Diferenças entre o seguro de cartão de crédito e o seguro viagem

Geralmente, a opção do seguro de cartão de crédito está disponível para a maior parte dos viajantes que fazem uso dessa modalidade de crédito. Contudo, é muito comum haver dúvidas sobre qual a diferença dele para a contratação de um apólice com seguradoras especializadas em viagens.

Afinal, qual é a melhor escolha e quais as diferenças entre o seguro de cartão de crédito e o seguro viagem? Acompanhe esse artigo exclusivo do Assistente de Viagem e confira um tutorial completo e um comparativo fácil de entender sobre benefícios, cuidados e informações deste tipo de seguro. Boa leitura!

Como funciona o seguro de cartão de crédito?

Primeiramente, é necessário explicar que um seguro de cartão de crédito costuma estar disponível de acordo com o cartão que o cliente utiliza para adquirir suas passagens de avião. Ou seja, nem todo cartão irá oferecer essa opção, uma vez que o benefício depende da modalidade e do tipo de cliente.

Sendo assim, ao contrário de uma apólice de seguro viagem tradicional – onde os planos e coberturas são de responsabilidade de uma operadora especializada no assunto – o seguro de cartão de crédito fica a cargo do atendimento da empresa que cuida do cartão.

Pontos similares no seguro de cartão de crédito e nas apólices de seguradores de viagem

Dentre os benefícios que estão presentes nas duas modalidades de seguro, podemos destacar as diversas opções de cobertura para despesas médicas e hospitalares, além de abrangência em alguns deles para repatriação, retorno antecipado, dentre outros.

Neste ponto, é importante lembrar que há casos como viagens para países que fazem parte do Tratado de Schengen, onde existe a exigência de um valor mínimo da apólice de seguro.

Por fim, para clientes que utilizam cartões para perfis mais robustos, como os famosos Platinum, Gold ou Black, alguns deles incluem na cobertura opções como morte ou invalidez por acidentes ou doenças preexistentes.

Leia também | Seguro viagem versus seguro do cartão de crédito

Principais diferenças entre o seguro viagem e o seguro de cartão de crédito

Se até aqui, ambas as alternativas pareceram semelhantes, é hora de elencar onde elas possuem diferenças importantes que devem ter avaliação do contratante.

A primeira delas diz respeito a acionar a operadora no caso da necessidade de utilizar o seguro. Enquanto o seguro viagem tradicional realiza a orientação sobre como proceder ou onde buscar atendimento fora do país sem precisar desembolsar nenhum valor, o mesmo não acontece com o seguro de cartão de crédito.

Isso porque, neste caso, o procedimento padrão exige que o usuário pague pelos serviços e, ao retornar ao Brasil, solicite o reembolso das despesas. Ou seja, será necessário passar por um processo burocrático e também arcar com as despesas que podem ter valores altíssimos no exterior.

Coberturas adicionais que só um seguro viagem pode oferecer

Se a primeira comparação já colocou o seguro de cartão de crédito atrás de um seguro viagem tradicional, continue a leitura porque tem mais! E o outro ponto de comparação diz respeito a algumas coberturas adicionais que irão tornar a viagem mais segura e tranquila.

Por exemplo, a abrangência para pessoas com necessidades especiais, gestantes, serviços como o de concierge ou até mesmo que cobrem cancelamento de voos, extravio de bagagem, despesas jurídicas ou a prática de esportes radicais.

Seguro viagem de cartão de crédito não oferece personalização

Imagine o seguinte cenário: você precisa viajar a trabalho ou mesmo se organizar para que seu filho viaje para estudar no exterior por um tempo. Neste caso, existem duas situações completamente diferentes, o que exige um seguro viagem internacional específico para cada caso, não concorda?

Sendo assim, devemos nos atentar que com o seguro de cartão, a maior parte das opções possuem coberturas básicas e genéricas. Por sua vez, a ferramenta de cotação do Assistente de Viagem possibilita ao viajante comparar entre as principais operadoras do país e escolher um plano que se adeque ao tipo, duração e modelo de viagem.

4 Principais motivos para optar pelo seguro viagem em vez do seguro de cartão de crédito

Para completar os argumentos que comprovam o quanto o seguro tradicional é melhor que o seguro de cartão de crédito, elencamos a seguir alguns motivos que o colocam como a opção mais segura. Continue a leitura!

1 | Liberdade na escolha

De modo geral, as operadoras de cartão de crédito exigem que as passagens sejam compradas integralmente com o cartão que oferece o seguro. Isso pode, por exemplo, implicar em condições que não atenda o viajante.

2 | Restrição de cobertura ao país de origem do voo

Outro ponto importante é que a cobertura do seguro de cartão de crédito se restringe ao país de destino da passagem aérea. Ou seja, se você pretende fazer uma eurotrip, só haverá segurança no primeiro lugar que aterrissar.

3 | Coberturas incompletas no seguro de cartão

Até aqui, abordamos apenas viagens de avião pelo fato de que vários seguros via cartão de crédito não cobrem viagens por terra ou marítimas. Em resumo, você não poderá usá-lo caso coloque um cruzeiro ou faça um roteiro por carro ou ônibus.

Além disso, diversos cartões não abrangem viagens superiores a um mês.

4 | Valores insuficientes para urgências médicas

Por último, mesmo opções como cartões Platinum oferecem coberturas mínimas que, a depender da emergência ou país escolhido, podem ser insuficientes em casos mais críticos.

Aprendeu mais sobre o seguro de cartão de crédito? Conheça o Assistente de Viagem!

Após entender melhor os benefícios e pontos de atenção de um seguro de cartão de crédito, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Em nosso site, você faz uma cotação personalizada e pode escolher o seguro viagem nacional ou internacional que mais combina com você.

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

Wendel Soares: