Descobrindo os pontos turísticos do Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem

O Brasil é um dos países que mais possuem cidades ideais para o turismo. Os pontos turísticos do Rio de Janeiro estão entre os mais procurados e conhecidos do mundo, principalmente o Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 

Com isso, viajar para o Rio de Janeiro é ter contato diário com grande parte da história e riqueza do país. Logo, para ter uma viagem inesquecível em terras cariocas é fundamental um bom planejamento e um bom seguro de viagem

Pensando em te ajudar na viagem para a Cidade Maravilhosa, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, além de conhecer os famosos, conheça alguns poucos visitados, mas incríveis.

Principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

Cristo Redentor é o principal ponto turístico do Rio de Janeiro

Certamente o Cristo Redentor é o principal ponto turístico da cidade e provavelmente de todo o Brasil. Abençoando de braços abertos os cariocas, o Cristo é tão importante que desde 2006 é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno pela UNESCO.

Inaugurado em 1931 no morro do Corcovado, a imensa estátua possui 38 metros de altura. De lá, além de poder admirar a imponência da obra, é possível ter uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro. 

Por isso, é um dos passeios mais procurados por turistas e cariocas, principalmente em dias ensolarados, ideal para avistar todos os cantos da cidade. Se você vai viajar para o Rio, visitar o Cristo Redentor é parada obrigatória. 

Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar também está entre os principais cartões-postais do Rio de Janeiro. Localizado entre dois dos principais morros da cidade, o Pão de Açúcar e o da Urca, o bondinho é passeio certo para os turistas. 

Com mais de 100 anos de história, o famoso teleférico completou 110 anos em 2022, apresenta uma das melhores vistas de pontos importantes da cidade. Entre elas a Enseada de Botafogo, a imponente Baía de Guanabara e as orlas da Zona Sul e Niterói.

Além do famoso bondinho, o local conta com ótima infraestrutura, com restaurantes, lanchonetes e algumas trilhas para aproveitar a mata carioca. Certamente um dos principais pontos turísticos do país. 

Praia de Copacabana

Você já deve saber que o Rio de Janeiro é cheio de cartões-postais do Brasil, certo? A Praia de Copacabana com seu famoso calçadão não podia ficar de fora. Visitar uma das principais praias do Brasil, é estar vivenciar a história do país.

Afinal, com mais de 3 quilômetros de extensão, a orla de Copacabana abriga alguns dos principais hotéis do país, como o Copacabana Palace. Assim como, pontos turísticos históricos como o Forte de Copacabana e a confeitaria Colombo.

Portanto, aproveite um típico dia de sol carioca se deliciando com um mate de limão gelado com biscoito Globo na areia da praia. 

Santa Tereza

Para os amantes de ótimos bares e restaurantes, visitar Santa Tereza é obrigação. Afinal, é um dos bairros mais boêmios da cidade, com muita música e comida boa. Além disso, conta com dois dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O primeiro, o tradicional Bondinho de Santa Tereza que parte da Estação Carioca e vai até o Dois Irmãos. Durante o trajeto é possível admirar a arquitetura colonial de Santa Tereza, um das áreas com maior preservação do período colonial. 

Um dos pontos turísticos muito visitados é a Escadaria Selarón, com todo o seu colorido e arte, é o local perfeito para uma foto de recordação da viagem. 

Lagoa Rodrigo de Freitas

Para os amantes de atividades físicas, a Lagoa Rodrigo de Freitas é o local perfeito. Localizada entre o Leblon, Copacabana e Ipanema, a Lagoa é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais procurados pelos cariocas para corridas de bike e atividades aquáticas.

Por isso, é bem comum encontrar moradores e turistas correndo na ciclovia ou andando de pedalinho na Lagoa, assim como fazendo stand up paddle. 

A Pedra da Gávea é um dos pontos do Rio de Janeiro para quem curte aventuras

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca e com mais de 800 metros de altura, a Pedra da Gávea é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Afinal, o local conta com diversas atividades e práticas esportivas.

