Turismo na África: 9 coisas que você precisa fazer

O turismo na África cresceu nos últimos anos de maneira tão exponencial que, segundo dados do Portal Atlântico Online, antes da pandemia da Covid-19, chegou a ser o vice-líder no ranking dos continentes que receberam mais turistas.

Contudo, ao contrário da Europa – que figura em primeiro nesta lista – o potencial da África ainda é imenso, seja por suas dimensões ou por sua variedade cultural. 

Além disso, é importante explicar que o turismo na África, aos poucos, vai perdendo o estigma de ser apenas roteiro para passeios exóticos ou de aventura. Afinal, é possível encontrar desde destinos românticos, paradisíacos e históricos. E claro, as comidas africanas que possuem sabores sofisticados e plurais.

Por isso, o Assistente de Viagem preparou esse conteúdo especial sobre o turismo na África e relacionou 9 passeios imperdíveis pelo continente. Separe seu passaporte, reserve o seguro viagem internacional e embarque nas dicas incríveis que selecionamos. Boa leitura!

Um breve histórico sobre o turismo na África

A primeira coisa que você precisa desmistificar ao pensar em realizar turismo na África é que irá encontrar apenas países pobres, exotismo cultural ou cidades pequenas e sem infraestrutura.

Afinal, ainda que vários lugares do continente africano ainda sofra com séculos de exploração de povos invasores, há por ali cidades que unem o dia a dia de uma metrópole com a oferta de serviços turísticos dos mais diversos tipos.

Outro ponto é que não existe uma cultura africana, assim como acontece na Europa ou na América. Em resumo, são diferentes línguas, tradições, histórias e povos, que em comum possuem apenas o fato de estarem no primeiro continente habitado pelos seres humanos.

Ou seja, por ali você vai sim encontrar parques e reservas naturais em meio a um ecossistema com animais como leões, girafas e rinocerontes. Contudo, também poderá se encantar com a arquitetura das pirâmides, conhecer cidades imperiais no Marrocos e até mesmo passear por palácios, mesquitas e medinas que parecem labirintos.

E tem mais! É possível se aventurar desde praias até o maior deserto do mundo, o Saara. E para os fãs do turismo radical, há opções de trilhas e esportes como trekking, montanhismo e outros.

Leia também | Viagens de aventura pelo mundo

África, o berço da civilização mundial

Para quem ainda tem dúvida sobre porque fazer turismo na África, é importante explicar que, de acordo com evidências arqueológicas, o continente é o berço de toda a civilização do mundo. Ou seja, podemos afirmar que a história da humanidade nasce naquelas terras.

Além disso, a África testemunhou o florescimento de grandes civilizações, como o Antigo Egito, que deixou um legado impressionante de arquitetura, arte e conhecimento.

E não é só isso! Ao longo dos séculos, também foi um importante centro de comércio e intercâmbio cultural, uma vez que as rotas comerciais transaarianas e transafricanas conectavam o continente a outras regiões, como a Ásia e a Europa. Neste caso, para facilitar o comércio de ouro, marfim, especiarias e escravos.

E após testemunhar durante todo o Século 20 movimentos de luta e independência, hoje o turismo na África tem se tornado uma alternativa para aqueles viajantes que querem imergir em países únicos e plurais.

O que saber antes de viajar para a África

Primeiramente, quem vai embarcar pelo turismo na África precisa se atentar em conferir toda a vacinação oferecida pelo governo do Brasil. Isso porque, mesmo sem a exigência em todo o continente africano, elas são a garantia de segurança e saúde durante a sua viagem.

Além disso, nenhum país da África exige seguro viagem. Contudo, ele se faz extremamente necessário, a fim de que você não tenha gastos extras com atendimento hospitalar nem imprevistos como extravio de bagagem, atraso de voos, dentre outros.

Por último, atente-se que seu passaporte precisa estar na validade de pelo menos 90 dias, a contar da data de embarque.

10 Coisas imperdíveis para ter o melhor turismo na África

A seguir, elencamos dicas incríveis de turismo na África. Porém, mesmo considerando diversos tipos de viajantes, é possível que alguma atração imperdível tenha ficado de fora da lista. Neste caso, não deixe de comentar com a gente qual dica faltou! Boa viagem e vamos à lista!

