Seguro viagem Cuba: saiba como funciona e quanto custa

Se você pretende viajar para um dos lugares mais cobiçados do Caribe, seja para o turismo em ilhas paradisíacas ou conhecer a história de um dos países mais encantadores da América Central, você precisa considerar o seguro viagem Cuba.

Isso porque ele irá te proporcionar tranquilidade, segurança e evitar vários contratempos que podem surgir durante a sua viagem.

Além disso, o seguro viagem para Cuba é obrigatório para todos os viajantes, não importa o tempo, país de origem ou motivo da viagem. Em outras palavras, há uma exigência do governo cubano que precisa ser cumprida.

Por isso, confira este artigo exclusivo que o Assistente de Viagem preparou para você e veja todos os detalhes para planejar e realizar uma viagem segura e inesquecível. Boa leitura!

Seguro viagem Cuba é obrigatório?

Sim, o seguro viagem Cuba é obrigatório e faz parte de uma exigência do governo do país. Isso porque, mesmo possuindo sistema de saúde semelhante ao do Brasil, há uma diferença importantíssima nele. 

Enquanto o SUS contempla brasileiros e turistas que estão em nosso país, tanto o atendimento médico quanto o odontológico na ilha são gratuitos apenas para residentes no país. Ou seja, cubanos ou pessoas naturalizadas ou moradoras de Cuba.

Por isso, qualquer estrangeiro precisa contratar o seguro viagem Cuba antes de desembarcar em terras cubanas. 

De acordo com as regras do país, o seguro autorizado pelo governo precisa de cobertura mínima de USD 10 mil para despesas com médicos e outro de USD 10 mil para viagens emergenciais de retorno.

Assistência médica e o seguro viagem Cuba

No caso dos turistas, o seguro viagem Cuba é oferecido de forma online ou no desembarque na ilha, por uma seguradora chamada ASISTUR, que é uma estatal à serviço do governo cubano.

Entretanto, além de uma cobertura reduzida e por ser cotado em dólar, a dica é realizar a contratação do seguro Cuba aqui no Brasil.

No Assistente de Viagem, por exemplo, há opções completas a partir de R$8 por dia, enquanto o serviço inferior oferecido pela ASISTUR tem pacote a partir de USD 3 por dia, ou seja, mais do que o dobro do valor.

Além disso, os seguros viagem contratados no Brasil possuem coberturas adicionais que irão proporcionar segurança além do atendimento médico, como por exemplo:

  • Assessoria jurídica
  • Cobertura de furto, extravio ou dano em bagagem
  • Traslados, dentre outros

Sem contar que as seguradoras brasileiras habilitadas pelo governo de Cuba irão realizar o atendimento em português, o que facilita para qualquer viajante. Mas não é só isso. São várias as vantagens de contratar o seguro viagem para Cuba ainda no Brasil.

Outras razões para contratar o seguro viagem

Além do preço, o seguro Viagem Cuba contratado no Brasil possui coberturas maiores e mais completas de despesas médicas, como o caso de internações, custos com farmácias, fisioterapia e odontologia.

E tem também os itens extras, que protegem o viajante contra eventualidades que podem estragar o passeio, como acidentes, fianças e despesas legais, cancelamento ou atraso de viagens, prática de esportes, transmissão de mensagens urgentes, dentre outras.

E já que citamos acima sobre o atendimento em português, é sempre bom lembrar que mesmo para pessoas fluentes em castelhano, situações extremas podem ser complexas para se fazer entender bem por um estrangeiro. 

Por último, o seguro viagem cubano dá cobertura só enquanto você estiver na ilha. Ou seja, se for conhecer outros países, após sair de lá não poderá sequer pedir reembolso ou reivindicar qualquer coisa.

Já o seguro viagem Cuba adquirido no Brasil permite a cobertura até o desembarque por aqui, inclusive para reembolso.

Seguro viagem Cuba deve ser reconhecido pelo governo

Ao escolher o seu seguro viagem Cuba é preciso estar atento se a apólice e a seguradora tem reconhecimento pelo governo cubano. 

Em outras palavras, nunca se esqueça de confirmar com a seguradora essa informação, já que sua entrada em Cuba depende diretamente dela. 

Na hipótese do turista desembarcar em Cuba sem o seguro, ele terá de fazer a contratação do seguro estatal informado no item acima, sendo a outra possibilidade o retorno da viagem.

Se ainda tem dúvidas veja o que um seguro viagem internacional cobre.

Como funciona o seguro viagem Cuba

O seguro viagem Cuba é obrigatório por lei desde maio de 2010 e deve ser apresentado por qualquer turista naquele país no momento do desembarque e junto ao visto cubano.

Para o governo de Cuba, ele funciona como uma forma de resguardar sua população da gratuidade de atendimento no sistema de saúde. Por sua vez, para o viajante, ele serve como garantia de uma viagem segura e muito mais tranquila.

Em resumo, ele funciona como todo seguro viagem internacional e têm coberturas que variam de acordo com a companhia e o plano.

Em todos os casos contemplados na apólice escolhida, o segurado pode acionar a seguradora contratada e ela fará o encaminhamento ou prestará as informações relacionadas ao problema. 

Dessa forma, as situações de imprevistos ou acidentes poderão ser contornadas facilmente e no prazo mais rápido possível.

Encontre seu seguro viagem no Assistente de Viagem

E agora que você já sabe como funciona o seguro viagem Cuba e tudo o que é necessário para um passeio inesquecível, você precisa conhecer a ferramenta de cotação de seguro viagem do Assistente de Viagem.

Nela, você irá comparar as principais coberturas para o seu destino, além de verificar de forma detalhada cada item que sua apólice pode ter.

Com um filtro simples e intuitivo, é só preencher a data, local, tipo de viagem e escolher o número de viajantes com as respectivas idades. 

Dessa forma, você poderá conferir e escolher o melhor seguro viagem para as suas necessidades.

E se você gostou de descobrir mais sobre o seguro viagem Cuba, confira outras dicas e conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).