Por lá, você pode desfrutar de várias trilhas, aproveitar as pedras para escaladas e rapel, assim como subir até o topo da Pedro da Gávea para admirar a vista da cidade. Entretanto, a atividade principal do local são os saltos de asa-delta ou parapenti. 

Portanto, para os aventureiros de plantão, é o passeio ideal para quem deseja sobrevoar a Cidade Maravilhosa e conhecer de cima alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. Para se prevenir de acidentes é muito importante a contratação de um seguro viagem.

Museu do Amanhã

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã vem se tornando, ano após ano, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Com uma arquitetura assinada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, reserva muitas atrações aos visitantes.

Localizado na zona portuária do Rio, a famosa Praça Mauá, o museu é extremamente interativo e tem como foco temas como ciência e tecnologia. 

Mirante Dona Marta

Outro entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Mirante Dona Marta reserva uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Com mais de 300 metros de altura, ele apresenta uma vista panorâmica de Cosme Velho e Santa Tereza.

Além disso, do mirante é possível avistar o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, o famoso Maracanã e o Bondinho do Pão de Açúcar.

Maracanã

Certamente a visita a um dos principais estádios de futebol do mundo não poderia ficar de fora dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, certo? Inaugurado em 1950, o estádio foi palco de várias glórias, como o milésimo gol de Pelé. 

Por isso, o estádio conta com um tour completo pelas dependências, podendo conhecer os vestiários, arquibancadas e gramado. Além disso, a casa dos times cariocas abriga o Museu do Futebol, com ótimo acervo da história do esporte no Brasil e no Mundo.

Arcos da Lapa

Outra área boêmia do Rio de Janeiro, a Lapa, abriga um dos pontos turísticos mais populares da cidade, os Arcos da Lapa. As imensas colunas brancas foram primeiramente construídas no século 18 para o transporte de água.

Anos mais tarde, passaram a servir como meio de transporte. Os bondinhos da cidade passavam pelos arcos, tornando-se um dos principais meios de transporte do século 19. Atualmente a região conta com vários bares e restaurantes, sendo um ponto turístico noturno da cidade.

Quais os pontos turísticos do Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem?

Depois de conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro mais visitados, que tal conhecer alguns locais extremamente encantadores e menos visitados. Certamente você vai se admirar ainda mais com a beleza da Cidade Maravilhosa.

Largo do Boticário

Localizado no bairro Cosme Velho, o Largo do Boticário é um local de arquitetura neocolonial e cercado de muita vegetação nativa. De modo geral, é um passeio para admirar a beleza do passado.

As casas do Largo do Boticário estão passando por algumas reformas para se transformarem em hotel, proporcionando um local muito mais organizado e agradável. 

Sítio Burle Marx

Para os amantes da natureza a visitação ao Sítio Burle Marx é uma visita obrigatória. A antiga casa do renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, hoje funciona como um importante centro de estudos sobre conservação da natureza.

Por isso, o local abriga milhares de espécies de plantas, principalmente de vegetação nativa, o que o torna um dos locais com a maior concentração de plantas vivas do mundo.

A Ilha da Gigoia é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que poucas pessoas conhecem

Saindo um pouco da Zona Sul carioca, a Ilha da Gigoia, localizada na Zona Oeste, na Barra da Tijuca é um passeio e tanto. A ilha está dentro do arquipélago da Lagoa do Marapendi e para ser acessada é necessário um lindo passeio de barco. 

Por lá, é possível encontrar diversos restaurantes e bares, com diversos tipos de cardápios, principalmente de frutos do mar. Além disso, um dos pontos altos da ilha é o lindo pôr do sol que abrilhanta ainda mais o Rio de Janeiro quase todos os dias.

Parque Lage

Tomar um belo café da manhã no Parque Lage talvez seja uma das atrações mais procuradas pelos cariocas e cada vez mais buscada pelos turistas. Localizado no Jardim Botânico e com mais de 50 hectares, o parque é um local lindo e romântico.