1 | Safári

Abrindo a lista do turismo na África, temos de colocar uma das experiências mais icônicas que é fazer um safári. Afinal, ele permite explorar as vastas reservas naturais e parques nacionais, como o Serengeti na Tanzânia, o Parque Nacional Kruger na África do Sul ou o Masai Mara no Quênia.

Dessa forma, você terá a oportunidade de ver de perto animais selvagens em seu habitat natural, como leões, elefantes, rinocerontes, leopardos e búfalos.

2 | Visitar as Cataratas Vitória

A segunda dica está localizada na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue. Além disso, as Cataratas Vitória são uma das maravilhas naturais mais impressionantes do mundo. Para quem sabe, por exemplo, que toda lista sobre o que fazer em Foz do Iguaçu precisa incluir nossas cataratas, o mesmo acontece quando falamos do turismo na África.

Em resumo, elas possuem mais de 1,7 km de largura e 100 metros de altura e oferecem uma visão espetacular. Além disso, são ideais para quem gosta de aventuras como passeios de barco, rafting e bungee jumping.

3 | Explorar as pirâmides do Egito

Outro ponto icônico quando se pensa em turismo na África. Então, é impossível deixá-lo de fora da nossa lista. Ou seja, no Egito, você pode explorar as antigas pirâmides de Gizé, incluindo a Grande Pirâmide de Quéops, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Com isso, irá descobrir a história fascinante do Antigo Egito e maravilhar-se com a grandiosidade dessas estruturas monumentais.

4 | Conhecer a cultura Maasai durante o turismo na África

No Quênia e na Tanzânia, uma dica imperdível é visitar uma vila Maasai e aprender sobre suas tradições, danças e artesanato. Afinal, você poderá interagir com os membros da comunidade e conhecer uma das muitas tradições dos povos do continente.

5 | explorar as dunas do deserto do Saara

O maior deserto quente do mundo fica no coração do continente africano e possui roteiro específico para quem quer desbravar seus mistérios. Por lá, o turista pode desfrutar de passeios de camelo, acampar sob as estrelas e experimentar a cultura nômade dos povos do deserto.

6 | Turismo na África para relaxar em praias paradisíacas

A África também é conhecida por suas praias deslumbrantes. Dentre elas, se destacam o litoral de Zanzibar, na Tanzânia, com suas águas cristalinas e areias brancas. Outro ponto que encanta que se aventura pelo turismo na África são as praias de Cape Town, na África do Sul.

Em ambos os locais, você consegue realizar atividades como mergulho, snorkeling e passeios de barco e estar em meio a paisagens tropicais de tirar o fôlego.

7 | Fazer um passeio de barco pelo Delta do Okavango

Em Botsuana, o Delta do Okavango é um dos maiores deltas interiores do mundo e oferece uma experiência única de safari aquático. Dessa forma, além de um passeio de barco pelos canais e lagos, você poderá observar a vida selvagem. Por exemplo, elefantes, hipopótamos e aves exóticas.

8 | Visitar as Montanhas Rwenzor

Por sua vez, fica em Uganda as famosas cordilheiras conhecidas como “As Montanhas da Lua”. Em resumo, as Montanhas Rwenzori são uma alternativa de turismo na África para quem não dispensa aquela dose extra de adrenalina. Isso porque ela conta com trilhas cênicas, florestas tropicais, lagos e até mesmo geleiras.

9 | Conhecer as vinícolas da Cidade do Cabo

Por fim, a última dica fica na África do Sul, na região da Cidade do Cabo. E ela merece atenção porque é famosa por suas vinícolas e vinhos de alta qualidade.

Então separe um tempo para fazer um tour pelas vinícolas, degustar vinhos premiados e claro, aproveitar a gastronomia local em restaurantes renomados.

Seu turismo na África é muito mais incrível e seguro com o Assistente de Viagem!

Após fazer um passeio por roteiros imperdíveis para fazer no continente africano, que tal não abrir mão do conforto e segurança e contratar uma apólice de seguro viagem? Viaje com muito mais tranquilidade e tenha um passeio inesquecível!

Para outras novidades e dicas para viajar, acompanhe sempre o Blog do Assistente de Viagem!

 

Wendel Soares: