Regras para bagagem de mão: tudo que você precisa saber para viajar com tranquilidade

Se você é um amante de viagens, sabe que as regras para bagagem de mão em ônibus e aviões precisam ser cumpridas à risca. Exceder o peso ou carregar itens proibidos pode causar um estresse desnecessário e até mesmo prejudicar o seu passeio.

A bagagem de mão é aquela que deve ser levada a bordo, junto com os itens pessoais que podem ser uma bolsa ou uma mochila. Ela tem uma dimensão, assim como também o limite de peso específico.

As regras para bagagem de mão foram criadas para que todas pudessem caber nos compartimentos acima das poltronas tanto de aviões quanto de ônibus.

Desde 2016, a lei garante que os passageiros levem a bagagem de mão sem custo adicional nos aviões. Por isso, é fundamental saber quais são as regras para bagagem de mão para aproveitar a viagem e não ter dores de cabeça. 

Você ainda pode deixar a sua viagem muito mais segura com o pacote de seguro viagem ideal. Faça uma cotação pela Assistente de Viagem e prepare a sua próxima aventura!

E para deixar você por dentro das regras para bagagem de mão, separamos esse conteúdo completo. Acompanhe!

Regras para bagagem de mão: veja todos os detalhes importantes

As regras para bagagem de mão são muito específicas, por isso, é importante ficar atento aos detalhes. As malas precisam ter as dimensões corretas indicadas, e todos os itens proibidos devem ficar de fora. 

Objetos pessoais como máquinas fotográficas e computadores devem ser guardados no item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila e que também é uma bagagem de mão. 

Caso a mala da bagagem de mão exceda o peso ou tamanho, ou se a aeronave não contar com espaço suficiente para todas as bagagens, ela pode ser despachada. 

Por isso, é importante ter nela sempre cadeados e identificações, deixando o que é valioso diretamente no item pessoal. 

Veja quais são as regras para a bagagem de mão:

Dimensões e peso

Você já deve ter visto aquelas malas pequenas chamadas de malas de bordo. Elas estão dentro do padrão estabelecido para uma bagagem de mão. 

As dimensões não devem ultrapassar 55 cm de altura, contando com rodas e pegadores, 35 cm de largura, contando com zíper e tudo mais e 25 cm de profundidade, mesmo que a mala tenha zíper expansor. 

É preciso ficar atento, porque a forma de medir as dimensões da mala de mão no aeroporto é encaixando-a em uma caixa já com as dimensões corretas. Portanto, nada de ultrapassar o que é permitido. 

Não é sempre que a mala de mão é pesada, mas a possibilidade não deve ser descartada. E entre as regras para mala de mão, está também o peso, que não deve ultrapassar 10 kilos. 

É preciso ficar de olho, porque essa regra muda de companhia para companhia. A maior parte não pesa o item pessoal, mas algumas podem pesar e o item pessoal mais a mala de mão não deve ultrapassar 12 kilos. 

Itens proibidos na bagagem de mão

Os itens proibidos na bagagem de mão são para deixar o voo mais seguro. Isso inclui muitos líquidos inflamáveis e objetos cortantes, como um simples saca-rolha. 

Algumas regras para bagagem de mão são universais, como as que destacamos aqui, mas é preciso ainda conferir com cada companhia aérea o que pode ou não estar presente. 

A lei proíbe levar na mala de mão:

  • Líquidos com mais de 100 ml – isso vale para o frasco, pois mesmo que ele contenha pouco líquido, não pode ser levado se for maior que 100 ml;
  • Desodorantes em spray ou spray de qualquer tipo;
  • Isqueiros e fósforos ou qualquer outro material para fogo;
  • Objetos pontiagudos, como alicates, facas, tesouras e canivetes.

Deixe substâncias tóxicas, químicas ou inflamáveis de fora para evitar problemas durante a viagem. 

Itens permitidos na bagagem de mão

As regras para bagagem de mão permitem que você leve cosméticos com até 100 ml em uma necessaire, roupas, livros, objetos eletrônicos e até filmes para câmeras fotográficas analógicas. 

Na hora do raio X é preciso apresentar todo item com bateria de lítio fora do item pessoal, para verificação. 

Saiba mais sobre as regras para bagagem de mão em voos nacionais e internacionais

As regras gerais para bagagem de mão são universais para todos os tipos de voos, mas algumas companhias aéreas permitem certos itens em voos domésticos. 

Voos pelo Mercosul também possuem algumas vantagens. A viagem para a Argentina, por exemplo, permite que o passageiro leve garrafas de vinho consigo dentro da aeronave. 

Como cada companhia tem a sua própria política, vale visitar os sites oficiais antes de se preparar para a viagem. 

Regras para bagagem de mão: dúvidas comuns

É normal que as regras para bagagem de mão gerem muitas dúvidas. Por isso, selecionamos as mais frequentes aqui para te ajudar a montar a sua sem preocupação. 

O que fazer se a bagagem de mão exceder peso?

A bagagem de mão que exceder o peso deve ser despachada. Grande parte das companhias aéreas não cobram taxa extra nesse caso, mas fique de olho e leia as políticas internas. 

O que fazer se a bagagem de mão exceder tamanho?

No caso da bagagem de mão exceder no peso ou no tamanho, ela deve ser despachada. As bagagens que são maiores que o permitido nem mesmo cabem nos armários disponíveis dentro da aeronave e precisam ir junto com as malas maiores. 

Mochila é considerada bagagem de mão?

A mochila é considerada um item pessoal, ou seja, faz parte de bagagem de mão como um todo, mas pode ser levada em conjunto com uma mala nas dimensões corretas. 

É na mochila que devem estar todos os itens pessoais de valor do passageiro.

É possível levar bagagem de mão e mochila?

Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros. 

Algumas companhias aéreas low cost, principalmente na Europa, não permitem a mala de mão e a mochila, somente a mochila. 

Bolsa feminina é considerada bagagem de mão?

Assim como a mochila, a bolsa feminina é um item pessoal e acompanha uma mala de mão. Ela não conta como mala de mão especificamente, mas é um item incluso e disponível para o passageiro. 

Quer fazer um passeio seguro? Conte com o Assistente de Viagem

Agora que você já sabe todas as regras para bagagem de mão, está na hora de começar a planejar a sua viagem. Para fazer isso com maior comodidade e segurança, conte com os pacotes de seguro viagem da Assistente de Viagem

A cotação é online e super rápida e você pode ter um seguro viagem que além da saúde, cubra malas extraviadas, um dos problemas mais recorrentes com passageiros.

 

Não pare a sua experiência por um imprevisto, faça hoje mesmo um seguro viagem. 

E para saber mais informações sobre viagens e roteiros, acompanhe o Blog da Assistente de viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).