Por isso, ideal para quem deseja aproveitar a manhã à beira de um chafariz, com um piquenique e relaxando apreciando exposições de artes. A mansão do Parque Lage é uma das principais obras arquitetônicas da cidade.

Paquetá

Localizada na costa da Baía de Guanabara, a ilha de Paquetá é uma ótima pedida para um passeio tranquilo em família. Assim como na Ilha da Gigoia, não são permitidos carros, por isso, para chegar é preciso pegar uma barca no Centro, na Praça XV.

Principalmente para quem tem crianças pequenas, visitar Paquetá é extremamente agradável, um ótimo lugar para andar de bicicleta, tomar um suco e picolé e ainda admirar a beleza da Baía.

Praia do Secreto

Uma das praias mais escondidas do Rio de Janeiro mas também uma das mais belas, a praia do Secreto é um lugar perfeito para quem quer fugir da agitação. Para acessar a praia é preciso atravessar uma trilha que parte da Praia da Macumba.

Por conta do difícil acesso, ela tende a não ser tão explorada, além disso, é pequena e comporta poucas pessoas ao mesmo tempo. Por isso, a dica é visitar a praia do Secreto durante a semana. 

Ilhas Tijuca

Outro ponto turístico pouco conhecido localizado na Barra da Tijuca, as Ilhas Tijucas contam com um dos passeios de barco mais bonitos da cidade. Por lá, é possível aproveitar as águas tranquilas e cristalinas. 

Desse modo, um passeio e tanto para a prática de snorkeling, caiaques e SUP. Afinal, por ser pouco explorada, a região conta com uma boa quantidade de peixes e animais marinhos diversos. 

Pura Vida

A Pura Vida é um ponto turístico localizado no canal da Barrinha e também ideal para a prática de esportes e contato com a natureza. Além disso, ela serve como ponto de partida para as Ilhas Tijucas. 

Grumari: um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro localizado na Zona Oeste da cidade

Outra entre as principais praias da Zona Oeste, o Grumari é uma região com ótima extensão de areia branca. Um dos pontos altos da região é que por conta da baixa quantidade de banhistas ela é uma das mais limpas da cidade. 

Com isso, se você deseja aproveitar uma praia sem muita aglomeração e sujeira, visitar Grumari é uma ótima alternativa. Além disso, ela fica bem próxima da Praia do Secreto, ou seja, pode fazer os dois passeios no mesmo dia. 

Pontos turísticos do Rio de Janeiro: melhor época para conhecer a cidade

De modo geral, o Rio de Janeiro conta com um ótimo clima e temperaturas quentes durante todo o ano. Entretanto, a melhor época para aproveitar todos os pontos turísticos da cidade, principalmente as praias e o verde é durante o verão. 

Embora os meses de dezembro e janeiro tenham a maior concentração de chuvas, elas geralmente apesar de fortes são rápidas. Com isso, não chegam a atrapalhar o roteiro, principalmente se for passar um tempo longo. 

Nesse sentido, para conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, por ser uma cidade grande e contar com grandes deslocamentos, o ideal é ao menos 4 dias inteiros. Com isso, você pode aproveitar algumas das várias atrações que apresentamos.

Conte com o Assistente de Viagem e conheça todos os pontos turísticos do Rio de Janeiro com tranquilidade

Agora que você já conhece alguns dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais visitados e também aqueles mais vazios, chegou a sua hora de conhecer a Cidade Maravilhosa. 

Para conhecer o Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Parque Lage em segurança e com tranquilidade entre em contato com o Assistente de Viagem. Com isso, contrate o seguro viagem nacional ideal para você e sua família. 

Desse modo, se previna contra possíveis acidentes, problemas com bagagens e possíveis emergências médicas. Caso queira acompanhar outros conteúdos como este, acesse o Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).