Turismo na Argentina: as cidades mais incríveis do país vizinho

Quer conhecer melhor as principais cidades da Argentina? À primeira vista, fazer turismo na Argentina é encantador. À segunda, também! 

O país sul-americano é o lugar perfeito para quem busca aventuras, história e gastronomia. Com diversas atrações turísticas, a Argentina é, certamente, um local que vale a pena visitar.

Todavia, outro grande atrativo do país é o preço. Muitas vezes, viajar para a Argentina é mais barato do que viajar pelo Brasil. 

E a moeda argentina, que é o peso argentino, é menos valorizada que o real. Então, mesmo que você tenha um orçamento modesto, poderá aproveitar muito.

Para planejar fazer turismo na Argentina, você deve separar um período para desenhar um roteiro. Além disso, outro ponto importante é contratar um seguro viagem. Nesse caso, um seguro viagem internacional.

Sendo assim, para te ajudarmos a selecionar os melhores destinos nas cidades da Argentina, a equipe de especialistas do Assistente de Viagem preparou esse artigo completo com atrativos turísticos incríveis no País. 

Isso vai garantir que você consiga aproveitar mais o seu passeio no território hermano. ¿Lo haremos?

Buenos Aires

A primeira da lista de belas e fascinantes cidades da Argentina é Buenos Aires. Sem dúvida alguma, Buenos Aires, a capital da Argentina, deve fazer parte do seu roteiro de viagem no país. 

Muitas pessoas acabam ficando apenas por lá, e aproveitam para conhecer bem a cidade e fazer compras.

Além da gastronomia fantástica, a cidade tem pontos turísticos, como: Bairro da Recoleta, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Puerto Madero, Rua Caminito, Estádio La Bombonera e o Obelisco. São lugares que você não pode deixar de conhecer.

Por fim, Buenos Aires ainda tem curiosos “lugares secretos”. Por exemplo: Mausoléu de José de San Martín, Palácio Barolo e La Manzana de las Luces. Você pode incluí-los em seu roteiro turístico. Certamente, você vai se apaixonar!

Mendoza

Esta região oferece não apenas vinhos muito saborosos, como também acesso para o monte Aconcágua, que é a maior montanha das Américas. Se você é fã de esportes radicais, ficará impressionado com a região de Mendoza.

Pelas inúmeras possibilidades de praticar esporte no local, é possível praticar escaladas, trilhas, canoagem, rafting, ciclismo, dentre outros. É uma das cidades da Argentina perfeita para quem gosta de adrenalina e de contato com a natureza. Portanto, se houver tempo, visite Mendoza!

Mas, não se esqueça, que o ideal é contratar um guia turístico. Como o local tem muitos pontos turísticos mais voltados à aventura, é sempre importante ter alguém ao seu lado. Principalmente para evitar acidentes.

San Carlos de Bariloche

Entre as cidades da Argentina, o turismo em Bariloche é provavelmente o mais conhecido dos brasileiros. Isso porque no norte da Patagônia a região é muito procurada por quem quer esquiar e gosta de curtir a neve.

Entretanto, Bariloche merece uma visita também durante o outono. Neste período a neve ainda não chegou, mas as árvores ganham os lindos tons outonais (alaranjados, marrons e amarelados) que deixam a paisagem fascinante.

A estação do ano menos convidativa, na cidade, é o verão. Isso porque não existem tantos atrativos. Porém, se você estiver no País e quiser conhecer, não deixe de visitar o local. É um ponto turístico incrível para quem vai visitar as cidades da Argentina!

Ushuaia

Já pensou em viajar para o fim do mundo? Pois a cidade de Ushuaia é carinhosamente chamada assim. Essa é a última cidade austral do planeta, ou seja, depois dela há somente a Antártica. O local oferece ainda uma beleza natural inigualável.

Por lá, os invernos são bastante gelados, rigorosos, com muita neve e dias bem curtinhos.

