Roteiro mochilão pela América do Sul: tudo o que você precisa saber para se aventurar

Montar um roteiro de mochilão pela América do Sul chega a ser uma tarefa difícil devido às tantas possibilidades que esse continente oferece. Para os Brasileiros, as vantagens são ainda maiores, pois, na maioria dos países, é possível entrar apenas com o RG ou passaporte.

Além disso, a barreira linguística não é tão forte e é possível se comunicar com certa facilidade. Afinal, quem nunca arranhou um “portunhol” não é mesmo?

Então, confira alguns roteiros disponíveis para que você faça diversos tipos de viagens pelo continente sul-americano!

Mochileiro tradicional

Destino: Chile, Bolívia e Peru.

Trajeto: San Pedro de Atacama, Uyuni, La Paz, Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu Pueblo.

Duração ideal: Ao menos 20 dias.

Essa é a oportunidade ideal para você tirar as fotos clássicas pulando no deserto do Atacama, olhando para as Ruínas Incas de Machu Picchu e com alguém em pé na sua mão em Uyuni.

Decidir por onde começar vai depender do estilo de cada um e, principalmente, de seu controle financeiro. Isso porque, dos três países, o Chile é o mais caro. Então, há quem prefira não correr o risco de gastar o dinheiro todo da viagem na primeira parada.

Por outro lado, o Peru tem uma grande variedade de produtos muito especiais, como agasalhos e outras roupas de frio que podem induzir o seu lado consumidor.

Então, confira informações essenciais para realizar esse roteiro de mochilão pela América do Sul com tranquilidade e segurança:

  • Documento necessário: RG ou passaporte (não é necessário visto);
  • Moeda: Boliviano, Peso Chileno e Novo Sol;
  • Vacinas obrigatórias: febre amarela (Bolívia) e vacinação completa contra Covid-19 ou um teste PCR feito dentro das 48 horas anteriores à viagem (Chile e Peru).

Roteiro tropical

Destino: Equador e Colômbia.

Trajeto: Quito, Quilotoa, Narino, Salento, Guatapé e Cartagena.

Duração ideal: ao menos 15 dias.

Seguindo esse roteiro, passando pelo Equador, você terá a oportunidade de conhecer um maravilhoso lago azul surgido em uma cratera de vulcão, chamado Laguna Quilotoa

Então, no sul da Colômbia, você não pode deixar de visitar o Santuário de Las Lajas. Essa é uma basílica de pedra construída no meio de 12 mil hectares de mata preservada que exibe uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Ainda, outro ponto de destaque é a cidade de Cartagena, também na Colômbia. Esse é um ótimo ponto para fazer amizades com outros mochileiros, experimentar bebidas típicas e tirar várias fotos pelas casas com arquitetura colonial.

Além disso, é importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • Documento necessário: RG ou passaporte (não é necessário visto);
  • Moeda: Dólar dos Estados Unidos e Peso Colombiano
  • Vacinas obrigatórias: vacinação completa contra Covid-19 ou um teste PCR feito dentro das 48 horas anteriores à viagem (Colômbia)

Rota gelada em um roteiro de mochilão na América do Sul

Destino: Argentina e Chile.

Trajeto: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Puerto Río Tranquilo e Bariloche.

Duração ideal: pelo menos 20 dias

Quem gosta de frio e de conhecer paisagens incríveis de gelo, pode agradecer que a Patagônia é uma das paradas nesse roteiro de mochilão na América do Sul. Isso porque a região abriga a Cordilheira dos Andes, uma extensa cadeia montanhosa na divisa entre Argentina e Chile.

Além disso, com esse roteiro, você poderá conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, em Ushuaia, na Argentina. Esse é o lugar ideal para quem está em busca de trilhas que passam por belas paisagens.

Já nos arredores de El Chalten, ainda na Argentina, você visitará uma das cadeias de montanhas geladas mais impressionantes do continente.

E no Chile, aproveite a oportunidade para passar por Torres del Paine, um parque localizado em uma região repleta de montanhas nevadas e lagoas impressionantes.

Então, fique atento aos pontos a seguir e comece a preparar sua viagem!

  • Documento necessário: RG ou passaporte (não é necessário visto);
  • Moeda: Peso Argentino e Peso Chileno;
  • Vacinas obrigatórias: vacinação completa contra Covid-19 ou um teste PCR feito dentro das 48 horas anteriores à viagem (Chile)

Roteiro de mochilão na América do Sul cultural

Destino: Peru, Argentina e Bolívia.

Trajeto: San Salvador de Jujuy, Tilcara, Humahuaca, Uyuni, Copacabana, Ilha do Sol, Puno, Ilhas Uros e La Paz.

Duração ideal: ao menos 20 dias

Seguindo esse roteiro de mochilão na América do Sul, é possível visitar a região do Lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Essa é considerada a localização de origem dos Incas, mais especificamente na Ilha do Sol. Assim, quem gosta de aprender sobre a história da humanidade passará horas ouvindo as lendas dessa civilização.

Em Humahuaca, na Argentina, você poderá se sentir dentro dessas imagens que parecem irreais que vemos na internet, pois lá localiza-se o Hornocal, uma Serrania de 14 cores. A UNESCO, inclusive, a reconheceu como patrimônio paisagístico mundial. Incrível, não é mesmo?

Ainda, esse trajeto possibilita que você tenha o privilégio de presenciar o Inti Raymi (Festa do Sol), realizado na cidade de Cusco, antiga capital do Império Inca. Ela acontece todos os anos no dia 24 de junho. Mas, atualmente, é preciso comprar um ingresso por meio de uma agência de viagem com antecedência devido à enorme procura.

Antes de viajar, veja algumas informações essenciais:

  • Documento necessário: RG ou passaporte (não é necessário visto);
  • Moeda: Peso Argentino, Boliviano e Novo Sol;
  • Vacinas obrigatórias: febre amarela (Bolívia) e vacinação completa contra Covid-19 ou um teste PCR feito dentro das 48 horas anteriores à viagem (Peru).

Aventure-se pela América do Sul com um bom seguro-viagem

Quem gosta de aventura pode seguir um roteiro de mochilão na América do Sul como os que estão citados neste conteúdo e agradecer de estar neste continente. Isso porque cada país oferece inúmeras possibilidades de passeios, mesmo que você goste de história, cultura, praias, montanhas ou paraísos gelados.

Contudo, sabemos que a vida de um mochileiro muitas vezes é incerta. Assim, algumas vezes a viagem começa com um planejamento e toma um rumo totalmente diferente. Então, para estar seguro em qualquer um de seus destinos, conte com um seguro viagem internacional disponível no Assistência de Viagem.

Dessa forma, você terá assistência médica e odontológica, seguro bagagem e mais de 20 outras coberturas. Tudo isso com o apoio de um site pioneiro em assistência de viagem 24 horas.

 E para não perder nenhuma dica para os seus próximos destinos, acompanhe o Blog do Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).