Como comprar passagem de avião barata: saiba como economizar na hora de viajar!

Quem gosta de viajar pelo mundo já se perguntou como comprar passagem de avião barata. Essa é a despesa mais cara de todo roteiro, e para alguns destinos ela tende a ficar ainda mais alta. 

Mesmo assim, existem alguns truques que podem ajudar a salvar as finanças da sua viagem. Saber se programar é fundamental e o primeiro passo para aprender como comprar passagem de avião barata.

Não existe milagre, mas sim bastante organização, especialmente em épocas de cotação do dólar alto. Mas você também pode equilibrar as despesas e ter descontos importantes em itens obrigatórios em qualquer viagem, como o seguro viagem. 

Na Assistente de Viagem você encontra os melhores preços para os pacotes de seguro viagem mais completos, de acordo com a sua necessidade. Essa também é uma forma de economizar com imprevistos que sempre saem caros nesses momentos. 

E para te ajudar a montar o seu roteiro, separamos algumas dicas que mostram como comprar passagem de avião barata. Confira!

Como comprar passagem de avião barata?

Há alguns anos, era comum ouvir que saber como comprar passagem de avião barata era saber comprar passagem durante a madrugada, em promoções relâmpagos. 

Hoje em dia, esse não é mais um truque que consiga dar conta do que promete: passagens mais baratas. As companhias aéreas fecham os preços de acordo com a demanda da época e oscilam bem pouco dentro dos períodos estabelecidos. 

Quem gosta de viajar geralmente tem uma lista de locais que quer conhecer, e a primeira dica para economizar na passagem é utilizar essa lista para ter mais de uma opção de viagem. 

Se você que passear nas suas férias e não tem flexibilidade quanto à época para realizar as viagens, você pode pesquisar quais são os locais que estão em baixa temporada. Apostar na baixa temporada é importante tanto para pegar preços de passagens mais em conta, quanto de hospedagem e passeios.

As melhores dicas de como comprar passagem de avião barata

Algumas dicas pontuais de como comprar passagem de avião barata podem ser incorporadas no seu dia a dia, como a inclusão de aplicativos que informam promoção de passagens aéreas. 

Viajar com frequência implica em colocar na rotina muitas pesquisas de roteiros e destinos, além de uma ampla lista de companhias aéreas e lugares para hospedagem. 

Sempre organize o orçamento como um todo, medindo preços que podem ajudar a equilibrar os valores mais altos como de passagens e hospedagem. Aposte em programas de milhagem e de cashback para ter maior conforto financeiro. 

São muitas as possibilidades que os viajantes podem ter não só para conseguir economizar na passagem aérea, como também para se organizar em todas as partes do roteiro. 

Anote então, todas as dicas e informações de como comprar passagem de avião barata:

Pesquise com antecedência

Antecedência é a alma do negócio. Pesquise com muita antecedência principalmente se o seu destino escolhido vai estar em alta temporada. Aqui vale a compra com 120 a 60 dias de antecedência. 

Além de evitar os preços altos, pesquisar com antecedência nessa condição faz com que você garanta a passagem. Quem vai curtir o verão europeu, por exemplo, sempre fica com passagens muito mais caras e com datas escassas. 

Já quem tem o destino mais livre, consegue comprar passagens com preços muito abaixo da média no geral, economizando em níveis impressionantes.

Evite alta temporada ou feriados prolongados

Se existe a possibilidade de evitar a alta temporada ou feriados prolongados, faça isso. Esse é um ponto importante para quem procura saber como comprar passagem de avião barata. 

O preço das passagens é ajustado de acordo com a procura, e essas datas são sempre as mais procuradas. Além disso, é certo encontrar os maiores preços nessas épocas. 

Se a sua viagem é internacional, pesquise os feriados do destino também. Muitas vezes o fluxo no próprio país impacta os preços internacionais de passagens. 

Coloque na sua lista de organização todos os itens obrigatórios, como o seguro viagem internacional, para poder ter um panorama geral dos gatos. 

Configure alertas de preços

Se existisse apenas uma única dica para quem procura saber como comprar passagem de avião barata seria: configure alerta de preços em aplicativos e sites para saber de promoções. 

As companhias aéreas costumam fazer promoções rápidas e limitadas, e quem souber primeiro garante sempre os melhores preços. Por isso, sempre coloque o alerta para os destinos que você ainda quer conhecer. 

Tente flexibilizar as datas

Muitas vezes não é preciso nem flexibilizar muito as datas. Afinal, comparar os valores de 6 a 10 dias de diferença tanto na ida quanto da volta já pode gerar muitos descontos. 

Mas, quanto maior a flexibilidade, mais possibilidades de encontrar bons preços em passagens você terá. 

Confira sempre as variações de preços

Nos aplicativos e sites de compra de passagens aéreas você encontra as variações dos preços das passagens nos últimos dias, semanas e meses e fica fácil projetar quando é a melhor época de compra. 

Por isso, acompanhe com frequência as variações de preço antes de escolher a data da sua viagem. 

Compare os preços

Por fim, quem quer saber como comprar passagem de avião barata precisa aprender a comparar preços em diferentes buscadores. Vá tanto diretamente no site das companhias aéreas, quanto no de agências. 

Compare preços de destinos, de datas, de alta e baixa temporada. Assim, é preciso ter a calculadora sempre por perto e fazer todos os cálculos na hora mesmo. 

Ter bons preços na hora de viajar demanda muita paciência e pesquisa. 

Conte com o Assistente de Viagem para ter um passeio seguro!

Agora que você sabe as melhores dicas de como comprar passagem de avião barata está na hora de planejar a sua próxima viagem, não é mesmo?

Por isso, não perca tempo: coloque no seu cronograma todos os gastos mais importantes como o seguro viagem. Quem gosta de economizar deve sempre ter um pacote de seguro viagem que te dê segurança contra os gastos inesperados. 

E para isso, vá agora mesmo na cotação online de seguro viagem da Assistente de Viagem e contrate o seu. É simples, rápido e seguro. 

Além disso, para saber mais sobre dicas de viagens e roteiros, acompanhe o Blog da Assistente de Viagem!

Roberta Fonseca: Estudou Licenciatura em Computação e Pedagogia, estudou inglês em Nova York, e faz várias viagens à vários países do mundo. Hoje cuida de parte do marketing e vendas da empresa em que é sócia, 3RI Viagens e Turismo (Assistente de Viagem).