Enquanto o verão possui temperaturas amenas e muitas horas de claridade. Vale muito a pena colocar Ushuaia na sua lista de cidades da Argentina que pretende visitar, principalmente se você está procurando um destino “diferentão”!

Vale a pena destacar que algumas atividades de turismo estão disponíveis somente durante um período do ano, devido às condições climáticas. Por isso, se você deseja ir para Ushuaia, atente-se sobre esse pequeno detalhe.

El Calafate

Um dos locais de turismo na Argentina muito visitado é a região de El Calafate. É lá que está localizado o glaciar Perito Moreno. O local é bastante interessante e atrai turistas do mundo inteiro. 

Entretanto, como está na América do Sul, possui fácil acesso para os brasileiros.

Para os mais corajosos, é possível caminhar sobre o gelo e apreciar a sua beleza ainda mais de perto. El Calafate é, portanto, um lugar inesquecível. Seja por suas belezas naturais ou suas possibilidades turísticas de aventura.

Existem, também, outros dois glaciares na região, Spegazzini e Upsala. Aproveite para passar por lá quando estiver a caminho de Ushuaia. Você vai complementar sua aventura pelas Cidades da Argentina de uma forma maravilhosa!

San Martín de Los Andes

Se você quiser fugir da badalada Bariloche, a pequena, tranquila e charmosa cidade de San Martin de Los Andes é uma excelente alternativa. Basicamente, oferece as mesmas oportunidades. Entretanto, é uma cidade menos movimentada.

Ela fica a cerca de 190 quilômetros ao norte de Bariloche, e os turistas são encontrados em números muito menores. Para esquiar, a estação mais próxima fica em Cerro Chapelco. É um destino obrigatório para quem gosta de esportes radicais.

Enquanto estiver por lá, aproveite para conhecer a rota dos sete lagos e ainda fazer trekking pela região. 

Nessa região, o turismo na Argentina se torna ainda mais incrível. Então, se ficar no país por vários dias, vá para San Martin de Los Andes.

Península Valdez

Uma dica de turismo nas cidades da Argentina para quem quer apreciar a vida selvagem é a cidade de Península Valdez, que fica na região de Puerto Madryn. É um passeio imperdível que fica como dica para suas próximas férias.

Durante os meses de junho e dezembro, é possível realizar um dos mais famosos passeios oferecidos na região, o avistamento de baleias. Além disso, na região ainda existem colônias de leões-marinhos e muitas aves. 

Uma visita no local dura, geralmente, um dia inteiro. Nela, você terá a oportunidade de ir para mar aberto e ver os animais marinhos de pertinho. Por isso, é importante reservar o tempo adequado para aproveitar cada segundo!

El Chaltén

Esta cidade faz fronteira com o Chile, e é conhecida como a capital nacional do trekking. Nesse sentido, o ideal é fazer trilhas ou caminhadas na natureza. A cidade nada mais é do que um pequeno vilarejo, cercado por montanhas da Cordilheira dos Andes.

Os picos mais conhecidos e procurados pelos turistas são o Cerro Torre e o Fitz Roy, que desafiam escaladores do mundo inteiro. Entretanto, você pode apenas fazer as inúmeras trilhas que o local oferece, com ou sem guia, e apreciar a linda paisagem.

Certamente é um lugar que vale a pena conhecer. 

Por isso, ao fazer turismo nas cidades da Argentina, não se esqueça de ir para El Chaltén. Você certamente vai se encantar pelas belezas naturais existentes na região.

Córdoba

A segunda maior cidade da Argentina, Córdoba, possui uma atmosfera vibrante. Isso graças aos inúmeros jovens que cursam faculdade na região. Se você procura um lugar com uma vida noturna incrível, Córdoba é o lugar certo!

Ao visitar a cidade, você poderá aproveitar para visitar a Plaza San Martin, a Catedral de Córdoba e a igreja Los Capuchinos

Além disso, nos arredores você também pode visitar a Mina Clavero, Villa General Belgrano e a cidade de La Cumbrecita, nas proximidades.

Salta

Salta é uma das cidades da Argentina que fica ao norte do país, próximo à fronteira com a Bolívia e Chile. Por lá, é possível relembrar a memória colonial argentina, com um centro histórico, igrejas e casas que irão te transportar diretamente para o passado.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha é um dos grandes destaques da cidade. No acervo do museu, você terá a oportunidade de ver 3 múmias com mais de 500 anos de crianças incas.  

Além disso, elas foram encontradas no vulcão Llullaillaco, já inativo.

Por toda a região é possível, ainda, ver a presença de pequenas aldeias e cidades. Nestes locais, as tradições indígenas e incas ainda podem ser vistas.

Cidades da Argentina que fazem fronteira com o Brasil

Quais cidades da Argentina que fazem fronteira com o Brasil? Então, para você conhecer um pouco mais sobre as cidades da Argentina que fazem fronteira com o Brasil, a Assistente de Viagem destacou algumas. Confira abaixo!

Puerto Iguazú

Das cidades da Argentina, a Puerto Iguazú é uma das cidades mais famosas que fazem fronteira com o Brasil. Além do mais, ela faz parte da região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai.

A região possui atrativos para todos os gostos. Além disso, tem um detalhe para quem pretende passar por Puerto Iguazú: é possível aproveitar os passeios da região sem gastar muito.

Como dito anteriormente, a região tem atrações para todos! No entanto, vale destacar algumas coisas que você não pode perder na cidade de Puerto Iguazú. Por exemplo, a gastronomia local.

Curuzú Cuatiá

A cidade de Curuzú Cuatiá é outra região da fronteira entre Argentina e Brasil. Ela fica localizada na província de Corrientes. Para visitar a região de Curuzú Cuatiá, você pode pegar um carro da cidade Uruguaiana.

E por falar em visita, é necessário alguns lugares que a visita é “obrigatória”. Entre elas estão os Museus especializados, as igrejas e as catedrais. Além disso, é preciso destacar os parques nacionais, a natureza e a vida selvagem da cidade.

São Tomé

A região de São Tomé fica na fronteira com São Borja, cidade do Rio Grande do Sul. Nessa fronteira o limite é o rio Uruguai. Esse rio tem um grande valor cultural, social e econômico para o país.

No entanto, além de ter sido de grande importância para as comunicações culturais, como o comércio da erva-mate, atualmente o local é utilizado para práticas ribeirinhas. 

Por fim, é necessário destacar que ao visitar o local, o viajante irá agregar grande conhecimento ao visitar o museu e o mausoléu Getúlio Vargas, por exemplo.

Puerto Esperanza

Está à procura de cidades da Argentina para aproveitar a natureza e praticar atividades ao ar livre? A cidade de Puerto Esperanza é uma boa opção para visitar no país dos hermanos.

Como chegar a Puerto Esperanza? Então, a região fica localizada no departamento Iguazú, província de Misiones. Ou seja, vale ressaltar que fica na fronteira com o Brasil. Por último, também que a região é conhecida como o cultivo de erva mate.

Oberá

Vai curtir suas férias em território brasileiro? Uma das cidades da Argentina que não pode faltar no seu roteiro de viagem é a cidade de Oberá. 

A região fica na fronteira com o Brasil e possui uma série de atrativos turísticos, que encanta todos os turistas. 

Quer dois motivos para não deixar de visitar a cidade? O primeiro é o parque das aves Jardin de Los Pajaros, o segundo é o parque de Las Naciones

No entanto, os atrativos não param por aí, ao chegar na cidade, você vai se fascinar com as alternativas.

Cidades da Argentina para curtir a neve

Gosta de um clima mais frio e quer  curtir a neve nas cidades da Argentina? A Assistente de Viagem destacou algumas cidades da Argentina para quem deseja aproveitar a neve no país.

El Calafate

Primeiro, é preciso destacar a região de El Calafate. Como dito acima, as paisagens para se ver na Patagônia ficam em El Calafate e vale enfatizar: são de tirar o fôlego. 

Quem visita essa pequena cidade durante o inverno na Argentina, conhece o Glaciar Perito Moreno.

O Glaciar Moreno é uma geleira gigantesca que os turistas podem visitar e registrar belos registros e memórias. Além disso, a região conta com o lago argentino, que possui um cenário deslumbrante para realizar um passeio inesquecível.

La Hoya, Esquel

Se você quer curtir as cidades da Argentina durante o inverno, não deixe de conhecer o Centro de Ski de La Hoya. O local fica bem próximo da região do centro da cidade de Esquel.

No local, é possível encontrar 24 pistas com manutenção e todo suporte necessário para garantir a segurança dos esquiadores. É uma das cidades da Argentina que não podem faltar no roteiro de viagem de quem quer aproveitar a neve no país.

Cerro Bayo, Neuquén

O Cerro Bayo é um centro de esportes de inverno. É um dos favoritos de quem gosta de praticar esqui e snowboard. O local que fica na cidade de Neuquén possui 16 meios de elevação em 14 quilômetros de pista. 

Além disso, vale destacar que no Cerro Bayo, os praticantes iniciantes têm o auxílio de instrutores para orientação. 

Por fim, tem um outro detalhe: a estrutura do centro de esportes conta com esqui para pessoas portadoras de necessidades especiais. E também possui creche para crianças de 4 anos.

Por que contratar um seguro viagem internacional para fazer turismo na Argentina?

Embora não seja uma contratação obrigatória, fechar um seguro viagem internacional vai deixar a sua viagem muito mais tranquila e segura. Isso vai garantir que você consiga aproveitar mais a sua passagem pelo país. 

Portanto, veja a cobertura desse tipo de seguro:

  • Extravio de bagagem;
  • Atraso ou cancelamento de voo;
  • Acidente de trânsito;
  • Urgências médicas e odontológicas;
  • Roubos de dinheiro ou documentos;
  • Despesas com hospedagem inesperadas.

Como fazer a cotação do seu seguro viagem?

Primeiramente, para fazer o seu seguro viagem, é importante ter em mente a organização da viagem e o orçamento que você tem disponível para essa contratação. 

Assim, ao ter esses dois detalhes anotados, basta fazer a cotação do seguro viagem com o Assistente de Viagem, seguindo as seguintes orientações:

  1. Primeiro, acesse o Assistente de Viagem;
  2. Clique em Planos e Coberturas, localizado no menu superior;
  3. Selecione um dos planos de seguro viagem;
  4. No fim da página, adicione suas informações pessoais: destino e motivo da viagem, data de ida e volta, quantidade e idade dos viajantes;
  5. Clique em Fazer Cotação;
  6. Caso o preço atenda aos seus requisitos, selecione a opção “Fazer a contratação”;
  7. Por último, preencha mais alguns dados pessoais e dê ok.

Pronto, você receberá a confirmação da compra no seu e-mail! Viu como é simples? Não perca tempo, venha garantir o seu!

Contrate seu Seguro Viagem no Assistente de Viagem

Quais são as melhores cidades da Argentina? Agora que você acompanhou esse conteúdo, certamente você já sabe quais cidades incluir no seu roteiro de viagem, não é mesmo?

Sendo assim, depois de conhecer um pouco mais sobre o turismo na Argentina, confira as melhores opções de seguro viagem para garantir a segurança da sua viagem. 

Dessa forma, além de viajar seguro, você pode ir tranquilamente ao seu destino e se preocupar realmente com o que importa. Como contratar o seu seguro viagem? Basta entrar em contato com a Assistente de Viagem.

Se preferir, pode receber sua apólice digital pelo e-mail ou pelo Whatsapp. Ainda, caso você tenha dúvidas, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada para te ajudar. Vamos juntos nessa viagem!

Por fim, para ficar por dentro de mais informações sobre seguros e viagens, acompanhe conteúdos exclusivos no Blog do Assistente de Viagem

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).