do Assistente de Viagem, caso seu destino seja o continente europeu, saiba que você ainda pode usufruir do Tratado de Schengen

Isso porque é através deste tratado que é garantida e livre circulação de pessoas em países europeus participantes. Por isso, tão importante quanto saber se pode levar mochila no avião, é ter um bom seguro em mãos que garanta a sua melhor estadia.

A bagagem de mão nas companhias

Foi abordado no início do artigo que pode levar mochila no avião. Bem como também foi dito que as companhias aéreas padronizam o que pode ou não estar dentro da bagagem. Por isso, acompanhe. 

Por isso, saiba que as companhias aéreas permitem que você tenha na mochila algum objeto pessoal e que as dimensões respeitem as medidas de 35 x 20 e 45cm.

Por outro lado, as malas devem respeitar as medidas máximas de 35 x25 x e 55cm – levando em conta aspecto de comprimento, altura e largura. Outro aspecto que deve ser respeitado é o peso da mochila, que deve conter, no máximo, 10kg.

A Gol

A companhia aérea Gol considera bagagem de mão o que aquilo que vai dentro do avião com o passageiro. Por isso, aqui você pode levar mochila no avião. 

No entanto, aqui vale um ponto de atenção: a companhia define que todo o conteúdo que esteja na bagagem de mão é responsabilidade, única e exclusivamente, do passageiro.

A Azul

Sobretudo, a Azul também considera uma mochila ou bagagem de mão um pertence de responsabilidade do passageiro. A orientação da companhia é que o viajante se responsabilize por seus utensílios durante a viagem.

Por fim, conclui-se que nesse cenário, você também pode levar mochila no avião.

A Latam

Por fim, a Latam também diz que pode levar mochila no avião, desde que sejam respeitadas as medidas citadas anteriormente no artigo. 

Nesse contexto, a companhia aérea também diz que bem como o conteúdo quanto a mochila são de responsabilidade do passageiro.

Sobretudo, um aspecto em comum nestas companhias diz respeito às medidas das bagagens. Ou seja, considere na medição também o tamanho dos bolsos, alças e rodas.

O que pode levar dentro da mochila no avião em voos nacionais

Em primeiro lugar, as companhias aéreas recomendam que o passageiro carregue em sua mochila ou bagagem alguns itens importantes

Por isso, quando você for para algum destino nacional, certifique-se que documentos de identificação e itens imprescindíveis estejam disponíveis e perto de você. Ademais, objetos de valor também passam pela recomendação de estarem na bagagem dentro do avião.

O que pode levar dentro da mochila no avião em voos internacionais

Antecipadamente, você precisa ter em mente que a recomendação para voos internacionais também seguem a mesma lógica de um nacional.

Por isso, saiba que pode levar mochila no avião também em voos internacionais. No entanto, um ponto de atenção: o tamanho e medida para este tipo de viagem varia de empresa para empresa. 

Ademais, saiba que o Assistente de Viagem oferece seguros personalizados para cada tipo de viajante. Por isso, se você pretende viajar para qualquer quanto do Brasil ou do país, confira qual mais combina com você.

Saiba que é importante levar todos os tipos de cenários em consideração para que você tenha conforto e tranquilidade durante a sua viagem. Por isso, oferecemos seguros específicos como o seguro viagem gestante 

Por fim, se você pretende viajar para países distantes e quer saber sobre alguma regra específica para entrar no país, a recomendação é que o passageiro entre em contato com as embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil.

Agora que você sabe se pode levar mochila no Avião, conheça o Assistente de Viagem.

Agora que você já sabe que pode levar mochila no avião, você precisa conhecer a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem

Isso porque, através dela, você tem acesso a um comparativo em tempo real das principais apólices das mais conceituadas seguradoras do Brasil.

Dessa forma, você pode escolher o seguro que se adequa ao seu bolso e às suas necessidades.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao tema, seguros e dicas de viagens? Não deixe de visitar o Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).