Seguro Viagem Portugal: qual é o melhor e como contratar? [2022]

Você sabia que Portugal é um dos destinos europeus mais procurados por brasileiros? 

Além da questão do idioma, que é similar ao nosso português, os custos de uma viagem para Portugal têm valores mais acessíveis (comparados aos de países vizinhos). Esse segundo fator, inclusive, ganhou importância extra por conta do cenário econômico atual.

Os benefícios para elencar Portugal como o primeiro destino europeu são realmente imperdíveis. Mas antes de partir, você precisa contratar um seguro viagem Portugal, que é obrigatório para a entrada de brasileiros no país!

Preparamos, então, este verdadeiro guia para te explicar como funciona um seguro de viagem. Além disso, você vai saber quanto custa, quais são as vantagens, como fazer a contratação e muito mais.

Dessa forma, você pode aproveitar os atrativos portugueses, como as cidades de Algarve, Coimbra, Porto e Lisboa, por exemplo. Todas elas reservam belezas naturais e históricas, sem contar a incrível culinária e outras tradições que encantam os visitantes.

Abaixo, confira as dicas imperdíveis do Assistente de Viagem.

Seguro Viagem para Portugal é obrigatório?

Sim, a contratação de um seguro de viagem internacional para Portugal é obrigatório a todos os brasileiros. Isso porque essa exigência é imposta pelo Tratado de Schengen, que permite maior liberdade para turistas circularem pela Europa.

Ou seja, fazendo essa contratação, o país que você está visitando garante que você tenha uma viagem tranquila. Dessa forma, você também terá amparo diante de qualquer emergência ocorrida em solo estrangeiro. 

Deu para entender a dimensão da importância da contratação do seguro viagem Portugal, ao visitar terras portuguesas?

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo feito entre alguns países europeus, que permitiu a abertura de fronteiras e a livre circulação de pessoas pelos territórios participantes.

A resolução inclui um total de 26 países, sendo:  Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Grécia, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Países Baixos, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia, assim como a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça.

A área designada após a assinatura do acordo é chamada de Espaço Schengen e, apesar de englobar quase a mesma região, não deve ser confundida com a UE.

Em outras palavras, o turista precisa apresentar o passaporte somente no país de entrada e saída dentro desse espaço. Ao cruzar as fronteiras de qualquer outro Estado, não se faz mais necessário o documento.

No entanto, obrigatoriamente, todos os turistas devem portar um seguro de viagem internacional com uma cobertura mínima de 30 mil euros, ou o valor equivalente em dólar.

Na hora de escolher qual o seguro viagem mais indicado para Portugal, é essencial ter a certeza que a corretora atende às exigências do Tratado de Schengen.

O que é PB4?

O PB4, também conhecido como Certificado de Direito à Assistência Médica, é um documento emitido pelo Governo Federal, previsto por acordos previdenciários assinados pelo Brasil, juntamente com Cabo Verde, Itália e Portugal.

Esse certificado permite que turistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil possam ser atendidos na rede pública de saúde daqueles países como os cidadãos locais.

Ou seja, ao emitir esse documento, caso você tenha alguma emergência médica em território português, as clínicas e hospitais públicos de Portugal disponibilizarão todos os equipamentos, serviços e profissionais para que você receba o tratamento adequado.

O certificado PB4 substitui Seguro Viagem?

Apesar do PB4 garantir o atendimento nas redes públicas portuguesas, ele não substitui o seguro viagem. Explicamos o motivo:

A rede pública de saúde portuguesa, apesar de levar “pública” no nome, não é totalmente gratuita. Ou seja, mesmo tendo um atendimento garantido, você precisará desembolsar certa quantia de dinheiro para ser amparado.

Entretanto, a partir do momento em que o seguro viagem internacional é contratado, você garante assistência médica emergencial em solo estrangeiro, sem precisar desembolsar nenhum centavo a mais.

Além disso, o PB4 é restrito à área da saúde, enquanto o seguro viagem prevê cobertura em diversos outros casos. 

Quanto custa um Seguro Viagem Portugal?

O valor do seguro viagem Portugal varia bastante de acordo com alguns fatores que dizem respeito à viagem e, também, ao viajante.

Para chegar a um preço final, é necessário considerar, por exemplo: seguradora e modalidade do plano, preço da cobertura, duração de viagem, idade do turista e motivo da viagem.

Sendo assim, para saber quanto você deverá desembolsar, o melhor é fazer uma cotação de seguro viagem. Assim, será mais fácil decidir qual o melhor seguro de viagem para Portugal, sempre levando em consideração os tipos de serviço que você deseja contratar

Qual é o melhor Seguro Viagem Portugal?

Existem muitos tipos de seguro viagem no mercado e com diferentes coberturas oferecidas. Algumas possuem serviços mais exclusivos, outras visam somente os serviços essenciais. Conhecer as possibilidades é essencial para que você contrate o pacote correto e não fique na mão!

Para decidir qual é o melhor seguro de viagem internacional para você, é recomendado entender o objetivo da viagem e o seu próprio perfil como viajante. Por exemplo, se você está grávida e vai viajar, é essencial que contrate um seguro que prevê assistência obstétrica.

Como Portugal é um destino que oferece uma infinidade de atividades, é preciso saber o que vai fazer durante o roteiro, para requerer a cobertura ideal.

Confira, abaixo, alguns tipos específicos de seguro viagem, criados a partir do objetivo do seu roteiro:

 

Aventura

Se o propósito de sua viagem é explorar destinos de aventura, independentemente do nível das atividades, que podem ser mergulho, trilhas, trekking, montanhismo, entre outros, é indicado um plano intermediário. 

Geralmente, esses seguros cobrem desde gastos com fisioterapia a apoio com possíveis acidentes. Além disso, pacotes intermediários são, normalmente, bons e baratos, perfeitos para quem quer segurança sem gastar muito.

Seguro Viagem Portugal para passeios tradicionais

Se a ideia for realizar passeios convencionais e atrativos tradicionais, o recomendado é optar por um seguro com cobertura menor e mais simples. Afinal, os riscos tendem a ser menores. 

Esses seguros também ajudam a economizar no orçamento total da viagem. Entretanto, antes de contratá-lo, entenda o que esse tipo de seguro viagem cobre e verifique se ele atende às necessidades dos viajantes.

Viagem em família

Quando o objetivo é viajar em família, envolvendo crianças e adolescentes, é recomendada também a contratação de um plano intermediário. 

Dessa forma, há mais garantia e segurança para seus parentes no caso de necessitarem de uma cobertura com gastos médicos, odontológicos e medicamentos essenciais.

Para atender a essa demanda do mercado, existe o seguro viagem família, que prevê a assistência para qualquer tipo de emergência familiar.

Viagem na terceira idade

Quando o roteiro é para a terceira idade, também é importante avaliar qual é o seguro viagem mais indicado para Portugal. Mesmo que o passeio não envolva atividades de grandes riscos, esse público geralmente demanda uma atenção maior. 

Dessa forma, a recomendação é optar por um plano mais completo que cubra possíveis custos com médicos, remédios e emergências em geral.

Voltado a esse público, existe o seguro viagem para idoso, um plano mais completo e que foi pensado para atender às necessidades da terceira idade. 

O que analisar antes de contratar um Seguro Viagem Portugal?

O primeiro passo para fechar um seguro viagem Portugal é avaliar se ele possui a cobertura mínima exigida, ou seja, de 30 mil euros (ou o equivalente em dólar).

Em seguida, você deve verificar a tradição e renome da seguradora, veja há quanto tempo ela atua no mercado, as avaliações de clientes, nas redes sociais da empresa, e outros.

Também é importante reunir os dados, como tempo de estadia em Portugal, local de hospedagem e roteiro de viagem.

E não se esqueça, ainda, de conferir como a seguradora oferece seus serviços. É interessante que ela tenha atendentes que falem a língua portuguesa (caso você não saiba outro idioma).

Além disso, é bom ter a certeza de que a seguradora tem postos espalhados por diversas partes do mundo e que, ao pedir ajuda, ela te dará uma resposta e orientação rápidas, seja por WhatsApp, ligação de celular, SMS ou e-mail.

Como fazer o seu Seguro Viagem?

Para fazer o seu seguro viagem, é importante ter em mente toda a organização da trip e, ainda, o orçamento que você tem disponível para essa contratação. 

Ao ter esses dois detalhes anotadinhos, basta fazer a cotação do seguro viagem Portugal, seguindo as seguintes orientações:

  1. Acesse o Assistente de Viagem;
  2. Clique em Planos e Coberturas, localizado no menu superior;
  3. Selecione um dos planos de seguro viagem Portugal, desde que ele tenha a validade geográfica Europa e/ou Schengen;
  4. Confira a descrição de todos os serviços na tela e, principalmente, se o valor de cobertura é condizente com o mínimo de 30 mil euros (ou o equivalente em dólar);
  5. No fim da página, adicione suas informações pessoais: destino e motivo da viagem, data de ida e volta, quantidade e idade dos viajantes;
  6. Clique em Fazer Cotação;
  7. Caso o preço atenda aos seus requisitos, selecione a opção “Fazer a contratação”;
  8. Preencha mais alguns dados pessoais e dê ok.

Pronto, você receberá a confirmação da compra no seu e-mail, ela vai junto com o apólice (espécie de carta com todas as informações do seguro).

O que acontece caso não contratar Seguro Viagem para Portugal?

Como o seguro viagem para Portugal é obrigatório, ao chegar no país, você terá que comprová-lo para um assistente de imigração. 

Caso não tenha contratado um, você não poderá entrar em Portugal. Para evitar qualquer tipo de transtorno ao descer do avião. Portanto, conte com o Assistente de Viagem para encontrar os melhores preços e, assim, aproveitar a viagem!

Quais as coberturas de um Seguro Viagem Portugal?

Como explicamos anteriormente, o seguro viagem Portugal pode ser contratado em diversas modalidades, a depender do que você fará no país. 

Se você vai fazer passeios tradicionais, um seguro básico internacional deve dar conta de possíveis eventualidades. Agora, se você vai viajar para praticar esportes radicais, passear com a família ou embarcar com algum idoso, pacotes mais completos são mais interessantes.

De forma geral, o seguro viagem Portugal prevê as seguintes coberturas:

  • Assistência Médica;
  • Assistência odontológica;
  • Seguro bagagem;
  • Seguro de vida;
  • Assistência jurídica.

Como encontrar o seguro mais barato para Portugal?

Para quem deseja um seguro viagem barato, vale focar nos seguros com o valor mínimo de cobertura exigido: 30 mil euros. 

Dizemos isso porque, quanto maior a quantia de dinheiro para coberturas, assistências e indenizações, mais caro fica o seguro viagem Portugal.

No Assistente de Viagem, você pode encontrar uma página com todas as seguradoras e coberturas disponíveis. Assim, é possível fazer várias simulações de preço em um só lugar. Vale a pena conhecer todas as alternativas e fazer a sua cotação!

Contrate seu Seguro Viagem Portugal no Assistente de Viagem

Agora que você já sabe o que é e como contratar seu Seguro Viagem Portugal, prepare as malas para ir a esse destino! Pois aproveite a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem e confira as melhores opções de seguro viagem.

Dessa forma, você pode ir tranquilamente a Portugal e se preocupar realmente com o que importa. Além disso, é possível contratar seu seguro viagem com as principais seguradoras do Brasil, de forma segura e com descontos exclusivos!

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo Whatsapp.

Para outras informações sobre seguros e viagens, confira outros conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).