Melhor seguro viagem nacional: saiba como fazer a escolha certa!

Encontrar o melhor seguro viagem nacional é uma tarefa inevitável para quem busca tranquilidade e segurança em viagens dentro do Brasil. Afinal, viajantes passaram a perceber, cada vez mais, que a contratação de uma apólice vai muito além de cuidados médicos ou hospitalares.

Além disso, mesmo sendo um país com cobertura médica do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados e Distrito Federal, é notória a deficiência e qualidade de atendimento em diversos lugares.

Para aqueles que possuem planos de saúde, o problema é outro: a cobertura da maior parte dos seguros é regional, não abrangendo outros estados.

É por isso que, neste artigo, discutiremos a importância e como escolher o melhor seguro viagem nacional. Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe as dicas! Boa leitura!

Como funciona o seguro viagem nacional?

Antes de buscar o melhor seguro viagem nacional, é importante compreender como ele funciona e quais tipos de cobertura ele oferece.

O serviço é uma forma de garantir a sua saúde e estabilidade durante o seu período de viagem. Em casos de acidentes, por exemplo, o seu pacote pode suprir os gastos com hospitais e medicamentos, além de realizar até mesmo o transporte de volta para casa.

Entretanto, estas não são suas únicas vantagens e existem pacotes de seguro que oferecem suporte e ressarcimento para o extravio de bagagens, cobertura adicional para a prática de esportes radicais, dentre outros.

Qual é o melhor seguro viagem nacional?

Após entender como funcionam, é possível afirmar que o melhor seguro viagem nacional será aquele que consiga cobrir todas as suas necessidades durante a viagem.

Em outras palavras, é preciso considerar quantas pessoas terão a cobertura, necessidades especiais que algumas delas venham a ter e até mesmo a situação, como em casos de pessoas idosas, crianças ou gestantes.

Também é importante levar em conta as viagens planejadas com antecedência, onde imprevistos como cancelamento ou remarcação de voos podem prejudicar o passeio.

Em resumo, o melhor seguro viagem nacional é aquele que minimizará ou evitará imprevistos comuns em qualquer viagem.

Por que fazer um seguro de viagem?

Nunca saia de casa imaginando que tudo será perfeito. Sim, sabemos que muitas viagens são feitas como uma forma de lazer, porém, imprevistos podem aparecer no meio do caminho, e você precisa estar preparado para isso.

Imagine, por exemplo, que você está na praia e, de repente, torce o pé. Isso, certamente, está fora de seus planos, certo? Mas ainda pode acontecer.

Por isso, ao contratar o melhor seguro viagem nacional, tente imaginar a mesma situação que acontece com quem contrata um seguro de carro, por exemplo. Ninguém contrata uma apólice esperando que aconteça alguma coisa com seu veículo.

Porém, no caso de qualquer imprevisto, o segurado estará tranquilo em relação ao incidente. Com o seguro viagem nacional contratado, a seguradora é responsável por cuidar de todo o seu tratamento.

Seguro viagem nacional vale a pena?

Podemos dizer até aqui, então, que o melhor seguro viagem nacional irá te resguardar de imprevistos e incidentes que podem acontecer a qualquer momento.

Mesmo que você esteja somente a alguns quilômetros de casa, estar protegido é o que permitirá uma alternativa – e não o cancelamento – de sua viagem.

Por isso, tenha sempre em mente que serviços como esses são essenciais para os viajantes e que adquiri-los não é um gasto a mais, mas um investimento.

Quanto custa o melhor seguro viagem nacional?

Quando falamos sobre o preço do melhor seguro viagem nacional, estamos falando sobre as diferentes cotações de pacotes, em relação aos gastos com demais imprevistos fora de casa.

Cada empresa possui o seu pacote e valor, por isso, não há como colocar preços fixos. Contudo, o que podemos ressaltar é que os valores são cobrados, em média, a partir de apenas R$5,00 por dia de viagem.

Além disso, aqui no site do Assistente de Viagem é possível fazer a cotação de seguro viagem de diversas seguradoras em um único lugar.

Dessa forma você escolhe o melhor seguro viagem nacional para você, e com os preços mais competitivos do mercado.

O que o seguro de viagem nacional cobre? Confira 7 situações diferentes!

Afinal, o que o melhor seguro viagem nacional cobre? Abaixo, listamos sete coberturas que os planos nacionais oferecem e podem deixar o seu passeio muito mais tranquilo. Veja:

1. Cobertura médica e odontológica

Em primeiro lugar, ao adquirir o melhor seguro viagem nacional, você se encontra totalmente assegurado em situações médicas e odontológicas.

