O que fazer na Tanzânia: 9 dicas incríveis para turistas

Dando continuidade aos conteúdos do nosso especial sobre turismo na África, este artigo vai detalhar as principais dicas turísticas e indicar o que fazer na Tanzânia. Afinal, o país possui alta procura por viajantes de todo o mundo e também reserva belas paisagens e muita história.

Por isso, confira esse conteúdo exclusivo do Assistente de Viagem, saiba o que fazer na Tanzânia e já separe malas, documentos e seu seguro viagem internacional para embarcar nesta aventura!

História da Tanzânia

Antes de conferir o que fazer na Tanzânia, que tal algumas curiosidades sobre a história do país? Isso porque a Tanzânia remonta a grupos de caçadores-coletores e viu a chegada de povos bantus no primeiro milênio. Com eles, a região conheceu técnicas agrícolas e de ferro.

Por sua vez, no século 19, o país tornou-se um centro de comércio de escravos e marfim, o que atraiu sultões de Omã que estabeleceram o seu domínio em Zanzibar. Após isso, os alemães e britânicos colonizaram o território, que se tornou independente apenas em 1963, quando os territórios de Zanzibar e Tanganica se uniram em um só país.

Hoje, a Tanzânia é conhecida por sua estabilidade política e belezas naturais, como por exemplo, o Monte Kilimanjaro e o Parque Nacional do Serengeti.

O que saber antes de embarcar para Tanzânia

Seja para quem pretende fazer um passeio em vários destinos africanos ou incluir a Tanzânia no roteiro, a primeira dica importante é contratar um seguro viagem para garantir tranquilidade e segurança durante seu passeio.

Isso porque este é o melhor modo de evitar imprevistos, contratempos ou gastos extras, além de garantir atendimento em situações de acidentes, emergências ou urgências. Por isso, não importa que tipo de turismo você pretenda fazer ao buscar o que fazer na Tanzânia. Não abra mão de um seguro, ok?

Outro ponto importante é manter a atualização de suas vacinas, uma vez que essa é a forma mais eficaz de evitar doenças diversas.

Atente-se também que o clima na Tanzânia é tropical semiárido. Ou seja, nas regiões do litoral, as temperaturas podem ser um pouco menores mas, em todo o país, é comum ultrapassar frequentemente os 40º.

9 Dicas essenciais sobre o que fazer na Tanzânia

Abaixo listamos algumas orientações que podem deixar seu passeio pela Tanzânia muito mais inesquecível. Continue a leitura e anote nossas dicas.

1 | Conquiste o Monte Kilimanjaro

Claro que a primeira dica sobre o que fazer na Tanzânia iria citar o maior pico da África. Com seus 5.900 metros, a escalada ao cume não é apenas uma prova de resistência física, mas também uma jornada espiritual. Isso porque, ao subir, você atravessa cinco zonas climáticas distintas como florestas tropicais e terrenos áridos. E tem mais: isso culmina na neve eterna do topo. Em outras palavras, a sensação de estar no “teto da África” é indescritível e a vista do nascer do sol lá de cima é um prêmio inigualável.

Leia também | Viagem diferente ao redor do mundo

2 | Safári no Serengeti

Imagine-se percorrendo a vastidão do Serengeti, onde a terra se estende até onde a vista alcança, pontilhada por milhões de animais em migração. Pois é impossível não incluir a Tanzânia quando o assunto é safári na África.

Além disso, ali você encontra a natureza em sua forma mais crua e bela e deixa a sua aventura próxima a um épico pessoal.

3 | Descubra Zanzibar

Zanzibar é um caldeirão cultural, onde o aroma das especiarias flutua no ar e as ruas de pedra contam histórias de um passado comercial e culturalmente rico. Sendo assim, inclua na lista sobre o que fazer na Tanzânia uma visita ao antigo mercado de escravos e às mansões ornamentadas da cidade. E claro, conheça as praias de areia branca que oferecem um descanso idílico.

4 | Explore a Cratera de Ngorongoro

A Cratera de Ngorongoro é um ecossistema fechado, um microcosmo da vida selvagem africana. Então, dentro deste anfiteatro natural, você tem a chance de ver uma concentração incrível de animais. Isso inclui, por exemplo, o ameaçado rinoceronte negro.

Leia também | Viagem para a África do Sul

5 | Relaxe nas Praias de Pemba e Mafia: O que fazer na Tanzânia

Longe das rotas turísticas tradicionais, as ilhas de Pemba e Mafia são oásis de tranquilidade. Afinal, com recifes de corais vibrantes e uma vida marinha exuberante, são locais perfeitos para mergulho e snorkeling.

Então prepare-se para curtir as águas azul-turquesa e a areia branca e recarregar as energias na serenidade do oceano.

6 | Mergulho em Zanzibar

As águas cristalinas da capital da Tanzânia são um paraíso para mergulhadores. Com recifes de corais repletos de vida marinha colorida, você pode explorar um mundo subaquático fascinante. Ou seja, é uma oportunidade para se conectar com a natureza de uma maneira profunda e memorável.

7 | Caminhada pela Garganta de Olduvai

Conhecida como o “Berço da Humanidade”, a Garganta de Olduvai é um sítio arqueológico onde foram encontrados fósseis essenciais para entender a evolução humana. Em resumo, uma caminhada por este local histórico é uma verdadeira viagem no tempo.

Leia também | O que fazer em Moçambique

8 | Cultura Maasai como resposta sobre o que fazer na Tanzânia

Visitar uma aldeia Maasai oferece um vislumbre autêntico da cultura tribal da Tanzânia. Isso porque eles são um dos povos mais característicos do país, e você poderá aprender sobre suas tradições, danças e modo de vida.

9 | Passeio de Balão no Serengeti

Para terminar, a dica é ter uma perspectiva diferente da vida selvagem a partir de um passeio de balão ao amanhecer. Dessa forma, você irá conseguir ver a savana dourada e os animais vagando livremente em uma cena digna de um cartão postal.

Sabe o que fazer na Tanzânia e quer curtir tudo com segurança? O Assistente de Viagem tem a melhor solução!

Após conferir nossas melhores dicas para um passeio inesquecível pela Tanzânia, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: