Entenda tudo sobre reembolso de seguro viagem neste guia completo

Você já teve um problema médico e precisou acionar seu seguro durante a viagem? Neste caso, você sabe como solicitar reembolso do seguro viagem?

Embarcar em uma viagem, seja a lazer, a trabalho ou em uma aventura ao redor do mundo, é uma experiência empolgante. Cores, sabores e culturas novas esperam por você. No entanto, junto com as experiências memoráveis, viajar também pode trazer imprevistos que geralmente não planejamos.

Entre a empolgação de explorar uma nova cidade e o gosto amargo de um voo cancelado ou um problema de saúde durante a viagem, há uma camada de proteção e segurança: o seguro viagem.

E mais importante do que contratar um seguro viagem, é entender completamente como ele funciona, especialmente quando se trata de reembolso. Portanto, continue a leitura e veja todas as informações que te ajudarão nesses momentos!

O que é reembolso de seguro viagem

O reembolso de seguro viagem é um termo usado para se referir ao pagamento que a seguradora faz ao segurado quando este último tem que desembolsar o próprio dinheiro por algum imprevisto coberto pela apólice, durante a viagem.

Este imprevisto pode variar de uma visita médica de emergência a despesas inesperadas relacionadas à viagem, como uma acomodação alternativa devido ao cancelamento de um voo.

No contexto do Assistente de Viagem, essa situação se aplica principalmente a casos médicos, nos quais o segurado precisa buscar atendimento próprio sem a prévia autorização da seguradora, quando está em uma viagem de navio ou em uma cidade sem rede credenciada.

É importante destacar que nem todos os seguros de viagem oferecem a opção de reembolso. Mas mesmo que ofereçam, geralmente requerem que você arque com todas as despesas iniciais e depois submeta um pedido de reembolso à empresa, acompanhado de toda a documentação necessária.

Sendo assim, entender mais sobre essa política é essencial. Afinal, trata-se de uma das principais maneiras de recuperar despesas após um transtorno inesperado na viagem.

Como funciona o reembolso?

No Assistente de Viagem, o processo de reembolso do seguro viagem é simples e direto, projetado para reduzir o estresse do segurado e garantir que ele possa se concentrar na resolução dos imprevistos que possam surgir durante a viagem.

Então, o procedimento padrão de reembolso envolve primeiramente o pagamento pelo segurado dos serviços necessários como assistência médica, medicamentos, entre outros. 

Posteriormente, o segurado deve guardar todos os comprovantes dessas despesas para solicitar o reembolso à seguradora.

No caso da assistência médica, a diferença entre atendimento por acionamento e reembolso é importante. 

Portanto, o atendimento por acionamento ocorre quando o segurado entra em contato com a seguradora, logo após a necessidade, e é orientado por ela sobre qual a melhor providência a ser tomada, como ser encaminhado a um centro médico conveniado próximo.

Contudo, em algumas situações, há o reembolso de seguro viagem. Por exemplo: em viagens de navio ou quando o segurado se dirige por conta própria ao hospital sem prévia autorização da seguradora.

Além disso, o mesmo se aplica quando não houver rede credenciada na cidade onde o segurado se encontra. Nesses casos, após o atendimento o segurado deve solicitar o reembolso junto a seguradora.

Quando cancelar e solicitar reembolso do seguro viagem

Existem momentos em que pode ser necessário cancelar o seguro viagem e solicitar reembolso. No Assistente de Viagem, isso é possível até 24 horas antes do início da vigência do seguro.

Para isso, basta enviar um e-mail para contato@assistentedeviagem.com.br com a solicitação de cancelamento.

Assim, nos comprometemos a devolver o valor pago de forma integral. No entanto, o prazo para o reembolso pode variar dependendo do meio de pagamento utilizado na compra do seguro.

Portanto, em caso de pagamento via boleto bancário, o reembolso ocorrerá em até 30 dias. Por outro lado, para pagamentos feitos com cartão de crédito, o prazo de reembolso é de no máximo sete dias.

Mas é importante ressaltar que cada seguradora tem uma política diferente, e em alguns casos, pode haver cobrança de taxas de cancelamento. Portanto, é crucial sempre verificar as condições de reembolso antes de adquirir uma apólice de seguro viagem.

Assistência médica por acidentes ou enfermidades

Em termos de seguro de viagem, a assistência médica é talvez a cobertura mais acionada pelos segurados. É por isso que entender como ela funciona é fundamental para uma viagem tranquila.

À primeira vista, a assistência médica por acionamento ocorre após um imprevisto médico. Então, o segurado deve entrar em contato com a central de atendimento da seguradora, que irá direcioná-lo para o centro médico mais próximo que seja parte da sua rede de atendimento.

Aqui, é interessante notar que o cliente geralmente não precisa pagar pelo atendimento e, em seguida, pedir um reembolso à seguradora. Isso porque é a seguradora que dirige o atendimento desde o início.

Entretanto, nem sempre é possível acionar a central de atendimento, como em viagens de navio ou quando não há cobertura telefônica disponível.

Da mesma forma, pode acontecer de o segurado procurar atendimento médico sem o conhecimento prévio da seguradora, ou não haver um centro médico conveniado com a seguradora no local onde o segurado se encontra.

Nesses casos, o atendimento médico ocorre via reembolso. Isso significa que o segurado deve suportar o custo inicial do atendimento médico. Posteriormente, ele pede reembolso à seguradora, apresentando os comprovantes das despesas médicas.

Com a Assistente de Viagem você fica tranquilo com relação ao reembolso de seguro viagem

Reembolso de seguro viagem é um tópico complexo, mas essencial para qualquer viajante. A espera de reaver seu dinheiro ou de resolver um imprevisto após um incidente ou cancelamento é certamente um momento desconfortável.

Porém, a compreensão clara de como o processo de reembolso funciona pode tornar a experiência menos estressante.

Por isso, a Assistente de Viagem, uma empresa consolidadora de seguradoras e operadoras de seguro viagem e assistência 24h, se empenha em tornar esses procedimentos o mais transparente e simplificado possível para os segurados. 

Reconhecemos a necessidade de um suporte confiável durante esses momentos delicados, e é por isso que oferecemos uma equipe de consultores especializados prontos para ajudar por chat, e-mail ou telefone.

Agora que você tem todo este conhecimento, esperamos que sinta-se mais confortável na hora de contratar um seguro viagem e possa focar no que realmente importa – aproveitar a sua viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).