Roteiro pela Toscana: conheça a Itália

Escolher o melhor roteiro pela Toscana não é nada fácil. Localizada no coração da Itália, a região é um verdadeiro cenário cinematográfico: seus campos de girassóis, seus vinhedos e suas estradas conferem à paisagem um toque especial.

Embora não muito grande, a região de Toscana traz uma infinidade de atrações que podem até confundir o turista despreparado.

Por isso, preparamos algumas dicas de roteiro pela Toscana para quem pretende fazer essa viagem e quer aproveitar o melhor que Toscana tem a oferecer.

Roteiro pela Toscana: Florença

A cidade de Florença é um destino imperdível na região de Toscana. Isso porque a região é repleta de atrações e muita história para contar.

Seus museus abrigam algumas das obras de arte mais importantes do mundo e sua gastronomia oferece o que existe de melhor da cultura local. Portanto, reserve de dois a três dias para visitar Florença.

Para quem busca aproveitar bem a viagem, mas está com o tempo apertado, a principal dica é reservar a hospedagem o mais próximo possível do pequeno centro de Florença. Assim, um belo passeio a pé já possibilitará ao turista uma infinidade de atrações.

Por lá, a visita à Basílica di Santa Maria del Fiore é obrigatória. A basílica é uma das igrejas mais famosas de todo o mundo e tem uma arquitetura gótica apaixonante. Atualmente, é um dos cartões-postais mais encantadores de Florença.

Pisa e Lucca

A cerca de 55 km está Pisa, famosa por abrigar a Torre de Pisa. Mas não é só isso, a cidade também conta com a famosa Piazza dei Miracoli, onde estão localizados diversos monumentos religiosos incríveis, como o Duomo e o Battistero.

Já Lucca, é uma cidade tão interessante quanto Pisa. Fica a 20 km de distância e chama a atenção por ser totalmente murada.

É indispensável que o viajante inclua em seu roteiro pela Toscana um passeio de bicicleta pelas muralhas construídas em volta da cidade de Lucca. Entre os passeios imperdíveis ainda estão o Duomo e a Igreja de San Michele in Foro.

San Gimignano, Volterra e Monteriggioni

San Gimignano é uma província de Siena e conta com pouco mais de 7 mil habitantes. Em seu pequeno território estão construídas 14 torres medievais, datadas do período entre os séculos XI e XIII.

Essas estruturas simbolizam a riqueza e o poder das famílias que ali se estabeleceram naquela época.

Outro motivo para incluir San Gimignano no roteiro pela Toscana é a gastronomia local. O gelato Dondoli por exemplo, encontrado na Piazza della Cisterna, já recebeu diversos prêmios, inclusive o de melhor sorvete do mundo.

Trinta quilômetros à frente de San Gimignano, dando continuidade ao roteiro pela Toscana, está abrigada a maior herança etrusca de todo o país.

No Museu Guarnacci estão expostos diversos itens encontrados durante escavações arqueológicas.
A cidade ainda conta com várias ruínas do período medieval e com um esplêndido anfiteatro Romano.

Siena

Seja de trem, de ônibus ou de carro, chegar à Siena não é difícil. A cidade é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é parada obrigatória para quem busca uma imersão no berço da Itália. As atrações gastronômicas e o centro histórico tornam o passeio inesquecível.

Outro ponto obrigatório é a Torre del Mangia. Com mais de 100 metros de altura, o topo da torre permite uma visão panorâmica de toda Siena. Porém, para ter acesso a essa vista é necessário encarar mais de 400 degraus bastante estreitos. Logo, o passeio não é indicado para crianças ou pessoas com algum impedimento físico.

Roteiro pela Toscana: Cortona e Arezzo

Cortona e Arezzo são vilarejos inesquecíveis. Cheios de histórias, o charme desses dois lugares está em suas ruas estreitas e em suas construções centenárias.

Uma breve caminhada por esses vilarejos pode trazer diversas surpresas sobre os etruscos e a dominação romana.

Cortona se encontra a aproximadamente 110 km de Florença e pode ser visitada de trem. Já Arezzo fica 30 km à frente de Cortona. Em Arezzo, a Praça Central, conhecida como Piazza Grande, é onde a vida acontece: rodeada por bares, lojas e restaurantes. Assim, um jantar nessa praça não pode faltar no roteiro pela Toscana.

Em Cortona, a grande atração fica por conta de suas muralhas datadas do século IV a. C. e as imensas escadarias que rodeiam a cidade.

Com pouco mais de 20 mil habitantes, essa charmosa cidade é parada obrigatória para quem está planejando um roteiro pela Toscana.

Para aproveitar ao máximo seu roteiro pela Toscana, o ideal é separar um bom tempo de sua viagem. Já que você está planejando uma viagem pela Itália, aproveite e confira também os pontos turísticos de Roma que você não pode perder!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).