Imagine que, durante um jantar de sua viagem, você quebrou um dente e necessite fazer um canal de urgência. O pacote cobre essa situação e diversas outras!

2. Melhor seguro viagem nacional inclui cobertura de bagagem extraviada

Além disso, pessoas que fazem viagens de avião, dentro do próprio Brasil, também são asseguradas caso a bagagem seja extraviada.

Vale lembrar que as ocorrências de perdas de malas e demais bens são frequentes em aeroportos, então, o melhor é mesmo fazer um seguro!

Ainda que a Anac possua regras para ressarcimento de extravios, em geral, o procedimento é demorado e possui um teto máximo de indenização que costuma ser muito abaixo das necessidades do passageiro.

Ao buscar o melhor seguro viagem nacional com essa cobertura inclusa, você se previne e é capaz de minimizar os problemas causados pelo extravio ou perda.

3. Cancelamento de viagem

Como falamos desde o início, ninguém está livre de imprevistos. Um exemplo recente de causalidade é o da crise de saúde causada pela pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com a vacinação adiantada no Brasil e regras específicas para proporcionar segurança durante os voos, nos últimos 12 meses foram quase 300 mil pessoas que tiveram problemas com cancelamento de viagem.

Então vamos combinar: você não pode prever quando isso acontecerá, mas pode se antecipar na solução, não é mesmo?

Ou seja, mais uma vantagem de contratar o melhor seguro viagem nacional é poder encerrar o passeio imediatamente (sem gastar mais por isso) ou, até mesmo, trocar a data da sua viagem.

4. Traslado de corpo

Também vale saber que, caso seja necessário realizar o translado de corpo, o seguro viagem Brasil cobre esse serviço.

5. Regresso sanitário também está incluso no melhor seguro viagem nacional

O retorno sanitário também entra na lista de serviços oferecidos pelo melhor seguro viagem nacional, assim, evita que você tenha gastos extras.

Dessa forma, a emergência em situações que o viajante precisa voltar para a casa estarão cobertas conforme regras da apólice de seguro.

6. Acompanhamento de crianças e idosos

Em situações em que crianças ou idosos ficam internados no destino da viagem, o pacote com seguro deve cobrir o acompanhamento de uma pessoa da família.

Os gastos relacionados a essa companhia são supridos até que a pessoa doente tenha alta e possa retornar à cidade de destino, um serviço específico que pode ser encontrado no melhor seguro viagem nacional.

7. Seguro médico e hospitalar para gestante

Você sabia que também existem seguros de viagem que dão apoio a mulheres grávidas?

Os planos de seguro viagem gestante geralmente oferecem cobertura para despesas médicas e de internações hospitalares.

Busque pelo melhor seguro viagem nacional com coberturas adicionais

Até aqui, descrevemos sete coberturas que, em geral, precisam ser levadas em conta na aquisição do melhor seguro viagem  nacional. Além disso, é possível acrescentar outras assistências, específicas para determinadas viagens, como por exemplo, o seguro para esportes radicais.

Contudo, é importante ressaltar que a empresa contratada precisa ter opções adicionais em seu catálogo de serviços. Ou seja, não há a obrigatoriedade de criar auxílios para oferecer quando você pedir.

Por isso, sempre consulte todas as informações antes!

Seguro viagem é necessário em território nacional?

Sim, ele é sempre importante para viagens nacionais e internacionais. Em alguns países, esse tipo de apoio é até obrigatório, como ocorre em boa parte da Europa, por exemplo, devido ao Tratado de Schengen.

No Brasil, não existe essa obrigatoriedade, mas, é necessário reforçar: muitos imprevistos podem aparecer em meio ao seu roteiro de viagem.

Por isso, o papel de uma seguradora experiente é tão crucial. Nas mais variadas situações, desde o atraso de um voo a acidentes, a empresa saberá te informar, acolher e resolver todas as suas questões.

E vamos combinar que a vida não precisa ser um turbilhão de desafios e dificuldades, não há nada melhor do que contar com o melhor seguro viagem nacional, não é mesmo?

Quais as vantagens do seguro viagem para o Brasil?

Na verdade, não importa qual seja o seu destino dentro do país, é fundamental pensar no melhor seguro viagem nacional. Quando os passeios são realizados dentro do nosso país, as pessoas subestimam um pouco o acaso.

Contudo, assim como nas viagens internacionais, conhecer nosso país exige atenção e se feito com segurança e planejamento, a viagem será realmente inesquecível.

Não dá para contar com a sorte. Atraso de voos, extravios de bagagens, cancelamentos de viagens, acidentes, dentre outras situações, infelizmente, acontecem todos os dias.

E também não é possível se blindar 100%, mas ainda dá para garantir o melhor apoio e resolução se um desses problemas cruzar seu caminho.

