Seguro viagem bom e barato: como contratar com segurança

Qualquer cotação de preços para garantir um passeio livre de imprevistos costuma começar com a busca de um seguro viagem bom e barato.

Afinal, é um hábito frequente de qualquer pessoa, tentar associar o maior número possível de benefícios pelo menor preço.

Entretanto, apenas estes dois fatores não são suficientes para que a contratação de um seguro de viagem possa proporcionar tranquilidade e segurança.

Ou seja, é possível que quem considere apenas estes dois critérios não esteja totalmente protegido por uma apólice adequada.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou um artigo exclusivo para detalhar tudo o que você precisa saber ao buscar um seguro viagem bom e barato e fugir de golpes ou problemas durante o passeio. Confira conosco e boa leitura!

O que é um seguro viagem bom e barato?

Primeiramente, é importante considerar que a procura por um seguro viagem bom e barato deve ter cuidados especiais e diferentes de outras escolhas que utilizam o mesmo critério.

E o motivo é simples: um seguro viagem visa resguardar, orientar, assessorar e atender urgências ou imprevistos de um turista, quando este se encontra longe de casa.

Em outras palavras, ele lida com a vida do passageiro, ainda que se estenda até mesmo para indenizações em caso de extravios de bagagem.

Por isso, não é possível considerar um seguro viagem bom e barato sem analisar o mais importante por trás da contratação: as necessidades do viajante.

O que considerar na contratação de um seguro viagem bom e barato

Ao falar da contratação de um seguro viagem bom e barato, é necessário que antes do preço se leve em consideração os seguintes itens:

  • Tempo de duração da viagem;
  • Saúde de todos os viajantes e cuidados médicos especiais;
  • Condições adicionais que exigem maior atenção, como doenças pré-existentes, gravidez, dentre outros;
  • Possíveis imprevistos ou incidentes durante o voo ou estadia;
  • Riscos cotidianos de acidente, ingestão de alimentos exóticos;
  • Acidentes de trânsito;
  • Segurança com itens pessoais.

Além disso, é interessante avaliar a capacidade de desembolsar grandes quantias de dinheiro em caso de atendimento em países que não possuem sistema de saúde público.

Por exemplo, os Estados Unidos, onde os valores de uma simples internação hospitalar custa aproximadamente US$2.271/dia. Esse, aliás, é um dos principais motivos que levam viajantes a contratar o Seguro Viagem EUA.

Por último, não se pode esquecer que alguns lugares, como os países que fazem parte do Tratado de Schengen, possuem exigências específicas como cobertura mínima de 30.000 euros ou o equivalente em dólares para acidentes, enfermidades e repatriação.

Ou seja, se você olhar apenas um seguro viagem bom e barato e não se atentar a isso, terá problemas na alfândega de vários países europeus.

Seguro viagem internacional precisa cumprir exigências

Além de considerar o valor mínimo de cobertura em um seguro viagem internacional, turistas brasileiros precisam:

  • conferir a validade do passaporte (é necessário que seja superior a 6 meses);
  • ter em mãos as passagens aéreas de ida e volta com permanência máxima de 90 dias;
  • apresentar comprovante de hospedagem;
  • comprovar meios financeiros para se manter durante a estadia.

E claro, é preciso apresentar o seguro viagem com a cobertura mínima exigida.

Por isso, a dica para quem procura um seguro viagem bom e barato é uma só: pense na apólice como um investimento, e não um gasto. Ela é uma das suas maiores seguranças em terras estrangeiras.

Seguro viagem nacional: o que precisa ter para você viajar tranquilo

Por sua vez, as viagens nacionais possuem motivos próprios que incentivam também viajar com uma apólice.

O primeiro deles é o fato da maior parte dos planos de saúde possuírem coberturas locais ou estaduais. Além disso, o atendimento via Sistema Único de Saúde pode não ser a opção mais rápida em determinadas emergências.

E como dissemos antes, há coberturas adicionais que valem para qualquer lugar, não é mesmo? E elas também estão presentes no seguro viagem nacional.

Sem contar que quem busca um seguro viagem bom e barato para destinos brasileiros irá se surpreender com os valores baixos aliados a excelentes coberturas.

Como encontrar a melhor opção de seguro

Após considerar todas as suas necessidades de forma individualizada e com critérios que te permitem maior conforto e segurança no passeio, é hora de decidir pela apólice.

E com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil compará-las lado a lado, considerando benefícios, vantagens e é claro, valores a pagar.

Nessas horas, é preciso ficar atento para não cair em golpes com um seguro viagem barato, ou ainda não se atentar na ausência de itens importantes que o plano não oferece.

Leia o contrato com calma, anote as dúvidas e esclareça antes da contratação. Se a contratação ocorrer de modo online, certifique-se da segurança do site e da idoneidade da seguradora.

Não esqueça de realizar uma busca rápida em sites de reclamação e opiniões, a fim de confirmar se o seguro viagem bom e barato não é um caminho certo para problemas posteriores.

Seguro de viagem bom e barato? Você encontra no Assistente de Viagem!

Se a melhor forma de encontrar um seguro viagem bom e barato é comparando, já pensou em uma ferramenta que pudesse conter as melhores seguradoras? E que em um único lugar você pudesse fazer diversas cotações de seguro viagem?

Pois é exatamente isso que o Assistente de Viagem oferece a seus clientes!

De forma simples e intuitiva, você encontrará as melhores seguradoras do país e terá opções para os mais diversos locais, pessoas e preços. Além disso, é possível também receber sua cotação por e-mail e incluir coberturas adicionais conforme as necessidades da sua viagem.

Então agora você já sabe: quer contratar um seguro de viagem bom e barato? Acesse o site do Assistente de Viagem.

Se você gostou de descobrir mais sobre o assunto, não deixe de conferir outras dicas e conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem.

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).