Resumindo: o melhor seguro viagem nacional vai te oferecer coberturas, assistências e até indenizações diante de ocasiões complicadas.

A partir disso, dá para viajar com muito mais tranquilidade, concorda?

Como contratar o melhor seguro viagem nacional?

O melhor de tudo é que, para contratar o melhor seguro viagem nacional, você nem precisa sair de casa. Basta acessar a seção de Seguro Viagem Nacional do Assistente de Viagem e escolher dentre os diversos planos do site.

Depois, é preciso preencher os seus dados pessoais e fazer a cotação do seguro. O preço agradou? Então confirme a contratação, acrescente as informações adicionais e pronto: serviço garantido!

Por fim, confira a confirmação da compra no seu e-mail. A seguradora também enviará a apólice para ele, que é o documento com todas as regras, informações, garantias e formas de contato do seguro.

Quem pode contratar seguro de viagem?

O seguro viagem para dentro do Brasil pode ser contratado por qualquer pessoa que acabou de fechar um pacote de viagem nacional.

Portanto, se você está se planejando para viajar pelo país, esteja ciente que é possível adquirir um pacote de serviços como esse!

Melhor seguro viagem nacional terrestre

Para quem está pensando em adquirir um pacote para viagem terrestre, é interessante entender que a cobertura de um seguro viagem nacional também o abrange.

Outra opção é o seguro viagem cruzeiro, para trajetos marítimos.

Ou seja, a contratação do melhor seguro viagem nacional garante ampla cobertura, independente do meio de transporte escolhido.

Viagem pelo Brasil: o que é preciso providenciar?

Antes de fazer as malas e contratar o melhor seguro viagem nacional para curtir as diversas opções incríveis que o Brasil oferece, é crucial seguir um checklist de planejamento.

O primeiro passo é escolher um local que realmente tenha a ver com o seu estilo e, claro, com aquilo que você deseja descobrir e experimentar.

Avalie tudo com calma, até porque o nosso país é enorme e não faltam opções para o seu roteiro de viagem.

Escolhido o destino? É hora de fazer a sua reserva em uma hospedagem. Para isso, conte com hotel, pousada, hostel ou até couch surfing (compartilhamento gratuito de casas para abrigar turistas).

Bom, a terceira etapa é providenciar as passagens. Existem muitos aplicativos e páginas na web excelentes para comprar os bilhetes com ótimos preços.

O último cuidado serve, justamente, para que todo o trabalho e investimento que você teve até aqui não vá por água abaixo. Sim, estamos falando de escolher o melhor seguro viagem nacional, conforme as necessidades da sua viagem e, claro, seu orçamento.

Como planejar uma viagem pelo Brasil?

Se você ainda está na dúvida para onde ir, sugerimos que faça uma lista do que gosta, não gosta e do que está dentro do seu plano financeiro.

Por exemplo: para uma pessoa que gosta de frio e, ao mesmo tempo, não quer ficar em locais muito agitados, uma boa dica é a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais.

Ou, ainda, para quem mora na cidade de São Paulo e não tem como gastar com grandes deslocamentos, a solução pode ser explorar o próprio litoral paulista.

Depois, basta seguir os passos que comentamos no tópico do que é preciso providenciar, sem se esquecer do seu seguro viagem, claro.

O melhor seguro viagem nacional está no Assistente de Viagem

Para você que está pensando em viajar pelo Brasil e quer contratar o melhor seguro viagem nacional, conte com o Assistente de Viagem!

Aqui, oferecemos os melhores seguros de viagem nacionais e internacionais, com preços competitivos, descontos exclusivos e excelente custo-benefício.

Aliás, é importante ressaltar que todos os seguros disponíveis obedecem às exigências da Portaria 315, elaborada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP),  órgão que regulamenta os seguros no Brasil.

Ou seja, até mesmo em coberturas mais básicas, despesas médicas, odontológicas e hospitalares, traslado, regresso sanitário e indenização em caso de acidente já estão inclusos em todas as modalidades.

Conclusão

Neste conteúdo, vimos que o seguro de viagem realmente é um plano fundamental para qualquer pessoa, inclusive em viagens dentro do Brasil. E que para decidir pelo melhor seguro viagem nacional é imprescindível conhecer todas as suas coberturas.

Não importa se o seu destino é curto, ele não deixa de exigir mais cuidados. Estar sempre assegurado é importante para qualquer passeio!

Além disso, por aqui, você também viu algumas dicas sobre como organizar a sua viagem.

Então, não perca mais tempo e comece a definir todos os pontos do seu roteiro!Curtiu esse post e quer saber mais sobre viagens? Continue aqui e acompanhe outras sugestões no Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).